Topo

Emissoras de TV desrespeitam público e anunciantes

Integrantes do programa "Pânico na TV" da RedeTV! (2010) - Wayne Camargo/Divulgação
Integrantes do programa "Pânico na TV" da RedeTV! (2010) Imagem: Wayne Camargo/Divulgação

Colaboração José Carlos Nery

21/04/2011 00h05

As emissoras de televisão, de um modo geral, utilizam determinadas artimanhas para melhorar as suas médias de audiência. Nada mais lógico e natural desde que os direitos de telespectadores e anunciantes sejam respeitados. Na ordem das coisas essa deveria ser a preocupação número um, só que na prática nunca é assim que funciona.

O “Pânico na TV”, por exemplo, há muito tempo adota no seu espelho essa obrigação de descarregar os intervalos e várias ações de merchandising no começo, para depois deixar o programa correr solto, sem interrupções e registrar índices mais interessantes. É um truque, mas que acaba jogando contra os interesses de quem paga a conta.

O “Ídolos”, da Record, pelo menos na edição da última terça-feira (19), também usou um expediente parecido. Espicharam os primeiros blocos e os dois últimos, separados por breaks de mais de três minutos, não foram além de 30 segundos. O último, inclusive, serviu apenas para subir os créditos finais.

Não é por aí. As emissoras, repito, até podem adotar certos mecanismos para conseguir resultados mais expressivos, desde que não faltem com respeito a ninguém.

  • Gilberto Tadday/Folhapress

    A atriz brasileira Sônia Braga (2010)

Sônia provável
Nos corredores do Projac, há quem garanta que a direção da Globo está negociando uma participação especial de Sonia Braga em um dos próximos episódios da série “Tapas e Beijos”.

A atriz, vale lembrar, esteve cotada para integrar o elenco de “Lara com Z”, de Aguinaldo Silva. Na ocasião não houve acordo sobre os valores do contrato.

Nome de peso
A direção do programa “A Liga”, exibido às terças-feiras na Band, informa que a presença do “repórter convidado”, o quinto elemento, só se justificará quando for alguém conhecido do grande público e que realmente venha acrescentar alguma coisa. Será sempre uma participação eventual.

A propósito
No “A Liga”, da última terça-feira (19), foi ao ar matéria da Sophia Reis, “morando” durante dois dias, na favela Heliópolis.

Houve o esforço de dar à reportagem o maior realismo, a ponto dela aparecer o tempo todo, presume-se 48 horas, com a mesma roupa. Complicado.

Edição especial

  • Divulgação/Record

    Shaolin é humorista da Record (2010)

Shaolin, em coma desde janeiro, vítima de acidente de carro em Campina Grande, vai receber uma homenagem no “Tudo é Possível”, da Record.

O programa especial será apresentado no dia 8 de maio, quando o comediante completa 40 anos. O elenco da emissora, músicos e outros artistas também irão participar com depoimentos.

A conferir
Um amigo deste espaço chega a jurar de pés juntos que, entre as novelas “Felicidade” e “História de Amor”, as duas escritas por Manoel Carlos, o canal Viva vai escolher a que irá inaugurar o horário das 13h30.  São opções interessantes.

Não muda
A abertura de “Morde & Assopra” não foi incluída no pacote de possíveis mudanças, de acordo com setores da Globo. Não foram encontradas razões para mexer no trabalho desenvolvido por Hans Donner.

De qualquer forma, sobre o mesmo assunto, o autor Walcyr Carrasco, consultado por e-mail, não respondeu.

Casamento real

A Bandeirantes já definiu o seu esquema de trabalho na cobertura do casamento do príncipe William e de Kate Middleton, dia 29. A emissora vai acompanhar o evento contando com todo o apoio operacional da TV BBC.

Durante o dia haverá entradas ao vivo, registros da movimentação e matérias especiais no “Jornal da Band”.

Fica nessa
O reality “The Phone”, parceria Band e Fremantle, nas duas edições exibidas, marcou três pontos de média. Dados do Ibope na Grande São Paulo apontam o programa em quarto lugar no ranking de audiência.

Curiosamente, um índice que foi até bem aceito devido a forte concorrência no horário, terças-feiras, depois de “A Liga”. Mas dificilmente haverá uma segunda edição.

Vai estudar
Depois de perder dois trabalhos por não ter inglês fluente, Priscila Sol, que esteve em “Viver a Vida”, na Globo, como a personagem Paixão, sentiu a necessidade de deixar todo resto de lado e investir um pouco mais nos estudos.

No segundo semestre, fará cursos em Nova York, nos EUA.

Ação beneficente
Paloma Bernardi substituiu Eriberto Leão em nova campanha sobre o câncer de mama da “Q! Bazar”.  A atriz formou dupla na gravação com a também companheira de elenco em “Insensato Coração”, Fernanda Paes Leme .

Tiro ao alvo

  • Lourival Ribeiro/SBT

    Licurgo Spínola (à esq.), Graziella Schimit e Tiago Abravanel (à dir.) em treinamento de tiro para a novela "Amor e Revolução" (2011)

Em “Amor & Revolução”, novela do SBT, Batistelli (Licurgo Spínola) treina jovens guerrilheiros. Entre eles, a personagem protagonista Maria (Graziela Schmitt) e Davi (Tiago Abravanel). A cena será exibida dia 29.  

Bate – Rebate

  • Recebi e agradeço convite do Governo de Minas Gerais para a cerimônia de posse da nova diretoria da Fundação TV Minas Cultural e Educativa.
  • Fôlego novo. Muito bem produzido o “Profissão Repórter” da última terça-feira (19), que abordou o assunto da bebedeira entre os jovens.
  • Mais uma vez a equipe do Caco Barcelos fez um excelente jornalismo de prestação de serviços.
  • A grande alegria da direção da Globo, no setor das novelas, hoje atende pelo nome de “Cordel Encantado”.
  • Escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, a produção alcançou recorde de audiência na terça-feira - 27 pontos de média.
  • “Tapas e Beijos”, com 23 pontos, e “Divã”, com 17, na terça, também registraram seus melhores índices.
  • Um grupo de amigas da Hebe, liderado pela Bya Barros, via Facebook, reclama do programa dela na RedeTV!.
  • Pedem mudanças urgentes. Aqui se disse, muito antes da estreia, que estavam querendo inventar uma nova Hebe Camargo.
  • Na verdade, fizeram isso e acabaram deixando de lado a que sempre deu certo.
  • Depois vem a RedeTV!, da forma mais absurda, enviar comunicado à imprensa dizendo que “o programa da Hebe foi 3º lugar... por 4 minutos”. Gozação.
  • Não tem nada mais ridículo. Melhor não falar nada.
  • Em time que está ganhando não se mexe – isso vale também nas novelas da Globo.
  • Em seu próximo trabalho, o Walther Negrão, recém-saído de “Araguaia”, repetirá a parceria com os colaboradores Jackie Vellego e Renato Modesto.  

C´est fini
Na próxima segunda-feira (25), a partir das 19 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, Orlando Duarte estará lançando o livro “São Paulo – O Grande Vencedor”.

A Band, excepcionalmente nesta quinta-feira (21), vai apresentar o programa “Acredite se Quiser” após o “Polícia 24 Horas”, às 23h15. Vale só para hoje. Depois deve voltar para as noites de sexta-feira.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!