Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Bíblia" da Record não é a mesma da igreja

O apresentador Geraldo Luís não comandará mais o "Domingo Show" - Reprodução / TV Record
O apresentador Geraldo Luís não comandará mais o "Domingo Show" Imagem: Reprodução / TV Record

*Colunista do UOL

27/04/2016 07h01

De todas as outras, a palavra perdão é, disparado, a que mais aparece nos versículos bíblicos. Desde sempre nos é ensinado que perdoar, mesmo que extremamente difícil para qualquer ser humano, é condição essencial para uma relação saudável com Deus.

Em Mateus, capítulo 18, versículos 21 e 22, "Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?' Jesus respondeu: 'Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete'".

Pois bem, o apresentador Geraldo Luís cometeu o desatino de discordar da direção da Record em um assunto qualquer e reclamar no ar, valendo-lhe por isso o afastamento definitivo do programa "Domingo Show" e a ameaça de ter seu contrato rescindido. Foi colocado de castigo sem ter direito de defesa ou ao menos saber o que pretendem fazer da sua vida daqui em diante.

Mas peraí, a direção da Record não é inteiramente constituída por membros da Universal? Não existem vários bispos, pastores e simpatizantes distribuídos nos seus mais diferentes cargos executivos?

Com toda certeza, constata-se, o que é pregado na igreja não é colocado em prática, caso contrário a Record não seria a "emissora dos encostados" ou dos "não perdoados". Britto Junior antes, Geraldo Luis agora. Quem será o próximo?

Adendo

Importante acrescentar, ao acima colocado, que a Rede Record de Televisão tem como sócio majoritário o bispo Edir Macedo, criador e líder maior da Igreja Universal do Reino de Deus.

Efetivado

Ontem foi o último dia do Luiz Bacci nos programas da manhã da Record.

A partir do próximo domingo, ele será efetivado como apresentador do 'Domingo Show". Ontem, nessas condições gravou com Wesley Safadão, em São Paulo.

Parênteses

Vale deixar bem claro que Luiz Bacci não teve nenhuma interferência no afastamento do Geraldo Luis. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Como contratado da Record, coube ao Bacci apenas o dever de acatar uma ordem superior. A "puxada de tapete", comum em todas as emissoras e em inúmeras situações, neste caso não existiu.

Piloto no ar

O desafio da Record, a partir de agora, é encontrar um novo apresentador para os matinais "Balanço Geral – Manhã" e "São Paulo no Ar".

O testado do dia, nesta quarta-feira, será Tino Junior, do Rio de Janeiro.

Pelo mundo

A Família Schurmann está gravando uma nova série, "Expedição Oriente", que deverá ser concluída entre novembro e dezembro.

O material será mostrado em "pílulas" - episódios curtos, no "Fantástico", e terá uma versão mais ampla, no Nat Geo, canal da Fox, em 2017.

Em Brasília

A novela "Totalmente Demais" tem alcançado ótimos resultados de audiência também na capital federal.

Em março, fechou com média de 36,5 pontos, resultado que não era alcançado desde 2012 com "Cheias de Charme".

Copa América

Abusado na Olimpíada, com 18 canais transmitindo tudo, o SporTV será mais comedido na Copa América de 100 anos, de 3 a 26 de junho, nos Estados Unidos.

Vai com apenas uma equipe de cabine – Luiz Carlos Jr., Maurício Noriega e Roger Flores.

Eurocopa

Também tem o aspecto que a Eurocopa – 10 de junho a 10 de julho, disputada quase que ao mesmo tempo que a Copa América.

Milton Leite, Jáder Rocha, Julio Oliveira, Belletti, Lédio Carmona e Paulo César Vasconcellos são os escalados para esta cobertura na França.

UFC 

A lutadora Claudia Gadelha - Midiática - Midiática
A lutadora Claudia Gadelha
Imagem: Midiática

Agora com exibição no Combate, o reality show do UFC, "The Ultimate Fighter", pela primeira vez, terá uma lutadora brasileira como protagonista.

É a potiguar Cláudia Gadelha, treinadora de uma equipe, assim como a polonesa Joanna Jedrzejczyk, campeã dos pesos-palhas. No final, haverá um pega entre as duas. Transmissões às quartas-feiras, a partir do dia 27.

Dividida

Erick Jacquin, do "MasterChef", terá o seu próprio programa no Fox Life, o reality "O Mundo de Jacquin", com estreia no dia 25 de maio, 7 da noite.

Em um evento, na segunda-feira, o chef adiantou que sua mulher, Rosângela Menezes, terá uma participação bem importante. E agora essa: com aquele corpinho de bailarino, Jacquin quebrou um dedo do pé jogando bola. Entrou numa dividida mais forte. Está no DM.

Vai sobrar o quê?

Após reduzir o horário do "Primeiro Impacto", Silvio Santos determinou novas mudanças no informativo. A partir desta quarta-feira, o jornal não terá mais links e helicóptero, e também deixará de contar com a participação de Patrícia Rocha, a moça do tempo. Resta saber o que vai sobrar.     

Bate – Rebate

• Entre 10 listas de reservas apresentadas pelos autores da TV Globo, o nome do Alexandre Nero aparece em 11...
• ... Ele é hoje, disparado, o ator mais disputado do elenco da casa...
• ... Não por acaso.
• É das mais interessantes a média de audiência que o GloboNews vem registrando...
• ... Mesmo após os picos registrados antes, durante e depois da votação do impeachment na Câmara, observou-se um crescimento dos seus índices em todas as faixas de horário.
• Há um trabalho na teledramaturgia da Globo para atender "Velho Chico" em suas principais necessidades...
• ... Algumas alterações, de acordo com o apurado, já serão observadas em seus capítulos da próxima semana...
• ... Existe o entendimento de que, em alguns momentos, a narrativa está muito lenta.
• Vai levar o título de "# Me Chama de Bruna", a série da Bruna Surfistinha na Fox...
• ... Será exibida em 10 episódios com 40 minutos de duração cada um.

C´est fini

O "Encontro", da Fátima Bernardes, segue no topo da CAT, a Central de Atendimento do Telespectador, da Globo. De acordo com a emissora, além de pedidos de informação, é o programa que mais recebe sugestões e dicas de temas que se transformam em personagens, relatos pessoais e histórias que são usadas no matinal.

Só para se ter uma ideia dessa interação, hoje, mais de 40% do conteúdo do "Encontro" nasce das sugestões dos telespectadores.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco