Topo

Monotonia total: Nos noticiários da TV, as flores pararam de nascer

Colunista do UOL*

27/02/2016 07h01

Não por culpa de televisão nenhuma, muito menos dos seus competentes profissionais, mas alguém, além deste que vos fala, já observou a monotonia que tomou conta dos nossos principais informativos?

A ladainha é sempre a mesma: crise se agravando, mosquito fazendo vítimas, enchentes, ladrões nos governos e fora deles, sujeira em toda parte, assaltos idem, mortes e um mar de lama, entre outras tragédias.

Difícil não recordar João Saad, dono da Bandeirantes, quando se deparava com festival parecido nas suas emissoras de rádio e televisão, sem nunca deixar de telefonar para o diretor responsável com a mesma pergunta:

- Filho, hoje não nasceu nem uma flor?

O seu João, lamentavelmente, já nos deixou há algum tempo, mas se por acaso aqui ainda estivesse estaria correndo risco de ouvir um não dos mais sonoros.

Fazer o quê? A nós cabe apenas conviver com isso. E se existir um consolo, como diz uma parceira deste espaço, a jornalista e apresentadora Flávia Feola, é bom se conformar e se preparar, porque no segundo semestre vem o horário eleitoral.

Contrato temporário
A Record fará contratações para reforçar a sua equipe da Olimpíada.

Em uma recente reunião, quando se avaliou e se concluiu por esta necessidade, entendeu-se que isto deverá acontecer o mais breve possível. O problema é encontrar, sem ser ex-atletas, nomes disponíveis para serviço temporário. Alguém que se sujeite trabalhar apenas durante a realização dos jogos.

Problema maior
A Record, muito mais que Globo e Band, terá que desdobrar esforços para fazer frente às concorrentes nos Jogos Olímpicos.

A falta de tradição esportiva, em transmissões como esta, conta demais. E ela não tem nenhuma.

Comentaristas da Globo para a Olimpíada do Rio - Daniel Cardoso/Globo - Daniel Cardoso/Globo
Comentaristas da Globo para a Olimpíada do Rio
Imagem: Daniel Cardoso/Globo
Fim de linha
Maurren Maggi se despede das pistas neste domingo no "Esporte Espetacular".

Ela fará o último salto da carreira durante o evento "Super Salto", com narração de Alex Escobar.

Maurren está na lista de comentaristas da Globo para os Jogos Olímpicos.

Festa de aniversário
Glória Coelho, estilista, na terça-feira, entra como convidada na gravação do especial da "Praça", em homenagem aos 80 anos do Carlos Alberto de Nóbrega. O quadro é o da "Nova rica".

Dedé Santana, por motivo de saúde, teve que cancelar a sua participação.

Novos episódios
Depois de um ano e meio, a Bandeirantes retomou as gravações do "Polícia 24 Horas", programa que sempre oferece um retorno de audiência dos mais razoáveis.

No ar, esses novos episódios serão exibidos a partir de abril.

Só faltava essa - 1
Existem denúncias de manipulação de audiência na TV paga.

A reclamação é geral e o IBOPE já tomou uma posição sobre o assunto, alertando a todos da gravidade do caso.

Só faltava essa - 2
Sobre divulgação de números mentirosos uma discussão das mais acaloradas já aconteceu na ABTA – Associação Brasileira da Televisão por Assinatura, tendo como foco central a Super Bowl.

A sua transmissão, vale recordar, aconteceu pela ESPN na TV paga e Esporte Interativo na parabólica.

Rodando
Começaram, no Rio, as filmagens de "Os Saltimbancos Trapalhões 2", com direção de João Daniel Tikhomiroff.

Nova versão do filme produzido em 1981 pela primeira vez. No elenco, Renato Aragão, Alinne Moraes, Letícia Colin, Marcos Frota, Dedé Santana e Roberto Guilherme.

Perdeu barulho
Como experiência, está valendo, mas a iniciativa da Globo em colocar o "Amor & Sexo" aos sábados, fez o programa perder um pouco da repercussão que ele alcançava com exibições no meio da semana.

A edição atual, embora com níveis de audiência bem regulares, não está tão barulhenta como as anteriores.

Zé Maria (Tony Ramos) e Juliano (Cauã Reymond) frente a frente em "A Regra do Jogo" - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Zé Maria (Tony Ramos) e Juliano (Cauã Reymond) frente a frente em "A Regra do Jogo"
Imagem: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Controle de pragas
"A Regra do Jogo" entra em contagem regressiva na Globo. Em cena da próxima quinta-feira, Zé Maria (Tony Ramos) se prepara para fugir com Kiki (Deborah Evelyn) e Aninha (Letícia Braga), mas é “interceptado” por Juliano (Cauã Reymond).

Ao saber que Dante (Marco Pigossi) também está indo para a casa de Kiki, Zé Maria muda de ideia – a pedido de Juliano – e resolve se entregar para a polícia. Quanto ao título da nota, que ninguém resolva ligar para a tal dedetizadora do Zé.

Bate – Rebate

• Fernando Mitre, do jornalismo da Band, voltará a se reunir com os partidos políticos sobre os debates no segundo semestre.
• Diversas leituras podem ser feitas para os programas de televisão, hoje calçados nos vídeos da Internet...
• ... Entre as principais: falta de dinheiro e incompetência de produzir alguma coisa melhor...
• ... Não necessariamente nesta ordem...
• ... Rede TV! e Bandeirantes, durante boa parte das noites de domingos, concorrem diretamente se utilizando deste mesmo tipo de material...
• ... Antes de tudo, uma tremenda besteira, porque o público para isto também é o mesmo. Pequeno, felizmente.
• Não existe espaço disponível na grade para isso, mas no SBT há o entendimento de que o reality do churrasco, num outro dia e horário daria resultados mais interessantes...
• ... O programa, como se sabe, é exibido nas noites de sábado.
• Elias Abrão, em seus primeiros dias como número um do Artístico da Rede TV!, está fazendo uma leitura de tudo, para saber por onde começar o seu trabalho...
• ... Até agora, quase uma semana no posto, ele se preocupou apenas em preparar um relatório de cerca de 40 laudas para o dono Amilcare Dallevo.
• O comentarista esportivo Ricardo Martins está deixando a Fox.

C'est fini
Não há nenhum exagero quando se fala da necessidade de dividir o Bruno Gagliasso em dois.

Escalado para a novela do Walther Negrão, substituta de "Eta Mundo Bom" na faixa das 6, ele também foi reservado por Duca Rachid e Thelma Guedes, na fila das 9 da Globo.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery