Topo

É triste constatar a existência de pessoas que inventam a morte de outras

Colunista do UOL*

02/02/2016 07h01

O que leva determinadas pessoas inventar a morte de outras? Como isto pode ser visto? Como fraqueza física, psíquica ou ruindade mesmo?

Até com certa frequência, meios sociais como o Facebook e Twitter passaram a ser usados como canal preferido de indivíduos que devem se divertir com este tipo de atitude. Talvez a psiquiatria explique.

É de chamar atenção como está prática, com consequências que certamente não são dimensionadas, vem se acentuando com o tempo.

Nos últimos dias, alguém, vai saber quem, mas um completo idiota com certeza, resolveu postar o falecimento da Laura Cardoso, atriz, figura doce, que graças a Deus continua muito viva no auge dos seus 88 anos e querendo muito mais. Só mais um caso entre tantos.

É uma invencionice tão repleta de perversidade e detalhes, que familiares e amigos também são atingidos em cheio. Nem poderia ser diferente. Na segunda, foi a vez de Fernanda Montenegro ser "premiada". E assim vamos indo. O horror, como se vê, foi instalado. Como acabar ou conviver com ele é que são elas.

Desatualizada
O programa "Antena Paulista", da Globo, no último domingo, acompanhado de matéria a respeito, convidou seus telespectadores a visitarem o Museu da TAM, em São Carlos.

O convite chegou tarde. O museu, culpando a crise e alegando falta de interesse das autoridades, fechou suas portas na sexta-feira.

Tosco e grosseiro
São bem procedentes as queixas dos telespectadores em relação à inserção de banners durante os programas da Band.

Na exibição da novela "Fatmagül", a festa rola solta. É uma boca aberta anunciando o "Só Risos" ou marcas do "Pânico" e "Brasil Urgente" a todo momento.

Virou moda
A televisão, incluindo os responsáveis por ela, já foi muito mais cuidadosa em evitar sujeira na imagem.

O caso da Band é um, mas existem outros tantos, especialmente na TV fechada, em programas da ESPN e Fox Sports.

Ela merece
Etty Fraser é a convidada do "Persona em Foco", na Cultura, nesta terça, 23h30.

Tendo como entrevistadores Miriam Mehler e Annamaria Dias, Etty Fraser conta passagens dos seus 84 anos de vida e dos 56 de carreira artística. Dos cerca de 90 trabalhos que fez no teatro, cinema e televisão.

Carolina Dieckmann interpreta Lara em "A Regra do Jogo" - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo
Novela à parte - 1
A participação de Carolina Dieckmann em "A Regra do Jogo", desde o começo, acabou se constituindo em algo dos mais confusos.

Ainda na escalação, consultada pela coluna sobre a presença dela, a Globo informou que não foi sequer cogitada.

Novela à parte - 2
Semanas depois, já com a exibição em curso, a entrada da Carolina foi anunciada e realmente se confirmou, até o recente e inexplicável "sumiço" da personagem.

Nos interiores da novela há quem garanta que ela correu sério risco de não voltar. Risco este que já passou. Agora ficou decidido que a Lara vai terminar a novela com o Dante e pronto.

Fala que eu te escuto
Por tudo o que aconteceu com Xuxa depois da contratação, como terceirização, fim do ao vivo e mudanças na equipe, Fábio Porchat colocou um pé atrás na sua conversa com a Record. 

Aconselhado pelos mais próximos, antes de fechar qualquer coisa, ele tem procurado se calçar de todos os lados.

Querendo acertar
Porchat já foi prevenido de tudo, incluindo dificuldades de colocar na prática muito do que é combinado, mas ainda assim está falando mais forte o seu desejo de apresentar um talk show.

Se tudo der certo, e parece que vai dar, a estreia será no segundo semestre.

Nova novela
O SBT vai estrear "Meu Coração é Teu", exibida recentemente pela Televisa, na sua terceira faixa de novelas vespertina.

Por terceira faixa, entenda-se 18 horas, a partir do dia 29.

Esquema diferente
Como não é todo dia que se tem um Rodrigo Santoro no elenco de suas novelas, a direção da Globo promete fazer um barulho diferente durante a promoção de "Velho Chico", substituta de "A Regra do Jogo", que estreia em 14 de março.

O esquema ainda não está fechado, mas a ideia é realizar vários eventos, movimentando o próprio Santoro e o time da produção, antes e durante a semana de estreia.

Bate - Rebate

• O "Balanço Geral", do Reinaldo Gotino, fechou janeiro com 7,7 de média...
• ... É o melhor resultado deste programa da Record desde 2008.
• A Rede TV! tinha pretensões de fazer um trabalho bem amplo na Olimpíada do Rio, mesmo não sendo autorizada a transmitir...
• ... Mas os planos foram revistos e o projeto caiu. A cobertura está mantida, mas será bem mais modesta.
• Falando em Rede TV!, os seus funcionários não aceitaram muito bem as mudanças feitas com a empresa que serve refeições...
• ... Acabaram com o café da manhã e as opções do almoço ou jantar foram bem reduzidas...
• ... Vale lembrar que a Rede TV! funciona num local que não oferece melhores alternativas. É lá ou lá.
• "Laços de Família", do Manoel Carlos, com Vera Fischer e Tony Ramos como protagonistas, vai estrear dia 15, 23h45, no Viva.
• A Record, na noite de sábado, exibiu “O Inferno de São Judas”...
• ... Nada diretamente com o santo, conhecido pelos seus milagres, mas com uma história das mais violentas...

C'est fini
Sandra Pires, Nalbert, Carlão e Fofão são alguns dos nomes confirmados como comentaristas do SporTV para a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Glenda Kozlowski, por sua vez, volta domingo à apresentação do "Esporte Espetacular" na Globo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery