Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Velho Chico" estreia com previsão de tempo bom na Globo

Colunista do UOL*

13/03/2016 07h01

"Velho Chico", de Benedito Ruy Barbosa, estreia nesta segunda-feira (14) na faixa das 21h da Globo em um cenário dos mais propícios, em se tratando de novelas, com registros de bons índices nos principais mercados do país. "A Regra do Jogo", encerrada sexta-feira, depois do susto no começo, acabou se aprumando e teve uma reação das mais interessantes ao longo do percurso.

E é assim, longe de chuvas e trovoadas, sem a obrigação de apagar incêndio ou "salvar" o horário, que a nova produção das nove, escrita por um dos nossos maiores autores, irá entrar em cartaz, contando com nomes como Rodrigo Santoro, Antônio Fagundes, Camila Pitanga, Chico Diaz, Rodrigo Lombardi, Dira Paes, Domingos Montagner e Christiane Torloni, entre muitos outros.

"Velho Chico", porém, não encontra esse tempo bom por simples obra do acaso. O momento tem tudo a ver com o trabalho desenvolvido pelo diretor Silvio de Abreu à frente da Teledramaturgia, das decisões que foram tomadas no tempo certo e da cuidadosa avaliação de inúmeros outros itens, mesmo a custa de sacrifícios.

Evidente que em meio a um trabalho com tamanha grandiosidade, há os insatisfeitos de plantão. Mas é impossível fazer omelete sem quebrar ovos.

Primeira fase
As gravações da primeira fase de "Velho Chico", segundo sua direção, deverão ser concluídas nestes próximos dias. No total, 24 capítulos.

Sobre informações a respeito de capítulos inteiramente finalizados a Globo prefere não informar.

E vem aí
Enquanto a Globo se prepara para colocar no ar o primeiro capítulo de "Velho Chico", a movimentação já é grande também em relação à próxima atração do horário, "Sagrada Família", sobre corrupção política, escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

A equipe de produção já está montada, o elenco fechado, capítulos escritos, na espera apenas das disponibilidades de vagas nos estúdios. Gravações a partir de maio.

Letícia Tomazella estará em "A Terra Prometida" - Divulgação - Divulgação
Letícia Tomazella estará em "A Terra Prometida"
Imagem: Divulgação
Aposta 
Letícia Tomazella, nome conhecido da publicidade e do teatro e também por uma participação em "Amor à Vida", onde dividiu trabalho com Tatá Werneck, terá em "A Terra Prometida" (Record) um espaço maior para mostrar serviço.

Na substituta de "Os Dez Mandamentos", ela viverá Liora, uma prostituta da cidade de Jericó e melhor amiga de Raabe (Miriam Freeland).

Mobilização
O domingo de manifestações vai provocar uma forte mobilização do jornalismo da Globo.

Em São Paulo por exemplo, vários produtores foram orientados a trocar a redação pelas ruas, para colaborar na cobertura.

O pessoal do "Bom Dia Brasil", que costuma não trabalhar aos domingos, teve a folga cancelada.

Todo cuidado é pouco
Os profissionais da Globo e GloboNews, a propósito das manifestações de hoje, foram orientados a redobrar os cuidados. Com os da Band a situação é a mesma. 

Muitos repórteres e produtores, em coberturas parecidas, têm sofrido agressão física, verbal e constrangimentos, principalmente por parte de bandidos disfarçados de manifestantes.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou quinta-feira que vai encaminhar à Presidência da República e ao Ministério da Justiça manifestação de entidades representantes do setor de comunicação social (ABERT e ANJ) que destaca a crescente onda de violência contra profissionais da imprensa.

Eliana entrevista Lilian Gonçalves - Divulgação - Divulgação
Eliana entrevista Lilian Gonçalves
Imagem: Divulgação
Entrevista
O programa da Eliana, deste domingo, no SBT, destaca uma entrevista exclusiva da apresentadora com a empresária Lilian Gonçalves, que é considerada a Rainha da Noite de São Paulo.

Na conversa, Eliana relembrou histórias que compõem a trajetória de Lilian e conheceu ainda sua coleção de joias, composta por peças de designers renomados, além de peças raras, como algumas que pertenceram à saudosa Hebe Camargo.

Teatro
O espetáculo "4Ever" chega ao Teatro Santo Agostinho, em São Paulo, dia 2 de abril.

No elenco, Marcelo Arnal, atualmente em "Totalmente Demais", Eric Surita, Luccas Papp e Leo Picon.

Estreias da Record
Alguns setores da Record já tratam 4 de abril como data oficial para a estreia de "Dez Mandamentos – Nova Temporada".

"Escrava Mãe", protagonizada por Gabriela Moreyra, também entrará em abril, mas ainda não existe uma data fixada.

Por outro lado, em vez de julho, a próxima novela bíblica, "A Terra Prometida", será apresentada a partir de junho.

Nova safra
As gravações da nova temporada de "A Liga" estão correndo soltas, com trabalhos de Guga Noblat, Mariana Weickert, Thaide e Maria Paula.

Os episódios, sempre às segundas-feiras, entrarão a partir de abril.

Como detalhe o fato que o músico Thaide é o único integra o elenco do programa desde a primeira temporada, em 2010.

Plano Real
Os produtores do filme "3.000 dias no bunker", sobre a história do Plano Real, sondaram José Mayer para viver Fernando Henrique Cardoso no cinema, mas a negociação não avançou.

Agora, estão conversando com Zé Carlos Machado, que possui como trabalhos recentes "Os Dez Mandamentos" e "Além do Tempo", para essa missão.
De certo mesmo, a presença de Emílio Orciollo Neto interpretando o economista Gustavo Franco. A produção terá apoio da Globo Filmes e direção-geral de Rodrigo Bittencourt.

Bate – Rebate

• "Haja Coração", próxima das 19h na Globo, terá um total de 142 capítulos...
• ... A novela estreia no dia 16 de maio, substituindo "Totalmente Demais".
• ... Mariana Ximenes e Cléo Pires, estrelas de "Haja Coração", também gravaram a série "Super Max", que estreia no segundo semestre.
• Marco Pigossi não para depois de "A Regra do Jogo"...
• ... Ao lado de André Mattos, ele vai filmar "O nome da morte", como um assassino de aluguel...
• ... O longa terá locações em Tocantins.
• Gabriella Lustosa gravou um episódio da terceira temporada de "O Negócio" (HBO) vivendo a namorada de Ariel (João Côrtes). Estreia em abril.
• Marcelo Trindade, até outro dia gerente de produção na Record, foi contratado pela Endemol.
• Toda esta atenção da Band com o "MasterChef", reconhecidamente um dos seus principais produtos, provoca uma tremenda ciumeira em outros setores da emissora...
• ... O jornalismo é um deles. "Sem dinheiro não se faz nada", reclama um executivo.

C'est fini
Globo descarta a possibilidade de levar a grande final do "The Voice Kids" para uma casa de eventos.

O encerramento do programa está marcado para o dia 20 de março.

A festa será no seu atual estúdio, mesmo.

E conforme a coluna informou em 7 de janeiro, o programa tem presença confirmada na grade de 2017 da emissora.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco