PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Flávio Ricco


Flávio Ricco

TV analógica não será desligada no prazo estabelecido

Aparelhos de TV que não são DTV precisam de um conversor e uma antena para oferecer sinal digital - Reprodução/dtv.org.br
Aparelhos de TV que não são DTV precisam de um conversor e uma antena para oferecer sinal digital Imagem: Reprodução/dtv.org.br
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

30/09/2015 00h06

Estou apostando, e apostando alto, que o processo de desligamento da TV analógica no Brasil não irá ocorrer dentro dos prazos estabelecidos e dados a conhecer pelo Ministério das Comunicações.

Como tantas outras questões em nosso país, esta é só mais uma em que as autoridades responsáveis, sem uma avaliação mais profunda, acharam e talvez ainda entendam que qualquer definição sobre o assunto pode ser resolvida baixando um simples decreto. Tudo indica o contrário e não por culpa das emissoras, porque da parte delas as providências tomadas já atingiram estágios bem avançados, mas por todos os outros fatores que inevitavelmente se integram ao problema.

Hoje são 60 milhões de domicílios e a maioria deles ainda não está aparelhada para recepção em digital, seja através dos próprios televisores ou de conversores. Num país, com uma crise desse tamanho, como obrigar ou querer convencer alguém a investir nisso agora em vez de qualquer outro produto de primeira necessidade?

Não bastasse, levando a questão com todos os rigores, como privar o povo da sua maior fonte gratuita de lazer que é a televisão? E, por último, será que alguém esqueceu que 2016 será um ano de eleições? Já pensou moradores das regiões do Distrito Federal, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis, todas previstas para terem o sinal analógico cortado no ano que vem, sem acesso ao horário político?

Alguém aposta?

Vai mal

Não bastasse a Record, a direção da Bandeirantes também vem avaliando a possibilidade de não ceder nenhum dos seus contratados para o Teleton. O motivo, dizem, é o mesmo: Danilo Gentili.

Vamos combinar

O Teleton, como o “Criança Esperança”, são programas acima da questão da concorrência ou de picuinhas que possam existir entre as emissoras. Isto se torna algo muito pequeno diante de um propósito tão relevante.

Record, que já se posicionou, e a Bandeirantes, agora, poderiam muito bem reavaliar a questão. Acima de tudo, são campanhas que visam melhorar a vida do próximo.

A apresentadora Mariana Godoy à frente de seu programa na RedeTV! - Divulgação/RedeTV! - Divulgação/RedeTV!
Nesta sexta-feira, a partir das 23h15, em seu programa da Rede TV!, Mariana Godoy vai receber o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B)
Imagem: Divulgação/RedeTV!


Se dando bem

A Rede TV! vem alcançando resultados bem interessantes com a transmissão da Série B do campeonato brasileiro, mesmo se descuidando, na maioria das vezes, de uma melhor qualidade na geração das imagens.

No fim de semana passado, Vitória e Paysandu fechou com 3 pontos, bem acima dos padrões da emissora, e sábado agora teremos Bahia e Vitória.

Primeiro dia

Convém destacar que hoje, 30 de setembro, a GfK irá iniciar oficialmente os seus trabalhos de aferição de audiência na TV do Brasil. A expectativa é bem interessante. Existirá ou não, alguma diferença em relação ao trabalho oferecido pelo Ibope?

Muito próxima

Foi oferecido a Paloma Bernardi o papel de principal vilã de “Josué e A Terra Prometida”, próxima novela bíblica da Record. Internamente, embora ainda falte a assinatura do contrato, a sua contratação já é dada como certa.

Melhorou bem

Xuxa, na segunda-feira, conseguiu cravar 8 pontos no Ibope, a sua segunda melhor marca desde a estreia na Record. Foi o primeiro programa sem sofrer os efeitos de “Verdades Secretas”.

Aí sim

Nesta quarta-feira a Band vai fazer a sua lição de casa direitinho, não expondo ninguém a coisa nenhuma.

Malmö e Real Madrid, pela Liga dos Campeões, à tarde, terá transmissão do Téo José e comentários do Neto. À noite, Copa do Brasil, Palmeiras e Internacional, com Oliveira Andrade e Edmundo.

Negociação

Os sertanejos Jorge & Mateus estão conversando com a direção da Record sobre a possibilidade de um especial na programação de dezembro.

A dupla, hoje, é considerada número 1 no segmento, com agenda de shows invejável e cachê nas alturas – cerca de 500 mil por apresentação. Jorge & Mateus gravam nesta quarta-feira, em São Paulo, um novo DVD.

Fio desencapado

Podemos esperar, para os próximos dias, o anúncio e a concretização de novas vendas de horários da Band para igrejas. Já existem várias delas, de diferentes bandeiras, em estágios bem avançados de negociação.

Nova ordem

“Trem Bom”, do Maurício Gyboski, perdeu lugar na fila das seis da Globo. Poderá até vir a ser produzida, mas em uma outra oportunidade. Diante disso, depois de “Êta Mundo Bom”, possivelmente entrará uma nova novela do Walther Negrão.

Bate – Rebate

•       Homero Salles, nome sempre ligado ao Gugu, vai dirigir o especial de Zezé di Camargo e Luciano no fim de ano da Record. 
•       Globo também começa a fechar a sua programação de dezembro.
•       Liberada pela Rede TV!, Luciana Gimenez grava hoje(quarta) participação no programa “Máquina da Fama”, da Patrícia Abravanel, no SBT...
•       ... Certamente uma gentileza que será retribuída pela Patrícia, muito em breve.
•       Se nada se alterar, as primeiras migrações de rádios AM para o FM devem acontecer até o final deste ano.
•       O IBOPE Media passou a disponibilizar análises da audiência da TV aberta e da TV paga, semanalmente, em seu site.
•       O canal Combate e a Globo já se movimentam nos bastidores para a transmissão do UFC, dia 7 de novembro, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo...
•       ... A luta principal será entre Vitor Belfort e o americano Dan Henderson.
•       Depois de algumas variações em seu horário, o “Jornal Nacional” voltou a ser apresentado a partir das 8 e meia da noite...
•       ... Mas verifica-se a preocupação dos seus editores em investir, não só no noticiário, mas num número maior de reportagens.

C´est fini

Olha só o time escolhido para o núcleo da chamada “Fazenda falida”, em “Êta Mundo Bom”, próxima da Globo na faixa das seis. O casal será formado por Elizabeth Savala e Ary Fontoura; filhos: Camila Queiroz, Débora Nascimento e Rômulo Neto; Sérgio Guizé, filho adotivo; Jandira Martins, cunhada, e Dhu Moraes, empregada.

Linha dura, a personagem da Savala fará de tudo para levantar a fazenda.  

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco