Topo

Coluna

Flávio Ricco

Início do desligamento do sinal analógico deve sofrer novo adiamento

iStock
Sinal digital ainda não chega a todo mundo no Brasil Imagem: iStock
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL

12/02/2016 13h31

Em reunião em Brasília, durante toda a quinta-feira e manhã desta sexta, representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel transferiram para a próxima segunda-feira (15), a decisão de desligar ou não o sinal analógico em Rio Verde, cidade de Goiás escolhida para dar início a esta operação.

Este desligamento, se assim for decidido, acontecerá na própria segunda-feira, mas já se acredita, por todas as dúvidas colocadas durante essas reuniões, que dificilmente ele se efetivará.

Reprodução/Ibope
18% da população de Rio Verde não estão preparados para a transmissão digital Imagem: Reprodução/Ibope
De acordo com o levantamento mais recente feito pelo IBOPE, 18% da população da cidade ainda não estão habilitados para receber a transmissão digital. O mínimo estabelecido pela portaria é de 93% dos moradores.

Uma pesquisa obtida pela coluna e apresentada há pouco ao Gired, dá uma ampla demonstração do problema. O Gired vem a ser o grupo que acompanha a implantação da TV digital no Brasil, que engloba Governo, Anatel, emissoras e empresas de telefonia, já designadas como herdeiras da faixa analógica.

*Colaborou José Carlos Nery

Leia a coluna na íntegra

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!