Topo

Histórico

Fefito

Retomada das gravações das novelas começa em ritmo lento nesta segunda

Danilo (Chay Suede) está entre os atores que voltarão a gravar "Amor de Mãe" - Reprodução/TV Globo
Danilo (Chay Suede) está entre os atores que voltarão a gravar "Amor de Mãe" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

10/08/2020 07h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Atores voltam aos estúdios nesta segunda-feira (10) para gravações sob novo protocolo de segurança
  • Expectativa é conseguir gravar metade do número de cenas que se rodava em um dia de trabalho
  • Apesar da retomada, novelas só devem voltar ao ar no ano que vem

Está marcada para esta segunda-feira (10) a retomada das gravações das novelas na Globo e na Record. Em ambos os casos, já há uma certeza: será impossível seguir no mesmo ritmo de trabalho de antes da pandemia. Tudo ocorrerá de maneira mais lenta por causa dos novos protocolos de segurança, que envolvem menos pessoas no estúdio e um novo modo de encenar, com o cuidado de não haver contato físico entre os atores.

Se antes um dia de gravações no estúdio chegava a render até 25 cenas por equipe de direção, agora a expectativa é que o número chegue à metade disso - em previsões otimistas. Por causa disso, a previsão de volta ao ar dos folhetins foi movida para 2021.

Tanto "Amor de Mãe" quanto "Salve-se Quem Puder" tiveram suas durações reduzidas. Enquanto a trama de Manuela Dias chegará ao fim com 23 capítulos - metade do previsto -, a de Daniel Ortiz terá mais 43 episódios, 50 a menos que o esperado.

Nos bastidores da Globo, foram criadas divisórias de acrílico em áreas de convivência do elenco e camarins passarão a ser exclusivos. Além disso, maquiagem e figurino já devem ser providenciados de casa. Atores que necessariamente precisarão viajar para voltar ao trabalho ficarão isolados em um hotel, caso de Irandhir Santos, vilão de "Amor de Mãe".

Do elenco da novela das nove, aliás, são esperados nos estúdios nomes como Adriana Esteves e Chay Suede. Por causa dos ajustes, alguns personagens sumirão das histórias. Outros não terão direito a desfecho, uma vez que é preciso priorizar as narrativas dos protagonistas.

Na Record, onde recomeçarão os trabalhos de "Amor Sem Igual", são esperados atores como Thiago Rodrigues, Rafael Sardão, Day Mesquita e Françoise Forton. Todos terão suas temperaturas medidas antes de entrar em ambientes fechados.