Topo

Falta de planejamento desgasta produções da Record

Virgílio (Raymundo de Souza) é assassinado por Karina (Juliana Baroni) em "Ribeirão do Tempo" - Record
Virgílio (Raymundo de Souza) é assassinado por Karina (Juliana Baroni) em "Ribeirão do Tempo" Imagem: Record

Colaboração José Carlos Nery

17/04/2011 00h05

A Record tem investido forte em suas novelas e minisséries, a partir do Recnov, no Rio. Outro detalhe é que as produções têm ficado em segundo lugar no Ibope, atrás apenas da Globo. Dificilmente sai disso.

Nota-se que realmente existe o esforço em avançar e oferecer opções mais interessantes ao telespectador. Mas há também a questão das limitações, que ainda requer mais empenho da direção. O que envolve planejamento, ou a falta dele, como reclama o seu próprio pessoal, é o que mais compromete a boa ordem dos serviços.

Um exemplo é a novela “Ribeirão do Tempo”, que começou em 18 de maio de 2010 e só vai terminar no começo do mês que vem. Quase um ano no ar.

Enquanto na Globo todos sabem exatamente a duração de um produto, quando vai entrar e quando sair do ar, na Record, isso ainda não existe. Os profissionais ficam reféns “do tempo”. Tem hora certa para entrar, mas não tem para sair. No fim, é ruim para todos. Isso precisa mudar.

Em aberto

  • Divulgação/TV Globo

    O ator José Wilker interpreta Umberto Brandão, irmão de Raul (Antônio Fagundes), em "Insensato Coração"

José Wilker, já anunciado na próxima das nove, “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva, poderá fazer nova participação em “Insensato Coração”, como Umberto Brandão.

A possibilidade não está descartada. “Por enquanto, ainda não fechamos nada em torno dessa questão”, informa o autor Ricardo Linhares.

Pelo Tiririca

Sobre o mesmo assunto, a coluna perguntou ao autor Aguinaldo Silva se José Wilker permanecia firme e forte nos planos para o elenco de “Fina Estampa”.

Com o humor que lhe é característico, mas também com um pezinho atrás, Aguinaldo respondeu: “Meu caro, do jeito que andam as coisas, eu não me admiro nada se tiver que substituir o Wilker pelo Tiririca”.

A propósito

Embora nenhum dos dois autores, Gilberto Braga e Ricardo Linhares, admita, pode passar pelo desaparecido personagem do José Wilker um dos principais segredos de “Insensato Coração”.

Alguns atores do elenco trabalham com essa possibilidade.

Só alegria

  • Michel Angelo/Record

    Marcos Pitombo, o Lucas, fará par romântico com Simone Spoladore, como Andrea, em "vidas em Jogo"

Em “Vidas em Jogo”, substituta de “Ribeirão do Tempo”, Simone Spoladore, como Andrea, fará par romântico com Marcos Pitombo, o Lucas. Eles moram juntos, mas não são casados.

Spoladore interpreta uma taxista que, num bolão com outros 9 personagens, vai ganhar uma espécie de Mega Sena da virada. O prêmio é de R$ 200 milhões.

Quem explica - 1

Há uma curiosa coincidência nos seriados que a Globo exibe às terças-feiras. "Tapas & Beijos" e "Divã", um na sequência do outro, têm personagens fixos com o mesmo nome: Jurandir.

Incrível, mas é isso mesmo o que acontece.

Quem explica – 2

Na série com Andrea Beltrão e Fernanda Torres, Jurandir é interpretado por Érico Brás, descrito como um tipo malandro, que provoca muitas confusões na vida da ex-mulher, Sueli.

O Jurandir de “O Divã”, vivido por Marcello Airoldi, é um gerente de banco de Mercedes, como sempre, muito bem trabalhado por este ator.

Desembarque

Jhony Sasaki, repórter da IPC, afiliada da Globo no Japão, desembarca neste domingo (17) no Brasil e amanhã (18) participa ao vivo do programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga.

