Topo

Coluna

Flávio Ricco


Ousadia da Record em exibir novela totalmente gravada pode custar caro

Jayme Periard e Junno Andrade nos bastidores da gravação de "Escrava Mãe", na Fazenda Santa Gertrudes, interior de São Paulo - Edu Moraes/Record
Jayme Periard e Junno Andrade nos bastidores da gravação de "Escrava Mãe", na Fazenda Santa Gertrudes, interior de São Paulo Imagem: Edu Moraes/Record

18/09/2015 00h06

Em se tratando de televisão, é sempre muito importante tomar o pulso do público. A audiência manda. Isso é fato. No caso de uma novela, então, com cento e tantos capítulos para exibição, recomenda o bom juízo que ela vá ao ar ainda durante o processo de gravações. Caso alguma coisa saia dos trilhos ou encontre rejeição junto ao público, haverá a possibilidade de contornar o problema. É assim que funciona.

Tudo isso para informar que essa proposta da Record, em pegar uma novela totalmente gravada, “Escrava Mãe”, e botar no ar pode ser visto como algo ousado, mas, também, bastante arriscado. O SBT já se machucou com isso.

O perigo é muito grande. Pode dar certo, mas também pode não dar. É um tiro no escuro, com a perigosa ameaça de jogar por terra o que foi conquistado por “Os Dez Mandamentos”.

E aí não vai ter reza que resolva.

Não houve cuidado

A produtora Casablanca, responsável pela novela “Escrava Mãe”, está cumprindo o que lhe foi determinado: produzir o que o cliente aprovou, gravar e entregar.

Exibição é outra conversa. A Record, no entanto, poderia rever esse tipo de negócio, uma vez que a possibilidade de encontrar problemas pela frente existe.

Grazi escalada

O excelente desempenho em “Verdades Secretas” fez todas as atenções se voltarem para Grazi Massafera e, na briga por ela, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari levaram a melhor.

Grazi está garantida em “Sagrada Família”, título provisório da substituta de “A Regra do Jogo”.


Papel dela

Em “Sagrada Família”, Grazi será uma periguete, ex-garota de programa, que se envolve com um senador da República para alavancar a carreira política do marido.

Atenção: qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas será mera coincidência.

Importante também

A novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari irá oferecer a Vera Holtz, pela primeira vez, a oportunidade de viver uma protagonista. Algo visto dentro da própria Globo, como fora de lá, do maior merecimento.

Crise humanitária

A correspondente Bianca Rothier - GloboNews - GloboNews
Bianca Rothier na fronteira da Hungria com a Sérvia
Imagem: GloboNews

A correspondente Bianca Rothier, da GloboNews, acompanha o confronto entre militares e refugiados - direto da fronteira da Hungria com a Sérvia.

Na quarta-feira, ela chegou a se perder do cinegrafista em meio a uma nuvem de fumaça provocada pelas bombas de gás lacrimogêneo arremessadas contra os imigrantes que revidavam com paus e pedras.

Cinema

Mariana Jorge, mulher do Seu Jorge, vai dirigir uma trilogia sobre Lampião em parceria com o também cineasta Bruno Azevedo.

Paulo Goulart Filho fará o personagem-título. E se pretende também chamar um nome consagrado, daqui ou de fora, para o papel de Benjamim Abrahão, sírio-libanês-brasileiro que trabalhava com o Padre Cícero e também responsável pelas únicas imagens dele que temos até hoje.

Dobradinha

A Bandeirantes, costumeiramente, tem feito Téo José dobrar as suas narrações na quarta-feira, quando existem jogos da Liga dos Campeões e Brasileirão. No passado isso acontecia e agora voltou a acontecer.

Ruim para o Téo, ruim para a Band e ruim para o público. Uma queimação desnecessária. A impressão que passa é de quadro desfalcado. Que além dele, não existe outro.

Também tem essa

Se a Bandeirantes, TV, nos últimos tempos têm enfrentado as mais diversas dificuldades e por vezes brigado na parte debaixo da tabela com Rede TV!, Gazeta e Cultura, no rádio a história é bem diferente.

A Band FM, já de algum tempo, é a líder de audiência em São Paulo. E uma liderança bem confortável.

Está tudo certo

O esperado anúncio do “MasterChef”, no ano que vem, não foi feito no final da edição de terça-feira. Mas já é possível dar essa certeza. O contrato com a Endemol, dona do formato, já foi assinado pela Band.

Novo quadro

Eliana estreia quadro no seu programa do SBT: "Você Tem Um Minuto" - Divulgação - Divulgação
Eliana estreia quadro Você Tem Um Minuto"
Imagem: Divulgação
 
Neste domingo, 20, Eliana passa a apresentar um novo quadro no seu programa do SBT: “Você Tem Um Minuto”. Ela sairá às ruas com uma mala que possui um cronômetro, e as pessoas abordadas terão 1 minuto para cada pergunta, com prêmio de 50 reais. Mas, se errar a resposta, perde tudo.

Bate – Rebate

•       O que se verifica neste começo de “A Regra do Jogo” é um trabalho muito bom do seu elenco. Sem exceções...
•       ... Considerando que o ritmo de gravações nunca obedece a cronologia dos fatos ou dos capítulos, essa constatação se torna ainda mais importante...
•       ... Os seus atores iniciaram o trabalho com perfeito domínio dos seus personagens...
•       ... Méritos a todos eles e aos seus diretores responsáveis.
•       Vamos esclarecer de vez: recentemente contratado, Lauro César Muniz vai escrever a minissérie do compositor Carlos Gomes e depois preparar uma novela...
•       ... Não existe essa história de que irá supervisionar o trabalho de alguém...
•       ... E sobre a novela que irá escrever, como única recomendação recebida do Silvio de Abreu, é que será uma história da atualidade e brasileira. Ponto final.
•       Equipe do “Caldeirão” encerrou ontem os trabalhos do quadro “Desafiados” na Argentina.
•       Na manhã desta sexta-feira, o canal Futura receberá profissionais de audiovisual para debater os novos desafios do mercado televisivo...
•       ... “Novos Modelos de Negócio para o Mercado Audiovisual” contará com a presença de Rodrigo Carvalho, coordenador do Núcleo de Economia Criativa, Empreendedorismo e Inovação da ESPM Rio.
•       A jornalista Fabiana Panachão, ex-Record, foi contratada pela BandNews TV e já começa na segunda-feira, como apresentadora.

C´est fini

A crescente onda de casos de intolerância religiosa no país levou a Globo News a produzir um documentário sobre o tema. “Intolerância” vai ao ar neste sábado, dia 19, às 21h05, com histórias de agressões e fé dos principais envolvidos, como cristãos e praticantes das religiões de origem africana.

Padres, pastores, pais e mães de santo do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador falam de suas convicções e dos caminhos para uma convivência harmônica entre as religiões no Brasil.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco