Topo

Histórico

Fefito

Sem diversidade de fato, nova MTV esquece do pioneirismo da antiga

Colunista do UOL

24/07/2020 12h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Emissora enfim exibiu sexo entre rapazes, mas questão não seria tabu na MTV Brasil dos áureos tempos
  • "De Férias com o Ex" já teve questionada a representação de participantes negros e gordos
  • Reality show tem mais duas temporadas garantidas para o ano que vem

Depois de censurar por duas vezes e virar até de denúncia no Ministério Público, a MTV enfim exibiu momentos íntimos entre os participantes gays do "De Férias com o Ex".

Mas será que o fato de haver LGBTs no reality é suficiente para refletir sobre diversidade? Única mulher negra da edição, Jéssica Marissol chegou a desabafar nas redes sociais questionando sobre como a edição a retratava. A modelo afirmou sentir-se parte de uma cota.

Ex-participante, Yasmin Alves afirmou que seu peso foi um dos critérios para a escalação, mas sentiu que, talvez por ser plus size para os padrões do programa, ficou de fora das dinâmicas. Não recebeu nenhum ex ou foi chamada para um date.

Mesmo entre os participantes gays, há quem aponte a grande semelhança física entre todos, como se correspondessem ao mesmo padrão.

Em 2001, a antiga MTV Brasil foi pioneira ao mostrar, no "Fica Comigo", beijos entre rapazes e moças. Depois, no "Beija Sapo", tratou com naturalidade o namoro entre LGBTs, sem censurar beijos, como fazia a Globo na época. Provavelmente a emissora, se ainda existisse hoje, não teria as mesma questões ao retratar a intimidade entre gays em um reality show.

O "De Férias com o Ex" é muito divertido. Ninguém nega. E terá mais duas edições no ano que vem. Mas pensar sobre diversidade de fato, além da propaganda, é importante.