Além de falar sobre o difícil momento daquele país, que tenta se recuperar do terremoto seguido de tsunami, Sasaki pretende gravar uma série de depoimentos com artistas da Globo. No vídeo, mensagens de solidariedade, que serão exibidas pela IPC.

Frustração

Iris Abravanel visitou o SBT na última terça-feira (12) e provocou toda uma expectativa. Mas, pelo menos para algumas pessoas da teledramaturgia, a presença da mulher de Silvio Santos não trouxe novidades. Esperava-se que ela, finalmente, pudesse anunciar a estreia de “Corações Feridos” ou até mesmo o roteiro de uma próxima novela. Mas nada aconteceu. E se aconteceu, ficou limitado a uma minoria.

Começou mal

A VTV, em Santos, agora com o SBT, está deixando de apresentar programas gerados pela cabeça da rede para colocar no lugar ''infocomerciais'' ou produções independentes, como aquele famigerado jogo de descobrir palavras. Uma coisa lamentável.

Venda de espaços. Disseram que iam acabar com isso. Ficou na promessa.

Empenho pessoal

Johnny Saad, número um da Band, nunca esteve tão presente nos maiores negócios da sua emissora como agora.

Tem se colocado à frente de todas as transações mais importantes, como a Indy, a vinda do Miss Universo e agora o acordo fechado com a CCTV, da China. As duas emissoras farão intercâmbio de assuntos jornalísticos.

Bem recebido

O documentário “Brasil 2014”, produzido pela Globo, chamou atenção no MIPDOC,  realizado há poucos dias em Cannes, na França.

Neste trabalho, um painel completo sobre a Copa do Mundo no Brasil, com os preparativos, investimentos e infraestrutura, entre outros detalhes.

Realidade e ficção

Durante o dia de hoje, o estúdio da Rádio Band News FM em São Paulo vai servir de locação para uma gravação da série “FDP”, produzida pela HBO, com roteiro de José Carlos Torero.

A produção gira em torno do cotidiano de um árbitro de futebol, vivido por Eucir de Souza, que participou de filmes como “Meu Mundo em Perigo” e “Salve Geral”.

Na história, ele apita importantes jogos de campeonatos como a Libertadores, mas sofre com os constantes xingamentos. Na Band News será feita uma entrevista com o personagem. 

Bate – Rebate

  • Encerrada a sua participação em “Insensato Coração”, Cristiana Oliveira agora quer emagrecer.
  • Se foi realmente de alguém da novela a ideia de fazer essa atriz engordar, cometeu-se uma grande besteira.
  • Qual seria a diferença de viver a personagem, gorda ou magra, e com tão rápida participação na novela? Uma bobagem.
  • No SBT, alguns setores destacam o esforço de Patrícia Abravanel em querer virar uma boa apresentadora.
  • Verifica-se que ela está completamente empenhada nisso.
  • No “Ritmo Brasil” deste domingo, da Rede TV!,  vai ao ar uma entrevista da apresentadora Faa Morena com Ari Toledo e Silvio Brito, gravada num circo.
  • Maria Melillo, a vencedora do “Big Brother”, caiu na simpatia de diversos setores da Globo. Pode ter vida longa na emissora.
  • O programa “Aconteceu”, da Rede TV!, na próxima quinta-feira (21), vai relembrar o maior acidente nuclear da história, o da usina de Chernobyl. Apresentação de Laerte Vieira.
  • O ator Eduardo Semerjian, André Matarazzo na série “Maysa”, fechou contrato com a Record para o elenco da minissérie “A História do Rei Davi”.
  • Semerjian, na verdade, também vinha conversando com a Globo para participar de um piloto da série “Lili, a ex”.

C´est fini

  • AgNews

    Rafael Cortez é um dos integrantes do humrístico "CQC", da Band

O programa “A Liga”, da Bandeirantes, passa a ter um novo espaço, chamado internamente de “repórter convidado”. Nele, como informa o título, haverá sempre um quinto elemento diferente a cada semana participando dos trabalhos.

A novidade já estará presente na próxima edição, terça-feira (19) que vem, quando a favela de Heliópolis será alvo das equipes do programa. Rafael Cortez, do “CQC”, vai abrir esta série como “convidado” especial.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!