Topo

Coluna

Flávio Ricco


Após "Escrava Mãe", Record passará a produzir apenas novelas bíblicas

08/10/2015 07h01

Assim como o SBT criou uma faixa infantil a partir de “Carrossel”, a Record estabeleceu que o seu horário das 20h30 será destinado às novelas bíblicas. A exceção será apenas com a próxima, “Escrava Mãe”, com estreia em novembro, porque essa estratégia só foi definida após os bons resultados conquistados por “Os Dez Mandamentos”.

Depois das várias tentativas feitas com produções de época ou contemporâneas, a direção está convencida que adaptar histórias inspiradas na Bíblia já é, e para sempre será, a melhor alternativa para disputar a preferência do público com as concorrentes.

Tal decisão não implica na abertura de um segundo horário de novelas. O trabalho da teledramaturgia, mas aí através de empresas terceirizadas, será completado com a realização de séries.

Para 2016 já foram autorizadas mais duas temporadas de “Conselho Tutelar”, a segunda de “Plano Alto” e a estreia de “Sem Volta”, que terá direção de Edgard Miranda.

Plano diferente

Ainda a propósito das suas novelas bíblicas, a direção da Record traçou um plano diferente. Será criada uma ligação direta entre os "Os Dez Mandamentos" e a próxima, “Josué e A Terra Prometida”.

Vivian de Oliveira, autora de "Mandamentos”, vai escrever os vinte primeiros capítulos de “Josué”, como se fosse a primeira fase da novela, que terá em destaque o momento que Moisés recebe a tábua dos Mandamentos até a sua morte.

Ela fará o elo de uma história com a outra. O trabalho da equipe do autor Renato Modesto em “Josué” só se dará a partir do 21º capítulo.

Sabatella em “Velho Chico”

O diretor Luiz Fernando Carvalho, responsável pela próxima novela das 21h da Globo, "Velho Chico", segue trabalhando na montagem do elenco.

Letícia Sabatella, que esteve na série "Amorteamo", por exemplo, irá integrar o elenco da trama, em um dos principais papéis. A atriz esteve na noite desta quarta-feira (7), no Festival do Rio, em um cinema da Lagoa, zona sul da cidade, e comentou sobre sua participação na novela.
 
"Estou super feliz. Já aceitei o convite. Estou lendo a personagem e pelo que sei é uma das protagonistas".

A Globo ainda não está divulgando informações sobre o elenco de "Velho Chico".  Sabatella trabalhou com Luiz Fernando Carvalho em "Hoje É Dia de Maria".

A história de Benedito Ruy Barbosa está prevista para estrear entre fim de março e começo de abril no lugar de “A Regra do Jogo”.

Encontros

Desde a semana passada, as reuniões entre os autores Benedito, Edmara e Bruno Barbosa com o diretor Luiz Fernando Carvalho estão acontecendo com muita frequência.

Ontem foi mais um dia, quando também veio a ser confirmada a participação de Antônio Fagundes. Todos os demais nomes relacionados para o elenco serão procurados a partir de agora.

Como é possível?

No embalo do “MasterChef” e do barulho causado por ele, a Band contratou a chinesinha Jiang para apresentar e servir como repórter de uma prévia do “MasterChef Junior”. Começou na terça-feira, antes da “Liga”.

Tudo muito bom, tudo muito bem, ela é muito simpática, mas tem cabimento uma coisa dessas? Haja edição...

A mesma coisa

O que a Band está fazendo com a Jiang é o mesmo que acontece com a maioria dos ex-BBBs espalhados.

No embalo do sucesso do programa, aqueles com um mínimo de carisma, mas com prazo de validade prestes a vencer, conseguem se segurar um pouco. As exceções atendem pelos nomes de Grazi e Sabrina. E só elas.

Valeu mesmo

O “Repórter Record Investigação”, da última segunda-feira, mostrou que ainda é possível fazer um bom jornalismo.

O programa apresentado pelo experiente Domingos Meirelles revelou como é a rotina de familiares de detentos no Brasil. Destaque para a repórter Heleine Heringer. Pena que o horário da exibição seja ruim. Entrou depois da Xuxa!

Ainda por aí

Nessa linha, o “Conexão Repórter”, do SBT, sofre do mesmo problema. O programa de Roberto Cabrini é exibido aos domingos, depois do "Programa Silvio Santos", meia-noite adentro. É um desperdício.

Próxima parada

Rosi Campos atendeu chamado do diretor Jorge Fernando e também vai integrar o elenco da novela caipira “Êta Mundo Bom”, de Walcyr Carrasco, que estreia em janeiro na Globo.

A Rosi vem de uma participação em “Babilônia”.

Duelo

Marco Rodrigo, Fradique e Dom Peppino - Pedro Curi/Globo - Pedro Curi/Globo
O diretor Marco Rodrigo ensaia o primeiro confronto de Fradique e Dom Peppino, interpretados respectivamente por José Rubens Chachá e Lima Duarte
Imagem: Pedro Curi/Globo

A cena está prevista para ser exibida a partir de hoje, quinta-feira, em “I Love Paraisópolis”.

Muda um pouco

O futebol do Brasil nas eliminatórias vai mudar parte da programação da TV Globo na noite de hoje.

As emissoras com base no horário de Brasília terão uma edição mais curta do “Jornal Nacional”, às 20h, o jogo contra o Chile a partir das 20h30 e a novela “A Regra do Jogo” com o “The Voice” na sequência.

Vem aí 

A jornalista Neila Medeiros - Divulgação - Divulgação
A jornalista Neila Medeiros
Imagem: Divulgação

Neila Medeiros, além do trabalho no SBT, se prepara para estrear um programa na internet, o “Ela Faz e Acontece”, produzido pela Duca Comunicação do jornalista Nélio Júnior.

O objetivo é mostrar a história de sucesso e superação de empreendedoras em todo o país.

Bate – Rebate

• Busca de locações da novela do Benedito Ruy Barbosa começam pelo médio São Francisco.
• João Kleber, da Rede TV!, viaja para Angola na segunda quinzena deste mês, a convite da Banda TV...
• ... Esse canal de TV distribuído por assinatura, exibe com sucesso o “Você na TV”. Vai para ficar cinco dias lá.
• Band não se manifestou ainda se irá ou não ceder alguns dos seus contratados para o Teleton do SBT.
• Danilo Gentili é o convidado da “Praça é Nossa” na noite desta quinta.
• Não tem moleza à vista para a equipe de “I Love Paraisópolis”...
• ... Todo o seu pessoal já foi avisado que o trabalho será normal no feriado da segunda-feira...
• ... Mesmo com uma frente confortável, a justificativa é que a novela está na reta final e serão muitas as cenas de ação.
• Nem poderia ser diferente: Xuxa vai fazer um programa totalmente voltado para as crianças na próxima segunda-feira.
• Agora em novembro Otávio Mesquita irá promover a oitava edição da Sinuca Vip.

C´est fini

O Canal BIS informa que a transmissão ao vivo da primeira apresentação no Rio de Janeiro da banda Foals, programada para esta quinta, está cancelada. O show, bem como o restante da turnê sul americana, foi suspenso pela própria banda, por meio de comunicado oficial, devido a problemas de saúde do vocalista Yannis Philippakis.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco