Topo

"Os Dez Mandamentos" é um sucesso que entra para a história da Record

Moisés (Guilherme Winter) abre o mar vermelho em cena de "Dez Mandamentos" que deve ir ao ar nesta terça-feira (10) - Divulgação/Record
Moisés (Guilherme Winter) abre o mar vermelho em cena de "Dez Mandamentos" que deve ir ao ar nesta terça-feira (10) Imagem: Divulgação/Record

Colunista do UOL

09/11/2015 07h01

Houve um erro da Record em não emendar uma novela religiosa na outra. Isso não tem como esconder, porém, é de se destacar o sucesso de “Os Dez Mandamentos” por tudo que ela vem conquistando, embora ainda não apareça entre as maiores maravilhas desse mundo. Descuidar a ponto de um extintor entrar em cena, em produção de época, foi um pouco demais. Imperdoável e altamente comprometedor.

No entanto, devemos entender que, servindo-se da Bíblia como um conteúdo quase inesgotável, houve a descoberta de um caminho capaz de atender os anseios de uma determinada faixa de público.

A exemplo do que já acontece nos Estados Unidos, a atual novela da Record tem se destacado pelo trabalho como um todo ou naquilo que nos acostumamos chamar de “conjunto da obra”, e não pela presença de um Tony Ramos ou Lima Duarte. Ao contrário, a atuação do elenco se integra aos seus demais valores, assim como foi importante a consolidação da faixa das 20h30, naquele que pode e deve ser considerado o maior acerto de grade da Record nos últimos tempos. A descontinuidade de novelas no horário, repito, é que poderá jogar contra.
 
Considerando tudo
 
Um dos grandes benefícios desse sucesso de “Os Dez Mandamentos” é a mexida que ela deu no mercado. Tirou a Globo da zona de conforto e nos levou a viver um momento de real concorrência.

Isso é bom para a Record, bom para a Globo e bom para todo mundo.
 
Olha a galera
 
Nos interiores da Record, segundo o seu próprio pessoal, há o entendimento que, se quiser, existem meios suficientes para encontrar uma décima primeira praga e dar continuidade em “Os Dez Mandamentos”.

Inclusive, fizeram uma lista enorme com nomes de gente de lá dentro.

 
Tudo pronto - 1
 
A cobertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, já está quase que inteiramente planificada na Globo.

O “quase” só existe e é colocado porque o COI – Comitê Olímpico Internacional – ainda não tem totalmente pronto o calendário das diversas competições.
 
Tudo pronto – 2
 
O mesmo pode-se afirmar com relação à Record, que é a outra emissora oficial detentora dos direitos.

O projeto está montado e, pelo que se informa, será uma transmissão bem agressiva, até por causa das entregas comerciais, com 7 ou 8 horas diárias na programação.
 
Quase pronta
 
A Band também estará presente na Olimpíada do Rio, sublicenciada pela Globo.

Ainda não há um projeto definido, apenas o desejo de cobrir o máximo que for possível e para isso se pretendendo reforçar a sua equipe em setores essenciais.


 
Confraternização
 
Está tudo combinado para a festa do amigo secreto da Record, com a participação de todos os seus artistas no “Hoje em Dia”.

E por todos, entenda-se, o pessoal de sempre e, desta vez, Gugu, Luiz Bacci, Domingos Meirelles e Xuxa, que nunca participaram.
 
Detalhe
 
A gravação da festa do amigo secreto está marcada para 8 de dezembro, no Estúdio K, e vai o dia inteiro.

Agora tem que se lembrar de fazer outra para os funcionários. Ou, pelo menos, dar um peruzinho. Eles também são filhos de Deus.
 
Feijão queimado
 
Não se trata de uma informação oficial, ainda, mas tudo leva a crer, diante do que é possível apurar, que as coisas estão bem esquisitas naquilo que envolve a GfK.

Os números que até agora não são divulgados e a saída do Ricardo Monteiro da direção-geral, por mais que se disfarce, são indicativos muito fortes. E não foi por falta de aviso.

Não é nada diferente, como um filme que já passou, do drama vivido pelo Datanexus, lá atrás.
 
Vai começar  
 
O diretor Luiz Fernando Carvalho inicia nesta semana no Projac, o trabalho de preparação com os atores já confirmados no elenco de “Velho Chico”, substituta de “A Regra do Jogo” na Globo.

Só não se sabe ainda qual o dia escolhido para o Rodrigo Santoro, devido aos seus compromissos com o cinema americano. Mas não deve demorar muito.
 
Complicado isso
 
Em toda essa confusão da Joelma com o Chimbinha, sem se saber ao certo até que ponto acreditar, só devemos ver como inevitável essa divisão.
Em vez de um Calypso só, agora teremos dois. É o que nos espera.
 
Novo quadro
 
O chef Carlos Bertolazzi, apresentador do “Hell’s Kitchen – Cozinha sob Pressão” no SBT, começa a gravar nesta segunda-feira (9) participação em um novo quadro do programa “Eliana”, “Cardápio Surpresa”, com estreia dia 22.

Como proposta, Bertolazzi vai desafiar Eliana a testar seu paladar provando pratos e ingredientes incomuns. Nasceu da curiosidade e do hábito da apresentadora de querer sempre experimentar comidas típicas dos lugares aonde ela vai e iguarias raras.
 
Desligamento


 
Gabriela Durlo, a Eliseba de “Os Dez Mandamentos”, depois de nove anos de Record, deixou a emissora.

Houve até um desejo de renovação, mas ela pretende seguir em busca de novos desafios.
 
Datena de volta
 
Depois de uma semana de descanso, José Luiz Datena reassume o “Brasil Urgente”, da Band, nesta segunda.

Durante o período, ele foi substituído pelo seu filho, Joel Datena, na condução do programa.
 
O mais importante
 
Datena volta, prometendo para, ainda no decorrer desta semana ou talvez até hoje, anunciar importante novidade naquilo que diz respeito a sua candidatura a Prefeitura de São Paulo.

Falando a coluna, ele disse: “Meu compromisso é de cidadão para com o cidadão e eu não vou fazer jogo político com ninguém. A decisão sobre o meu futuro é só minha. Se não houver interesse do partido que eu estou (PP), certamente não faltarão interessados nos 13 pontos que apontaram o Datafolha”.
 
Bate – Rebate

  • O programa “Alta Conexão”, sempre com um interessante passeio no mundo das marcas, vem se consolidando no terceiro lugar em São Paulo...
  • ... No ar, diariamente na Band, depois do “Jornal da Noite”, com apresentação de Sergio Waib e direção de Helio Sileman.
  • O espetáculo “Sexo dos Anjos”, comédia de Flávio de Souza com Kito Junqueira e Eduardo Martini, estreia nesta terça, 10, no Teatro Itália, em São Paulo.
  • A faixa local da TV Jangadeiro, em Fortaleza, 11h às 14 horas, chegou à liderança de audiência...
  • ... Em comemoração a isso, foi oferecido um jantar aos seus funcionários.
  • Hoje tem Rodrigo Faro, devidamente autorizado pela Record, participando do programa da Luciana Gimenez na Rede TV!.
  • Em janeiro, de maneira bem efetiva, começam os trabalhos do novo programa da Ticiana Villa Boas no SBT...
  • ... É um reality de churrascos.
  • O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será o entrevistado do “É Notícia”, da Rede TV!, nesta segunda-feira.   

 
C´est fini
 
Voltando ao começo: é importante destacar também, nessa jornada de sucesso da novela “Os Dez Mandamentos”, toda a ação desenvolvida pelos que tomam conta dos dublês.

Eles são responsáveis por coordenar diversas cenas e cuidar da segurança. Desde o início, a novela não acusou nenhum problema, apesar de reunir centenas de figurantes.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery