Topo

A importância das novelas no Brasil é reconhecida lá fora

"Velho Chico", "Os Dez Mandamentos", "Haja Coração" e "Escrava Mãe" são algumas das novelas atualmente no ar no Brasil - Divulgação/Montagem UOL
"Velho Chico", "Os Dez Mandamentos", "Haja Coração" e "Escrava Mãe" são algumas das novelas atualmente no ar no Brasil Imagem: Divulgação/Montagem UOL

Colunista do UOL*

16/06/2016 07h01

O jornal "The New York Times", na sua edição do último domingo (12), destacou a importância das novelas na televisão brasileira, inclusive considerando que, mesmo durante a realização da Olimpíada, o maior evento esportivo do planeta, em nada será alterado no seu ritmo de gravações e exibições.

O reconhecimento que vem de fora apenas atesta o que há muito tempo acompanhamos, com a produção de dramaturgia, cada vez mais, se colocando entre as principais preferências do telespectador brasileiro.

Hoje, todas as grandes redes têm novelas no ar. De inéditas a reprises, são 17 opções diferentes, sendo que 8 delas estão entre as 10 maiores audiências diárias.

Nunca se chegou a um volume tão significativo e com resultados tão satisfatórios, atestando a imprescindibilidade da novela na grade de toda e qualquer emissora com pretensões de melhorar ou conservar seus resultados.

Algo que já estávamos cansados de saber por aqui e que agora também é validado e reconhecido por outros mercados.

É o seguinte
Até amanhã, com toda certeza, Walther Negrão vai deixar o Hospital Albert Einstein inteiro de mais essa. Ele sofreu um AVC e passa bem.

Importante destacar que, nessas duas, quase três semanas de internação, em nenhum momento ele deixou de trabalhar.

Sabe tudo
Apesar dos probleminhas dela, é impossível não reconhecer o bom desempenho de praticamente todo o elenco de “Velho Chico”.

Antônio Fagundes foi o nome do capítulo de terça-feira. Um monstro.

Par da Marisa
Paulo Tiefenthaler, depois de participação nas séries “Suburbia” e “Dupla Identidade”, foi escolhido para ser Rodrigo Furtado, alguém que sofre com o distúrbio do TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo, em “Haja Coração”.

Vai formar par com Francesca, Marisa Orth. Paulo também é conhecido pelo bom trabalho em “Larica Total”, do Canal Brasil. 

Ibope
O esporte ainda tem um peso significativo na audiência da Bandeirantes.

Um exemplo, o futebol de Portugal e Islândia, na Eurocopa, foi sua a maior audiência na terça-feira, com 7 pontos de média e share de 14%, na Grande São Paulo.

A repórter Cleisla Garcia acompanhou equipe de "A Terra Prometida" na África - Edu Moraes/TV Record - Edu Moraes/TV Record
A repórter Cleisla Garcia acompanhou equipe de "A Terra Prometida" na África
Imagem: Edu Moraes/TV Record
Série na África
Uma equipe do “Jornal da Record”, com a repórter Cleisla Garcia, acompanhou o elenco de “A Terra Prometida”, nas gravações realizadas na África.

Os bastidores da novela, com as curiosidades das cidades visitadas, serão mostrados em uma série especial. A data de exibição ainda não foi fixada.

Festa no Ibirapuera
Salvo qualquer alteração na data, a última gravação de “Cúmplices de Um Resgate” vai acontecer no dia 29 de agosto.

E a ideia do SBT é realizá-la fora dos seus estúdios da Anhanguera.

Não é novidade
A experiência realizada no passado com “Carrossel”, apresentando a sua festa de encerramento no Circo Tihany, poderá se repetir.

Inclusive, para este caso de agora, como algo mais grandioso, já existe a ideia de usar o Ginásio do Ibirapuera.

Thomaz Azulay, filho do Simão Azulay, foi buscar uma bota de época para Xuxa - Blad Meneghel/Divulgação - Blad Meneghel/Divulgação
Thomaz Azulay, filho do Simão Azulay, foi buscar uma bota de época para Xuxa calçar no desfile Rio Moda Rio de terça-feira
Imagem: Blad Meneghel/Divulgação
Oscar pornô
Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha, João Vicente de Castro, Rogéria, MC Carol, Smigol, Geisy Arruda, Angela Bismarchi, Monica Moreira Lima, Bianca Jahara e Anderson, do Molejo, foram escolhidos para entregar o Prêmio Sexy Hot, em suas 17 categorias.

Festa marcada para o dia 28, em São Paulo. Apresentação do Leo Jaime e júri com Xico Sá, a ex-BBB Clara Aguilar e Davi Cardoso.

Perfil 
Ainda sobre a participação de Deborah Secco em “Malhação – Pro Dia Nascer Feliz", ela será Tânia, recepcionista da academia Forma.

Forte e trabalhadora, terá atenções sempre voltadas para os dois filhos, e se apaixonar não faz parte dos seus planos. O que vai mudar, depois de conhecer Ricardo, Marcos Pasquim.

Série documentário
Para celebrar a marca de 50 dias para os Jogos Olímpicos, a ESPN exibe, a partir de hoje, um documentário por dia até o início do evento. São cinquenta filmes que vão retratar histórias de grandes atletas que representaram o país em Olimpíadas.

Bate – Rebate
• Foi um choque em toda a Record a morte do jovem repórter de Belém, do Pará, Luciano Rodrigues Pinto...
• ... Ele sempre se destacou por seus trabalhos nos telejornais da rede.
• Wesley Safadão, no começo do ano que vem, fará sua primeira turnê europeia...
• ... Shows acertados para Lisboa, Londres, Zurique e Amsterdã.
• A Festa de São João, no Recife, está sendo usada como “laboratório” por cantores e compositores, para se ter uma noção do que vai funcionar no carnaval.
• Em cartaz com o espetáculo “Meninos e Meninas” no Teatro Gazeta, em São Paulo, o ator João Fernandes estará em “A Terra Prometida”, na Record...
• ... Na Globo, ele participou de novelas como “Caminho das Índias”, “Avenida Brasil” e “Joia Rara”, entre outras...
• ... Agora será Galimedes, chefe de um grupo de meninos de rua.
• Um diretor da Record achou graça sobre o jejum de televisão imposto por Edir Macedo aos seus fiéis...
• ... ”Não vamos exibir compacto de “Escrava Mãe” aos sábados”, ironizou...
• ...”Quem perdeu, perdeu”. 
• Participante do reality “Jogo de Panelas” no “Mais Você”, o artista plástico Anderson Thives, apresenta suas obras pela primeira vez em São Paulo na mostra “Emquadrados” no Shopping Frei Caneca...
• ... A exposição vai até o dia 28.


C'est fini
Devido à transmissão de Brasil x Estados Unidos, pela Liga Mundial de Vôlei masculino, a Globo não apresentará o “Altas Horas”, do Serginho Groisman, neste próximo sábado.

Outra de programação, mas da Cultura, para encerrar: o “Cartão Verde”, a partir de hoje, passa a ser exibido sempre às quintas-feiras.

Então é isso. Mas amanhã tem Mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery