Topo

Coluna

Flávio Ricco


Autores da Record pedem seriedade em novo horário de novelas

Só novelas bíblicas da Record tem cronograma fechado - Munir Chatack/TV Record
Só novelas bíblicas da Record tem cronograma fechado Imagem: Munir Chatack/TV Record

Colunista do UOL*

03/03/2016 07h01

Pelo menos na chamada faixa bíblica a Record já se organizou em relação às próximas novelas. Agora em abril está confirmada a estreia da segunda parte de "Os Dez Mandamentos", que será sucedida por "A Terra Prometida", a partir de julho.

Já para 2017, foram anunciadas, nessa sequência, "O Rico e Lázaro", título provisório, escrita por Paula Richard, e "Apocalipse", com adaptação de Vivian de Oliveira e promessa de produção hollywoodiana.

"O Rico e Lázaro" é classificada como a primeira novela sobrenatural da Record, algo na linha de "A Viagem" (Tupi-Globo). Portanto, o alinhamento para adaptações bíblicas parece definido, cuidado que ainda não acontece no que diz respeito ao segundo horário, em vias de lançamento. Por enquanto não existe a menor ideia do que entrará depois de "Escrava Mãe". Nada se cogitou ou se pensou até agora sobre a sua substituta.

Há internamente a torcida de que isso não se transforme em "mais uma aventura" e que na área da teledramaturgia, como um todo, exista um trabalho tão sério como existe com as adaptações bíblicas.

Festas de lançamento

Neste começo de semana, pela ordem, Record e Bandeirantes reuniram seus grandes anunciantes e imprensa para anunciar as suas novidades deste ano.

Propaganda política perde. Em tais ocasiões, mais da metade do anunciado não é cumprido.

Representação

Daniela Busoli, executiva da área de entretenimento, com passagens pelas mais importantes empresas e agora tocando a sua Formata, acaba de assumir a representação da gigante de formatos ITV no Brasil. Aliás, empresa que comprou a Talpa (The Voice).
Tudo fechado, durante a viagem da Daniela à Londres, na semana passada.
 

Gravações no fim

Ticiana conversa com operários em cena do programa "BBQ Brasil – Churrasco na brasa" - Gabriel Gabe/SBT - Gabriel Gabe/SBT
Ticiana conversa com operários em cena do programa "BBQ Brasil – Churrasco na Brasa" que irá ao ar neste sábado (5)
Imagem: Gabriel Gabe/SBT

Sob o comando de Ticiana Villas Boas e participação de Carlos Bertolazzi e Rogério de Betti, o SBT grava nesta quinta-feira a final do "BBQ Brasil – Churrasco na Brasa", produção exibida aos sábados, às 21h30.

A semi foi gravada na casa do cantor Edson, da dupla com Hudson.

Motivo de preocupação

Release recebido, informa que em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e organizações da sociedade civil, o Conselho Nacional de Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes realizam, no próximo dia 9 de março, o "Painel Classificação Indicativa: a ação no STF e os riscos para a proteção de crianças e adolescentes".

Informa ainda que "a atividade acontece em um momento delicado para a infância brasileira" e que, durante a sua realização "será lançada pelas organizações da sociedade civil a 'Campanha 'Programa adulto em horário adulto'".

Interessante

A questão da "classificação indicativa", em várias ocasiões já debatida aqui, por maior boa vontade que exista, sempre será contraditória. No tempo e no espaço. Porque, antes de tudo, passa o entendimento que somos todos irresponsáveis até prova em contrário. Sempre terá que haver alguém para decidir o que podemos ou não podemos ver e em que horário.

Diante de tudo

Considerando como completo o texto do relaese, observa-se que, entre autoridades e representantes da sociedade civil, não é indicada a presença de ninguém ligado à televisão nenhuma ou de algum autor, roteirista, ator, atriz ou quem quer que seja para representar a mais importante parte envolvida.

Fato que, no mínimo, causa estranhamento. E parcialidade. Parece até coisa do tempos dos generais.

Século 21

Qualquer criança, de qualquer idade, hoje tem acesso, pelos meios sociais, a qualquer horário e a qualquer conteúdo, desde educativos a pornográficos.

Pegaram a televisão, o grande empregador da área de comunicação, para bode expiatório. Já existem sérias restrições publicitárias, querem aumentar ainda mais o desemprego.

Interessante isso

O Brasil é o país da canetada e da incoerência. Os meios de comunicação são proibidos de veicular propagandas de bebidas, cigarros e outros que tais.
Só que a fabricação é permitida. E todos sabemos porque é permitida.

SBT em segundo

Saiu ontem o resultado do PNT – Painel Nacional de Audiência - relativo a fevereiro. Deu Globo disparado em primeiro, com 13,5.

Em segundo lugar, nas 24 horas, SBT, com 5,2; Record, 4,9; Band, 1,4 e Rede TV!, 0,5.

Onde se viu isso?

Algumas emissoras não registram baixas audiência por obra do acaso. Até se esforçam por merecer.

Vejam o caso da Band. Data ontem, no "Jogo Aberto", a apresentadora Renata Fan, na ação de merchandising de um colágeno, teve seu rosto coberto por um selo, que anunciava a "Liga dos Campeões".

Poluição de imagem à parte, ela, Renata, ficou no ar falando e aparecendo do pescoço para baixo. Querem o quê?

124ª

A Globo tem a TV Integração como sua afiliada há muitos anos, atendendo quatro regiões de Minas Gerais. Uberaba, hoje e até o final de abril, continuará recebendo o seu sinal pela geradora de Ituiutaba.

Mas para o dia 30 do próximo mês, no entanto, já está confirmado o início de operações da TV Integração – Uberaba, que virá a ser a 124ª afiliada da Rede Globo. 

Bate – Rebate

• O "Hoje em Dia" da Record, na terça, fechou com 8 de média na Grande São Paulo, a sua melhor audiência deste ano...
• ... É um programa que não dá susto. Se mantém com índices bem interessantes e fatura legal.
• Em "Totalmente Demais", após perder para Arthur (Fábio Assunção) uma aposta que envolvia o futuro profissional de Eliza(Marina Ruy Barbosa), Carolina (Juliana Paes) deixará a direção da revista homônima e será substituída por Lorena (Adriana Birolli)...
• ... Carolina passará a ser gerente de uma agência de modelos.
• ... Lorena, a partir daí, surgirá como uma figura mais sofisticada na trama – “toda poderosa”, na definição dos autores...
• ... Em tempo, "Totalmente Demais" chega ao seu centésimo capítulo nesta quinta-feira.  
• A Rede Brasil ampliou a concessão de horário para a Igreja Plenitude...
• ... Agora vai, diariamente, das 10 da noite à uma da tarde do dia seguinte...
• ... O comprador é o Pastor Duque, discípulo do Valdomiro.

C´est fini

"Tráfico de crianças" é o tema do "Repórter Record Investigação", do Domingos Meirelles, nesta quinta-feira, em um trabalho que durou quatro meses.

Os repórteres Heleine Heringer, Ivan Belmudes e Daniel Carvalho vão mostrar como agia uma quadrilha que convenceu mães muito pobres a entregar seus filhos recém-nascidos à uma rede de tráfico internacional.

Pela primeira vez, a responsável pela "venda" de muitos desses bebês, para casais estrangeiros, quebra o silêncio e acusa autoridades brasileiras de participar da rede de adoções ilegais.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco