Topo

Coluna

Flávio Ricco


Mudanças bastante precisas impulsionam crescimento de "A Regra do Jogo"

Juliano (Cauã Reymond) e Dante (Marcos Pigossi) em cena de "A Regra do Jogo" - Reprodução/Gshow
Juliano (Cauã Reymond) e Dante (Marcos Pigossi) em cena de "A Regra do Jogo" Imagem: Reprodução/Gshow

Colunista do UOL*

03/01/2016 07h01

Toda e qualquer obra da dramaturgia tem uma linha central e outras secundárias, com funções essenciais, mas sem nunca superar a importância da principal.

É uma prática ou conduta de trabalho de muito tempo, no teatro e cinema, que só veio a ser contrariada, em tempos mais recentes, pela produção de novelas no Brasil.

Nada contra, nem mesmo a favor, apenas a simples constatação que várias novelas acabaram se desviando de um foco central e dando lugar a um auxiliar, por rejeições constatadas na audiência ou nos grupos de discussão realizados.

Como obra aberta, isto é perfeitamente possível e aceitável. Não há porque insistir em algo em não está encontrando boa aceitação por parte do público.

É uma prática que se tornou tão frequente que hoje essas mudanças têm acontecidos em praticamente em todas as novelas da Globo.

"A Regra do Jogo", atualmente em cartaz e que ainda nem chegou a sua metade, já passou por algumas dessas situações e a maioria das pessoas nem se tocou. Méritos ao seu autor. Primeiro por saber mexer e depois por saber mexer bem. Não por acaso existiram crescimentos na sua audiência.

Enganações
Não são raros os casos de artistas solo ou bandas que emplacam uma ou duas músicas e depois, simplesmente, desaparecem do mapa.

Aliás, este fenômeno se acentuou demais nos últimos tempos.

Realidade
Imaginava-se que tal efeito poderia também atingir Anitta, após "Show das poderosas". Que ela ficaria somente naquilo e nada mais. A artista, porém, contrariando prognósticos, se tornou uma realidade e conquistou seu espaço no mercado de shows.

E isto seguido de músicas e mais músicas em trilhas de novelas.

Bucha
Anitta, sempre pronta para novos desafios, vai assumir a apresentação do "Música Boa ao Vivo", do canal Multishow, no decorrer deste ano.

Um programa que praticamente não repercute em lugar nenhum. Thiaguinho foi um que abandonou esse "barco" para priorizar a agenda de shows. No caso dela, o vento está tão favorável, que é capaz de até isso dar certo.

Leão
Gilberto Barros, fora da televisão, investiu em um canal de internet e por lá ficou, após a sua saída da Rede TV!.

Ele tem sondado a praça para tentar voltar, mas, se acontecer alguma coisa, isso ainda deve demorar alguns meses.

Sequência
O cineasta José Eduardo Belmonte vai produzir a segunda parte do longa-metragem "Alemão".

O primeiro filme contou com as participações de Cauã Reymond, Caio Blat, Milhem Cortaz e Marcelo Melo Júnior e Gabriel Braga Nunes, entre outros, e será exibido em formato de série na Globo, em janeiro.

Curinga
Para uma ala da Globo, Luan Santana não é mais um cantor sertanejo mas, sim, um artista pop, capaz de integrar os mais diferentes estilos de programas da emissora.

Isso certamente pesou na sua escolha para o especial "Show da Virada", em Salvador, berço do axé. 

Talento
"Êta Mundo Bom!", estreia da Globo no dia 18, faixa das 6 da noite, reúne no seu elenco, entre outros grandes nomes, simplesmente Marco Nanini.

O ator volta às novelas depois de 16 anos de ausência, intervalo que foi quase todo dedicado ao Lineu de "A Grande Família". Na trama de "Êta Mundo Bom", Nanini será o melhor amigo de Candinho - Sérgio Guizé.


Perguntar não ofende
Por que tantos casais de famosos tentam esconder o namoro da imprensa?

O curioso é que após conseguirem capas de revista e “viagens”, tornam-se tão acessíveis! Uma coisa bem esquisita.

Por via das dúvidas
"Meu cliente é o capeta" foi um título que a Globo registrou e já tem como propriedade.

Só não foi possível descobrir qual será a sua finalidade. Ou em qual produto ele será utilizado.

Bate - Rebate

·       Se o plano for mantido, a temporada ao vivo de Xuxa, em 2016, na Record, será retomada em 25 de janeiro - aniversário de São Paulo...

·       ... Xuxa vai continuar investindo em externas, rápidas, e muito estúdio, neste ano...

·       ... Mudanças na equipe da apresentadora, poucas, porque não houve muitas baixas durante o processo de terceirização de produções na Record...

·       ... A maioria topou a transição para uma produtora ligada à Casablanca.

·       TV Diário, de Fortaleza, tem analisado algumas possibilidades e conversado com algumas pessoas...

·       ... A direção da emissora tem como grande objetivo conseguir um nome nacional para liderar a sua programação.

·       Alexandre Nero teve o cuidado de antecipar as gravações de algumas cenas de "A Regra do Jogo", para acompanhar o nascimento do seu filho...

·       ... A partir de amanhã, no entanto, voltará a dar expediente normal nos bastidores da novela.

C'est fini

A novela "Cúmplices de um Resgate" é hoje uma das maiores alegrias no SBT. Fora alguns probleminhas de bastidores, comuns em novelas com crianças, no mais tudo corre muito bem.
Tem boa audiência e a sua parte comercial continua registrando resultados muito bons.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco