Topo

Coluna

Flávio Ricco


Desligamento do sinal analógico ainda é assunto a ser discutido

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL*

09/09/2016 07h01

O processo de desligamento da TV analógica merece, por parte das autoridades, uma discussão mais ampla, quanto ao seu cronograma e os preparativos em curso para transição ao digital.

Vivesse o país a mesma situação de 2007, ou que imaginava viver na ocasião, nove, dez, 11 ou 12 anos seriam suficientes para a implantação definitiva do novo sistema. Acontece que, de lá para cá, as altas foram acentuadamente menores que as baixas, com a renda per capita sofrendo quedas sequentes, a ponto de chegarmos à marca de 12 milhões de desempregados de agora, o equivalente a população inteira de uma cidade como São Paulo.

Não bastasse, o conversor que em 2007 se decidiu oferecer às pessoas de baixa renda já está ultrapassado, sem condições de receber uma imagem de boa resolução em aparelhos antigos. Uma década, em se tratando de tecnologia, é muito tempo. Embora, a princípio, isso possa escandalizar alguém, hoje é mais vantagem pensar no oferecimento de um televisor compatível que um conversor ultrapassado. Basta procurar um conveniente acordo com uma fábrica interessada. Como se vê, a discussão ainda vai longe e o que se percebe é que ainda não estamos totalmente preparados para isso.

Caixa de entrada

Pessoal que faz figuração em novelas da Globo e Record, no Rio, volta a reclamar das agências contratadas para prestar este serviço. De maus tratos a atrasos de pagamentos têm de tudo um pouco.

Pulo do gato

É preciso deixar claro que não existem queixas diretas dos figurantes contra as emissoras. Há o entendimento que na parte que diz respeito a elas, os direitos são cumpridos. As reclamações são contra os intermediários, agências e agenciadores.

Amanda Klein e Mariana Godoy, da RedeTV! - Divulgação - Divulgação
Amanda Klein e Mariana Godoy, da RedeTV!
Imagem: Divulgação
 Debate

A Rede TV! realizará na noite desta sexta-feira o seu debate com os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro, utilizando-se das mesmas ferramentas virtuais colocadas em prática em São Paulo na última semana. A novidade, em relação aos participantes, será a presença de Marcelo Freixo, que não esteve no encontro da Band.

A mediação será de Amanda Klein e Mariana Godoy.

“Baile” no Canal Brasil

O cantor e compositor Zeca Baleiro vai levar o seu “Baile do Baleiro” – que há 12 anos roda o país com muita música e irreverência – para a tela do Canal Brasil, a partir do dia 12 de outubro, com direção de Wilan Pinsdorf.

Zizi Possi, Guilherme Arantes e Odair José são alguns dos convidados na fita.

Alinne Moraes será a vilã Diana, de Rock Story", novela das sete - Cesar Alves/Globo - Cesar Alves/Globo
Alinne Moraes como Diana
Imagem: Cesar Alves/Globo
Má 

Alinne Moraes será Diana, uma das protagonistas da próxima novela das sete, “Rock Story”. A personagem é casada com Gui (Vladimir Brichta), e é definida como uma mulher manipuladora, acostumada a ter todos a seus pés.

Em estudos

A Globo planeja fazer, a partir de 2017, a transmissão ao vivo para o Brasil da festa do “BR Day”, que atraiu mais de um milhão de pessoas no último domingo.

Este ano o evento já conquistou um espaço importante nos seus canais internacionais. Mas, para viabilizar este desejo, será necessário promover ajustes na grade e turbinar o cardápio de atrações.

Produção andando

A Globo abriu os trabalhos de “Filhos da Pátria”, série escrita por Bruno Mazzeo.

Se tudo correr como se espera, as gravações terão início entre outubro e novembro, com Alexandre Nero como protagonista e direção-geral de Maurício Farias.

Treinamento 

Juliana Sana, do "Esporte Espetacular", com a paratleta Jane Karla - Divulgação - Divulgação
Juliana Sana, do "Esporte Espetacular", com a paratleta Jane Karla
Imagem: Divulgação

Juliana Sana, do “Esporte Espetacular”, passou uma semana na companhia da paratleta Jane Karla, para conhecer melhor a prática do tiro com arco, matéria do quadro “Mulheres Espetaculares” deste domingo.

Jane já foi bicampeã continental de tênis de mesa e acabou trocando de modalidade.

Improcedente 1

Nos últimos dias circularam fortes rumores no SBT sobre uma desistência em produzir “Pollyanna e João Feijão”, que fora anunciada recentemente como substituta de “Carinha de Anjo”.

E isso seguido da informação que “Patinho Feio”, da Televisa, ocuparia o seu lugar.

Improcedente 2
Consultado, o SBT desmentiu os boatos e garantiu que a ordem está mantida. 

Depois de “Cúmplices” entrará “Carinha de Anjo” e, na sequência”, “Pollyanna”.

Data fixada

A Globo fixou para 6 de outubro, uma quinta-feira, a data de estreia da quinta temporada do “The Voice Brasil”.

O formato deste 2016 trará algumas novidades, mas sem mexer nas suas peças principais: Tiago Leifert na apresentação e os jurados Cláudia Leitte, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Michel Teló.

Bate – Rebate

• Mesmo com todo estrago que sempre causa na audiência, a exibição dos desenhos da Disney está e será mantida pelo SBT nas manhãs de domingo...
• ... Este é um assunto que Silvio Santos nem permite que se fale sobre ele...
• ... A Disney, proporções guardadas, hoje está para o SBT como a igreja para Band, Record e Rede TV!.
• José Luiz Villamarim trabalha forte para fechar o quanto antes possível o elenco de “Jogo da Memória”, da Lícia Manzo, próxima das 11 da noite...
• ... Mesmo com vários nomes confirmados, Sophie Charlotte e Andréa Beltrão entre eles, existem ainda vários papéis para serem preenchidos...
• ... O próprio Villamarim tem acompanhado de perto toda essa fase de testes.
• Sérgio Marone andou conversando com o Discovery sobre o projeto que ele pretendia colocar na Record...
• ... A emissora, embora confirme a conversa, informa que ainda “não há planos concretos”.
• Emílio Orciollo Netto está se dividindo entre as gravações de “Sol Nascente” e a temporada do monólogo “Também queria te dizer”, de Martha Medeiros...
• ... Neste sábado ele se apresenta em Piracicaba.
• DJ Alok, considerado um dos melhores do mundo, e o cantor e compositor Marcos Zeeba estão entre as atrações do Vila Mix Festival, marcado para este domingo, no Allianz Parque...
• ... Já na segunda-feira, os dois embarcam para o Budweiser Storm Festival na China.

C'est Fini

A autora Maria Helena Nascimento está com os trabalhos da novela “Rock Story”, próxima das 19h, bem adiantados na Globo.

Ela já entregou cerca de 40 capítulos à produção. As gravações começaram em agosto, em locações em Angra dos Reis, e nos estúdios do Projac.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco