Topo

Coluna

Flávio Ricco


A falta de criatividade nas TVs beira o ridículo

Ex-BBB Anamara no Telegrama Legal do "Domingo Legal" - Reprodução
Ex-BBB Anamara no Telegrama Legal do "Domingo Legal" Imagem: Reprodução

Flavio Ricco*

Colunista do UOL

15/10/2013 00h06

Infeliz o telespectador que busca encontrar alguma coisa diferente no começo da tarde de domingo. Record, Rede TV! e SBT, com o "Telegrama Legal" – que ainda resiste apesar dos tempos de Internet, estavam com "pegadinhas" no ar. Em comum também, eram todas produzidas como sempre e ruins como de costume.

Pois bem, a Record, numa delas, mostrou um "marido" bravo trancado em casa e quando alguém queria que ele abrisse a porta, simulava uma série de disparos com arma de fogo e todos corriam. Há muitos e muitos anos, vale recordar, Silvio Santos foi alvo de críticas por parte do comando da Polícia Militar de São Paulo por fazer uma pegadinha - que já existia naquele tempo - simulando um assalto.

No domingo seguinte, o Comandante da PM foi ao programa, para dizer que ninguém deveria brincar com isso e o apresentador teve de se desculpar, prometendo que aquilo nunca mais se repetiria. Até quando as emissoras vão continuar nessa onda ultrapassada, retrógrada e de tão baixo nível? Esse discurso de que o povo gosta é ridículo. É apenas uma maneira de encobrir a indolência e falta de criatividade que se observa de maneira geral.

Quer mais? - 1

A televisão, ainda no domingo, viveu mais outro dia de contrastes – se é que se pode falar ou entender assim. Enquanto a Globo, no “Fantástico”, exibiu importante reportagem sobre o trabalho de investigação do Ministério Público de São Paulo, que revelou "a estrutura e o dia a dia da maior organização criminosa do país", o SBT, no mesmo horário, foi na contramão de tudo.

Quer mais – 2

  • Reprodução/Instagram

    Grupo Desejos é vítima de pegadinha

O "Programa Silvio Santos" voltou a desenterrar coisas de tremendo mau gosto do seu baú.

A certa altura foi exibida uma pegadinha (???) com o grupo “Desejos”, à época liderado por Márcio Duarte, e seus integrantes “reféns” em uma cadeia, após iniciativa de cantar para detentos – na verdade, atores e figurantes.

De um baixo nível e de um despropósito completos.

Caso de perguntar

Por que as emissoras, de um modo geral – não excluindo nenhuma, não experimentam oferecer algo melhor, ter anunciantes de qualidade e não rifar espaço nos programas para produtinhos sem aprovação da Anvisa para emagrecimento, cálcio isso ou cálcio aquilo e cogumelo daquele outro?

É preguiça isso, má vontade de departamento comercial e visão estreita dos diretores artísticos.

Namoro ou amizade?

  • Reprodução/Instagram

    Marcelo Rezende e namorada?

Parece que a campanha do César Filho para o Marcelo Rezende arrumar namorada deu certo. Ou não?

Virou o jogo -1

Quando aqui se anunciou que o SBT não renovaria com a Warner muitos se surpreenderam, mas isto é o que deve acontecer com todas as emissoras quanto às demais distribuidoras.

É uma tendência. Hoje ficou muito mais interessante comprar um produto ou outro, do que pagar por 400 e tantos filmes, sem usar a maior parte disso. Dinheiro jogado fora.

Virou o jogo – 2

Não bastasse o custo de uma operação como essa, é necessário considerar também que filme, na TV aberta, é espécie em extinção.

Hoje só serve para cobrir buracos da programação. E olhe lá.

  • Atriz brasileira Sônia Braga posa para foto em Nova York

    Sonia braga não foi convidada para participar do "Damas na TV"

Esquecida

O canal Viva está exibindo às quartas, 21 horas, o “Damas da TV”, em homenagem aos 50 anos da telenovela diária no Brasil.

A série ficará no ar até janeiro, sempre com a proposta de trazer depoimento de uma de nossas grandes estrelas.Nessa lista, claro, não poderia faltar uma Sonia Braga. Que não foi convidada, mas adoraria participar.

Coisa mais doida

Na sexta-feira, o SporTV iniciou a transmissão de Palmeiras e Guaratinguetá e foi com o jogo até os 23 minutos do primeiro tempo. Aí interrompeu, porque o jogo - embora realizado em Londrina - não deveria ser exibido em São Paulo, e entrou um VT de Corinthians e Atlético Paranaense.

Foi só isso? Não. No canal em HD do mesmo SporTV, Palmeiras e Guaratinguetá continuou no ar normalmente. Num não podia, mas no outro podia?

Recado no ar

Palavras do Denílson, ontem, no “Jogo Aberto” da Band, hora do almoço: "Se prepara Lucielle (mulher dele) que eu tô chegando. Hoje tem!". Ainda bem que ele teve o cuidado de não explicar o quê. Não tá fácil.

  • Léo Marinho / AgNews

    Bianca Rinaldi assinou contrato com a Globo

Duas coisas

Bianca Rinaldi assinou contrato com a Globo, e agora vai aguardar o início de gravação de sua personagem em “Em Família”, substituta de “Amor à Vida”.

Quem também fechou, para entrar na história de Manoel Carlos, a partir da terceira fase, foi a jovem atriz Louise D’Tuani.

Pode ser

A Record não descarta uma rápida participação de Britto Jr. no especial “A Nova Família Trapo”. E tudo porque o protagonista, Quintino, papel de Rafael Cortez, será um ex-participante de “A Fazenda”.

Nesse caso do Britto, não tem nada certo ainda, tudo não passa de um desejo. Já em se tratando de Raul Gazola, ele sim fará o síndico do prédio onde o Quintino mora.

Bate - Rebate

·  Anota esse nome: Gustavo Marques, de São José do Rio Preto, está há um ano apresentando o “RJ no Ar”, da Record, dividindo a liderança com a Globo.
·  Posso garantir que não há nada acertado, ainda, sobre a participação do Gugu no Teleton...
·  ... Existe o convite sim, mas, por enquanto, não há uma resposta.
·  A Cultura continua com demissões no seu jornalismo. Na sexta-feira foram feitas 5 dispensas...
·  ... E como são tão poucas pessoas, é preciso saber quem vai sobrar para apagar a luz.
·  Murilo Fraga e Fernando Pelégio, depois da feira em Cannes, já reassumiram as suas posições no SBT.
·  Eliana será a convidada do “De Frente com Gabi”, da Marília Gabriela, domingo, para falar especialmente da campanha Teleton...
·  ... Aliás, a Editora Master Books, da Eliana, esteve representada na Feira de Frankfurt, com o livro "Nina", da artista plástica Nina Pandolfo.
·  O Discovery vai exibir uma nova temporada de “Monstros do Rio”...
·  ... Agora, o apresentador, biólogo e pesquisador Jeremy Wade irá investigar casos assustadores na Bolívia e na Colômbia...
·  ... Nesta quinta-feira, a partir das 21h40.

C'est fini

Márcio Rosário, após “Flor do Caribe” na Globo, fez uma participação como lutador no filme “Rio, eu te amo”, com a direção do cineasta mexicano Guillermo Arriaga. Este projeto, o amor pelo Rio, será retratado sob o olhar de seis diretores estrangeiros e cinco brasileiros na franquia de “Cities of Love”, que já teve homenagens a Paris e Nova York.

Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer irão estrelar a primeira parte desse projeto, com uma história de amor entre dois bailarinos.

O jornalista Rodrigo Viana lança hoje o livro "A Bola e o Verbo - O futebol na crônica brasileira".  Às 7 da noite, no Bar do Torcedor, do Museu do Futebol.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco