Topo

Coluna

Flávio Ricco


Esporte da Band corre o risco de sofrer desfalques antes da Olimpíada

Centro Internacional de Transmissão receberá emissoras de todo o mundo no Rio - Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio
Centro Internacional de Transmissão receberá emissoras de todo o mundo no Rio Imagem: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio

Colunista do UOL*

15/06/2016 07h01

A incerteza sobre o amanhã, ampliada pelo suspeito silêncio da direção da casa, que até agora não se preocupou em apresentar qualquer plano para depois dos Jogos Olímpicos, está em vias de provocar possíveis desfalques no departamento de esportes da Band, antes mesmo do início da competição no Rio de Janeiro.

São vários os casos de profissionais, ainda integrados aos seus quadros e devidamente credenciados para esta cobertura, que têm procurado se encaixar em outras emissoras ou pelo menos buscado novas opções de trabalho e de vida. Alguns, por sinal, estão muito próximos disso.

É de se lamentar. Em toda e qualquer situação, também no caso na Olimpíada que vem por aí, o que se espera da Bandeirantes é um trabalho condizente com a sua tradição. Nada que apenas sirva para cumprir tabela ou que seja inferior ao que se viu em tantas outras jornadas.

Pior é que as atuais circunstâncias não nos levam a esperar por nada que ao menos se iguale ao passado, ainda mais agora com o risco de perder alguns, pelo menos três, dos seus valores mais importantes.

Complicador
É preciso também voltar o olhar para as emissoras. Compreender suas dificuldades. O Brasil vivia um momento bem diferente do de agora e a economia era completamente outra quanto houve a decisão de fazer a Olimpíada no Rio de Janeiro.

Natural que hoje, com a situação que país atravessa, algumas emissoras até se arrependam de ter se aventurado nisso ou até superdimensionado as suas coberturas.

Homens trabalhando
De qualquer forma, profissionais de várias emissoras do Brasil e do exterior já passaram a frequentar o Centro Internacional de Transmissão, na Barra da Tijuca.

Todos trabalhando na instalação de equipamentos. São 70 rádios e TVs detentoras dos direitos e o custo da obra chegou a R$ 400 milhões.

Fator de risco
A seleção brasileira de futebol, diante dos últimos resultados ou daquilo que há algum tempo vem deixando de conseguir, também está perdendo a confiança dos meios de comunicação.

A completa ausência do rádio na Copa América já é um pouco disso. O que no passado se trabalhava como retorno assegurado, agora se transformou em investimento de risco.

Bom endereço
Ainda que remota, existe uma pequena chance do SBT voltar a fazer futebol e se aliar a Globo nas transmissões do atual campeonato brasileiro.

Esse foi um dos temas discutidos pelo seu comitê na tarde de ontem. Ainda sem o dono, Silvio Santos, participar diretamente da questão.

Espírito Santo
A repórter Yula Rocha, correspondente do SBT nos Estados Unidos, trabalhava em outra pauta no Colorado, quando teve a informação que Sitora Yusifiy, ex-mulher do atirador de Orlando, Omar Saddiqui Mateen, e hoje casada com um brasileiro, morava muito próximo de onde ela estava.
A entrevista, com repercussão internacional, foi gravada e levada ao ar na própria segunda-feira.

Deborah Secco  - Reprodução/Instagram/dedesecco - Reprodução/Instagram/dedesecco
Última novela de Deborah Secco foi "Boogie Oogie", em 2014
Imagem: Reprodução/Instagram/dedesecco
Volta às novelas
A Globo acaba de fechar Deborah Secco para um dos principais papéis da próxima temporada de “Malhação – Pro Dia Nascer Feliz”, que estreia em 22 de agosto.

É a sua volta às novelas, depois de dar à luz Maria Flor, fruto do relacionamento com o surfista Hugo Moura.

Também será sua primeira vez em uma edição de “Malhação”.

Fechado
A Globo confirma o modelo e ator Felipe Roque, com participações em “A Regra do Jogo” e no filme “S.O.S. Mulheres ao Mar-2”, como protagonista de “Malhação – Pro Dia Nascer Feliz”.

Mas ultimamente ele tem sido mais conhecido como novo namorado de Aline Riscado.

Elenco forte
A nova temporada de “Malhação – Pro dia Nascer Feliz”, também escrita por Emanuel Jacobina, terá a primeira protagonista negra da série.

A escolhida é Aline Dias. Além dela, também já estão confirmadas as participações de Louise Cardoso, Marcos Pasquim e Thiago Fragoso.

Só por aqui
Não haverá gravações de “Sol Nascente”, substituta de “Êta Mundo Bom!” nem no Japão e nem na Itália. E não haverá porque a novela de Walther Negrão não trata de imigração.

As duas culturas são pano de fundo para falar da amizade de mais de 50 anos entre Kazuo Tanaka (Luis Mello) e o casal Gaetano e Geppina De Angelli (Francisco Cuoco e Aracy Balabanian). Será tudo feito por aqui mesmo.

Jornalismo
O “Repórter Record Investigação”, desta quinta-feira, vai abordar o caso do menino Ítalo, de 10 anos, morto pela polícia, após ter roubado um carro, no bairro do Morumbi, em São Paulo.

Um caso dos mais comentados e que ainda está sob investigação.

Guilhermina Guinle é Ilde em "Êta Mundo Bom" - João Cotta/Divulgação/TV Globo - João Cotta/Divulgação/TV Globo
Guilhermina Guinle é Ilde na novela "Êta Mundo Bom"
Imagem: João Cotta/Divulgação/TV Globo
Nova fase
Em “Êta Mundo Bom!”, capítulo desta quarta, começa a nova fase de Ilde, Guilhermina Guinle.

Ela descobre o caso do marido, Araújo (Flávio Tolezani) com Sandra (Flávia Alessandra), mas, sofre um revés, ao ser desmascara pelo enteado, Cláudio (Xande Valois), que sempre maltratou. Após sair de casa, ela acabará trabalhando como dançarina do Táxi Dancing.

Bate – Rebate
• Mas olha só. A morte da Teodora, Grace Gianoukas, em “Haja Coração”, em uma explosão de helicóptero, capítulos 36 e 37, está prevista para a segunda semana de julho...
• ... Mas será uma morte de mentirinha, porque a Teodora voltará à novela por volta do capítulo 100...
• ... O próprio velório, gravado, já deixará no ar que tem coisa aí, uma provocação...
• .. Só o dedo médio da Teodora, única “parte” que conseguiram encontrar nos destroços, será colocado no caixão e enterrado. 
• A Record promove dia 30, em sua sede, em São Paulo, o lançamento de “A Terra Prometida”, com elenco, autores e direção.
• Com o tema Histórias em Todos os Sentidos, vai acontecer, de 26 de agosto a 4 de setembro, a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Pavilhão de Exposições do Anhembi...
• ... Cerca de 480 marcas irão apresentar no evento seus mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes.
• Iuri Saraiva, em cartaz nos cinemas com "O outro lado do paraíso”, vai dirigir, no Rio, o projeto "Paradinha Cerebral" previsto para estrear em julho...
• ... O espetáculo terá como protagonista Cassiano Fernandez, que tem paralisia cerebral.
• Léo Dias volta a trabalhar na Rede TV!, nesta quarta-feira, apresentando uma matéria no “Superpop”, da Luciana Gimenez...
• ... Trata-se, no entanto, apenas de um trabalho especial para o programa...
• ... Isto porque foi acertado também o retorno da sua participação fixa no “TV Fama”.        

C'est fini
O Discovery Turbo e a Moonshot Pictures fecharam acordo para a produção da segunda temporada de “Turbinados”. A próxima edição, ainda sem data de estreia, voltará a mergulhar no universo dos fascinados por carros, apresentando histórias e personagens por trás das máquinas mais bem preparadas, os diversos estilos de customização de carros e motos e os inventores dos veículos mais malucos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco