Topo

Coluna

Flávio Ricco


Autores colaboradores de novelas agora serão contratados por obra na Globo

Os colaboradores Thereza Falcão e Alessandro Marson com o autor João Emanuel Carneiro: parte da equipe de "A Regra do Jogo" - Reprodução/Instagram/ale_marson
Os colaboradores Thereza Falcão e Alessandro Marson com o autor João Emanuel Carneiro: parte da equipe de "A Regra do Jogo" Imagem: Reprodução/Instagram/ale_marson

Colunista do UOL*

25/02/2016 07h01

Como toda e qualquer empresa, a TV Globo também tem procurado fazer ajustes em vários dos seus setores para se adequar aos atuais tempos. É uma obrigação de todos.

Entre algumas das medidas tomadas, ficou estabelecido que cada autor titular de novela, daqui em diante, só poderá contar com, no máximo, 3 colaboradores. E nada mais que isso.

Portanto, aquele esquema de 7, 8, 9 ou até 10 roteiristas pendurados num trabalho só, estampado e escancarado na subida dos créditos, virou coisa do passado. Acabou.

Evidente que esse modelo irá aumentar – e muito – o envolvimento e participação do titular. Mas houve a conclusão que, do jeito que estava, não dava mais para continuar, pelo tamanho do custo e pelos exageros cometidos. Foram vários os casos detectados de “sobrinhos” investidos nas funções de colaborador. Aí não dá.

Resumo da ópera: a Globo só irá manter em seus quadros aqueles que verdadeiramente trabalham, no número que ela considera adequado. E ponto.

Nova ordem
A decisão da Globo em regularizar a utilização de auxiliares nas novelas já foi transmitida aos seus autores titulares.

A contratação de todo e qualquer colaborador, a partir de agora, será por obra certa, como já acontece com a maioria dos atores.

Guga Noblat - Reprodução/Facebook/Guga Noblat - Reprodução/Facebook/Guga Noblat
Guga Noblat
Imagem: Reprodução/Facebook/Guga Noblat
Quarto elemento
Guga Noblat, ex-"CQC", vai compor a equipe do novo "A Liga".

Já foi tudo combinado e ajustado. Inclusive ele já tem contrato assinado, para trabalhar ao lado de Maria Paula, Mariana Weickert e Thaíde nas reportagens do programa.

Boas energias

As equipes de "Velho Chico", próxima novela das 21h da Globo, estão trabalhando com frentes no Rio de Janeiro e em regiões do Nordeste.

A poucas semanas da estreia, o ambiente é de muita expectativa nos seus bastidores. "Será uma novela linda", aposta Marcelo Serrado. 

Então é assim
Está estabelecido na Band que a estreia do "Bate Volta" vai acontecer quando o novo "MasterChef" entrar na sua reta final. Isto entre o final de setembro ou começo de outubro.

O propósito é claro de fazer bom uso do fluxo de audiência.

Se alguém não sabe
A ideia do "Bate Volta" é reunir casais inusitados. Um que não tenha nada a ver com o outro, em situações e lugares completamente desconhecidos para um deles.

Apresentação de Mariana Weickert e Erick Jacquin.

Celia Alves, mãe de Dinho, ao lado do ator Ruy Brissac - Divulgação - Divulgação
Celia Alves, mãe de Dinho, ao lado do ator Ruy Brissac
Imagem: Divulgação
Série “Mamonas Assassinas” terá Dinho do teatro na TV
A Record escalou o ator Ruy Brissac para viver Dinho, vocalista da banda “Mamonas Assassinas”, na minissérie em 5 capítulos escrita por Carlos Lombardi, com direção de Leonardo Miranda. Produção em parceria com a Endemol.

Brissac, como se sabe, realiza o mesmo trabalho, mas em um musical sobre a banda, com direção de José Possi Neto.

Tem outra novidade
Toda a série do "Mamonas Assassinas" será produzida e gravada pela Record nos seus estúdios de São Paulo.

O diretor Léo Miranda já está realizando testes para definir o elenco principal.

E por falar...
Em elenco principal, a novela do Walther Negrão, próxima das 6 na Globo, já tem esses nomes escolhidos.

E confirmados: Giovanna Antonelli, Bruno Gagliasso, Francisco Cuoco, Aracy Balabanian, Letícia Spiller, Júlia  Lemmertz, Marcelo Novaes, Dani Suzuki, Henri Castelli, Emílio Orciollo Netto e Jean Pierre Nouer, além do ruivinho João Côrtez.

Recueta
Acima, quando se leu apenas "novela do Walther Negrão" e não foi escrito título nenhum é porque, em relação a ele, ainda existe uma dúvida.

"Arigatô Amore Mio" teve muitos votos contrários. Pelo placar de momento, parece que "Sol Nascente" irá prevalecer.

Por favor, anote
Se tudo correr como se espera, ainda no dia de hoje, mais tardar amanhã, sexta, será assinado o contrato do Fábio Porchat com a Record.

Está tudo certo, conversado e ajustado. Ontem, restava apenas a preparação do documento, só que não pode falar nada para ninguém, por enquanto. É intenção da emissora, como grande novidade, apresentar o Porchat na sua coletiva de segunda-feira.

Fernanda Souza - Thyago Andrade e Graça Paes/ Foto Rio News - Thyago Andrade e Graça Paes/ Foto Rio News
Fernanda Souza
Imagem: Thyago Andrade e Graça Paes/ Foto Rio News
Até pode ser
Fernanda Souza, atualmente em "A Regra do Jogo", entrou firme e forte no páreo para ser a nova apresentadora do "Vídeo Show", ao lado do Otaviano Costa. É um nome que agrada e já tem que ser incluído como um dos favoritos da vez.

Isto se confirmando, a espera por ela poderá se estender até o fim das gravações da novela.

Bate – Rebate

• "Portatil", espetáculo com Gregorio Duvivier, Gustavo Miranda, João Vicente de Castro e Luís Lobianco, estreia dia 5 próximo, no Teatro J. Safra, em São Paulo.
• A Globo, nas chamadas de "Velho Chico", fala em obra de Benedito Ruy Barbosa...
• ... Isto porque a novela está sendo escrita pela Edmara, filha dele...
• ... Só depois submetida ao pai para redação final. Mas é ele ainda que solta e manda prender.
• É o seguinte: o Viva, neste sábado e domingo, 8 e meia da noite vai levar ao ar duas edições ainda inéditas da “Escolinha do Professor Raimundo”.
• "O Samba Mandou Me Chamar", com apresentação de Haroldo Costa, estreia na próxima segunda, 29, 21 horas, no Canal Brasil.
• Renata Alves, do "Hoje em Dia", da Record, é um exemplo a ser seguido. Perdeu seis visíveis quilos nos últimos tempos...
• ... E graças a isto foi convidada para a propaganda de um produto para emagrecimento.

C´est fini

O "Máquina da Fama", comandado por Patrícia Abravanel no SBT, só deverá voltar com atrações inéditas no dia 7 de março.
O programa, mesmo exibindo reprises, tem conservado o segundo lugar nas noites de segunda-feira.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco