TV e Famosos

Acredite se quiser: Brasil tem 14 redes de televisão regulamentadas

Divulgação
R. R. Soares: horário nobre na TV aberta Imagem: Divulgação
Arte/UOL
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Colunista do UOL*

22/02/2016 07h01

Todos nós, de forma simplista, mas completamente imprecisa, entendemos ou consideramos como redes de televisão apenas as principais, Band, Globo, Record, Rede TV!, SBT e, com boa vontade, alguma coisinha ou outra a mais que isso.

Algo que, no rigor da lei, é uma conceituação das mais enganosas e das mais distantes da realidade.

Está sentado? Hoje no Brasil existem exatas 14 redes de televisão. Este é o número correto e que por certo nos surpreende, porque a maioria dessas geradoras, com emissoras e repetidoras em todo o país, está nas mãos de religiosos. Ou porque eles alugam daqueles que têm as concessões ou porque são mesmo donos no papel.

É um número impressionante. Poucos se deram tão bem quanto Edir Macedo, que usa a madrugada para a sua igreja, mas no restante do dia faz a Record se comportar como uma TV – quase - normal. Pelo menos até a página 2 é isso. O exemplo contrário ao dele é o do R.R. Soares que faz da sua Rit um templo em horário quase integral.

Não sei se é possível saber se existe algo de podre no reino da Dinamarca, mas com certeza o número de mistérios entre céu e a terra é maior do que imagina a vã filosofia.

Durma com isso

Leitor deste espaço preocupado com essa desproposital ocupação religiosa consultou o Ministério das Comunicações.

A resposta, em letras de forma, foi que não há nada de ilegal: “Não existe qualquer hipótese de restrição à veiculação de conteúdo religioso por parte das entidades outorgadas”.

Vai saber

Frequentadores da Universal, ressabiados, têm procurado descobrir qual a grande bomba que a mídia está reservando para a igreja “por causa do sucesso do filme”.

Alguém, por acaso, viu ou ouvir falar alguma coisa? Será que já não é um pouco de nóia.

Lá como cá

Sabia que o nosso Lauro César Muniz, sob encomenda, estava escrevendo uma novela para a televisão chilena, tendo como parceiro o diretor Vicente Sabatini?

O projeto, no entanto, foi suspenso “devido à crise financeira”.

Chama o síndico!

Esta santa coluna já revelou que o “Power Couple”, da Record, terá como locação uma casa num condomínio de Alphaville. Novas informações: este condomínio é o que leva o número 10 e que tem como síndico, ninguém mais ninguém menos, que o nosso Silvio Luiz. O que é a vida.

Acertou a mão

É preciso reconhecer que um dos acertos da Record foi colocar o Gugu às quartas-feiras. Pode-se até questionar a validade ou não de alguns dos assuntos apresentados. Vai do gosto e da exigência de cada um, mas os resultados são inquestionáveis.

É de se louvar a facilidade que ele tem de segurar o programa. É outro dos poucos que sabem fazer.

Bobagem de sempre

Desde o final do ano passado têm pipocado informações sobre uma possível volta da Ana Maria Braga para a Record.

A Globo nunca soube de nada, a Record também não e a Ana muito menos. Aliás, hoje será a volta dela, ao vivo, no “Mais Você”.

E deve-se considerar mesmo uma grande bobagem a possibilidade de qualquer investida da Record neste sentido, porque o “Hoje em Dia” está funcionando e o “Balanço” chega a aparecer inclusive em primeiro lugar.

Divulgação
O seriado Os Simpsons Imagem: Divulgação


Sinal amarelo – 1

De 29 de fevereiro a 4 de março, o canal Fox preparou uma semana especial de “Os Simpsons”.

Episódios de todas as temporadas serão exibidos na sequência, das 19h às 23h, destacando a presença de convidados especiais.

Sinal amarelo – 2

Serão mais de 70 participações e entre os nomes famosos estão Ringo Star, Aerosmith, Elizabeth Taylor, Red Hot Chilli Peppers, Paul McCartney, U2, Mark Zuckerberg, Ronaldinho, Katy Perry, Justin Bieber e Lady Gaga.

Os convidados, claro, ao melhor estilo Simpsons de ser, como se observa com o nosso Fenômeno. O nome da série é “Sinal Amarelo”.

Gravando

Estevam Avellar/Globo
Leitura do primeiro capitulo de "Haja Coração" com o elenco e o autor, Daniel Ortiz Imagem: Estevam Avellar/Globo

Malvino Salvador, Marcela Valente, Marcelo Médici, Ellen Rocche e Agatha Moreira já começaram as gravações de “Haja Coração”, próxima das 7, em locações na cidade de São Paulo.

Ellen, no caso, fará uma ex-“BBB” que foi eliminada no início, na casa de vidro, e acredita que ainda é famosa.

Hipertensão

O clima continua um tanto quanto sinistro nas gravações da série de comédia “Nem Vem que Não Tem” que será exibida pela Fox.

Segundo relato de atores, na verdade a produção está mais para um drama.

Ninguém aguenta mais os gritos, destemperos e ataques de fúria do diretor André Pellens. Difícil saber como isso chegará ao fim. Se é que chegará. Foi-se o tempo disso, não acha? O espaço está aberto caso queira se manifestar.

Série especial

O “Jornal da Record” começa a exibir, a partir desta  segunda-feira, a série “O Negócio das Arma$”, com cifrão mesmo, para mostrar a força do poder econômico em manter o país armado.

Trabalho do repórter Luiz Carlos Azenha.

Bate – Rebate

•       “Cozinha em Guerra” é o título definitivo do novo programa de Buddy Valastro na Record...
•       ... O programa, em 13 episódios e previsto para estrear na segunda quinzena de junho, envolve uma disputa na qual os participantes terão que criar pratos e desenvolver técnicas culinárias...
•       ... Será exibido semanalmente, às terças-feiras, depois do “Jornal da Record”. As gravações começam no mês que vem...
•       ... Trata-se do segundo programa de Buddy na casa, após “Batalha dos Confeiteiros”.
•       Na coletiva da Record, segunda que vem, será anunciada a exibição de “Escrava Mãe”...
•       ... A novela já está inteirinha gravada e irá abrir o segundo horário da dramaturgia...
•       ... Só que tem um “gato” no meio disso. Como não se pretende diminuir tanto o “Cidade Alerta”, o seu horário de exibição não será às 19h30...
•       ... Marcelo Rezende, com essa mexida, vai perder um pouco de horário, mas não será tanto...
•       ... Isto, no entanto, só será conhecido quando a novela estrear em abril.

C´est fini

O jornalista e escritor Ruy Castro será o convidado do “Roda Viva”, da Cultura, nesta segunda-feira (22), 22 horas, com apresentação do Augusto Nunes.

Será entrevistado por Júlio Maria, repórter de “O Estado de S. Paulo”; Celso Arnaldo Araújo, jornalista e escritor; Luiza Moraes, repórter do “Jornal da Cultura”; Roberto Sion,  maestro, compositor e saxofonista; e Maurício Meireles, da Folha de S. Paulo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais TV e Famosos

Topo