Topo

Opinião: Os simples e precisos segredos da eterna "Escolinha"

Flávio Ricco*

18/12/2015 07h01

Não se pode atribuir o sucesso da "Escolinha do Professor Raimundo", tanto em suas apresentações no Viva como na estreia de domingo (13) passado na Globo, unicamente ao saudosismo ou curiosidade das pessoas em verificar o resultado de um programa que fez história com Chico Anysio.

É aceitável entender que houve um pouco disso, mas esses bons resultados devem ser creditados muito mais à certeza das pessoas em reencontrar uma fórmula de humor simples, consagrada para todo o sempre.

A iniciativa de resgatar, com novos participantes, muito daquilo que a televisão fez no passado, além de outros aspectos positivos, em muito boa hora acaba por reaver valores que não se esgotam com o tempo. O caso da "Escolinha" ainda é mais especial, porque ela usa e abusa da simplicidade. É tão divertida para o público como para os que dela participam. Os textos são distribuídos individualmente, como eram no tempo do Chico Anysio, e a fala destinada a um Rolando Lero, por exemplo, acaba sendo surpresa para os outros.

E assim é para os demais personagens, tornando o programa surpreendente e agradável para todos.

De se lamentar
Se existe algo de ruim com a atual "Escolinha" é que ela não vai muito longe.

Os compromissos outros dos seus participantes, especialmente com as novelas, não permitem. São colocados como grande empecilho.

Experiência interessante
É bom ver a Globo dando o mesmo tratamento ao velho e ao novo, remodelando programas que fizeram por merecer entrar na história da televisão brasileira.

Que essa experiência não pare por aí. Que venham outros depois.

Agradecimentos do SS
Um bem-humorado Silvio Santos comandou as gravações do "Jogo das 3 Pistas", quarta-feira, no SBT, entre Mara Maravilha e Ovelha.

Na oportunidade, agradeceu a bela homenagem feita a ele por Leonor Corrêa, em um vídeo do seu aniversário, e as palavras do Fausto Silva colocadas no mesmo trabalho. Ainda não há previsão de quando este quadro irá ao ar.

Candidatas - 1
Nas últimas semanas, o diretor Boninho acelerou o passo no sentido de buscar uma nova parceira para Otaviano Costa na bancada do "Vídeo Show", uma vez que Monica Iozzi ficará no programa somente até o dia 29 de janeiro.

Até agora, foram testadas para a posição, nomes como Heloisa Périssé, Fabiana Karla, Mariana Santos, Júlia Rabello (mulher do Marcos Veras), Letícia Lima e Fernanda Souza.

Candidatas - 2
A escolhida pode sair desta lista, mas, convém lembrar, que outras atrizes ou apresentadoras ainda poderão ser submetidas a teste. O ano ainda não acabou.

Por outro lado, é importante informar, também, que a decisão sobre quem irá para a bancada do "Vídeo Show" não caberá ao Boninho. A última palavra será de Carlos Henrique Schroder – diretor-geral da Rede Globo. 

Visita do Rei
O "Mais Você", da Ana Maria Braga, contará hoje com a presença de Roberto Carlos.

A amizade entre os dois acabou facilitando tudo e quem viu garante que foi um encontro de grande emoção.

No programa, o "rei" também se diverte com a apresentadora e o Louro José, que fez questão de pegar uma rosa e vestiu um terno em homenagem ao cantor.

Vamos organizar - 1
A direção da Record em São Paulo passou a acompanhar mais de perto a grade de programação em todo o país.

Foi observado que algumas das suas emissoras, desobedecendo ordens da geradora, vinham realizando inclusões que não deveriam.

Vamos organizar - 2
Todas as emissoras da Record, como principal exemplo, foram avisadas que não podem mais exibir como e quando quiserem a série "Todo mundo odeia o Chris".

O produto foi transformado no tapa-buraco da vez. A partir de agora, todos terão que seguir o que for determinado pela cabeça de rede, que disponibilizou a série "Eureka" para fins de ajuste de grade.

Sem querer
Na série "Ligações Perigosas" que estreia dia 4 na Globo, Yanna Lavigne viverá Julia, uma criada de Mariana (Marjorie Estiano).

Leal à patroa, ela, inocentemente, irá entregar informações ao don juan Augusto (Selton Mello)”, que facilitam a aproximação dele de Mariana. 

Futebol beneficente
Ontem, às 20h, na Arena Castelão, em Fortaleza, foi realizado um jogo de futebol entre artistas e vários convidados, com renda para as instituições carentes da capital cearense.

É o que foi chamado "Jogo da Amizade", com as presenças de Tiririca, Tirulipa, Wesley Safadão, Falcão, do Futsal, e Hulk, da seleção, entre outros. A TV Diário fez a transmissão.

Jogo do Mito
A transmissão do jogo de despedida do Rogério Ceni, sexta passada, levou o Fox Sports a ocupar o segundo lugar da Pay TV.

Só perdeu da TV Globo, mas ganhou de Record, SBT e companhia vela. No dia seguinte, com a reprise do jogo, foi primeiro lugar entre os canais esportivos.

Isso não pode
Falha em pesquisa dá nisso. Ontem, no “Encontro”, da Fátima Bernardes, apareceu em “gc” que o Toni Garrido está estreando em novelas na "Totalmente Demais". Errado.

Ele já fez “Caminhos do Coração” na Record. Se não pode citar a concorrente, é melhor não falar nada.

Bate – Rebate

• Ticiana Villas Boas vai aparecer em três tempos, no SBT, em 2016...
• ... Logo após a participação na cobertura do carnaval, ela irá estrear a primeira temporada do “BBQ - Brasil (churrasco na brasa)”, dia 13 de fevereiro...
• ... E, na sequência, já haverá a segunda edição do "Bake Off Brasil", já confirmada na emissora.
• Liberado do espetáculo musical "Urinal", que encerrou temporada em São Paulo, Rodrigo Lombardi passa a se dedicar inteiramente à novela "Velho Chico"...
• ... Inclusive com a necessidade de ficar longo período gravando externas em regiões ribeirinhas ao rio São Francisco.
• A Algar Telecom informou a todos os assinantes sobre a retirada dos canais da Fox do cardápio da operadora...
• ... Segundo comunicado distribuído, o reajuste cobrado acabaria por inviabilizar os seus planos.
• Na Globo há o entendimento que "Ligações Perigosas" acabará por se consagrar como um dos maiores trabalhos da emissora em todos os tempos...
• ... A série, além de todos os cuidados de produção, tem uma história densa e tensa.

C'est fini
Existem queixas, e não são poucas, de que o velho problema da disparidade de volume entre as emissoras está de volta.

Uma questão que também envolve as operadoras, porque a variação acontece com intensidade maior entre elas. Um dia ainda iremos chegar a essa tão sonhada padronização.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery