Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo libera elenco, mas atores voltam para homenagear Montagner

Camila Pitanga e todo elenco gravam para homenagear Montagner - Divulgação/Renato Rocha Miranda/TV Globo
Camila Pitanga e todo elenco gravam para homenagear Montagner Imagem: Divulgação/Renato Rocha Miranda/TV Globo

Colunista do UOL*

20/09/2016 07h00

Diante de tudo o que aconteceu, a direção da Globo deixou Camila Pitanga bastante à vontade para decidir se voltaria ou não às gravações de “Velho Chico”. Qualquer que fosse a sua decisão, ela seria entendida.

Camila, porém, disse que vai voltar ao trabalho nesta quarta, até como uma homenagem a Domingos Montagner. A atriz só fez um pedido: não gravar mais na região onde ocorreu a morte do colega. E assim foi feito. No domingo, ao contrário de outros nomes, ela não participou das gravações no nordeste.

A Globo, aliás, deu a mesma opção aos demais atores do elenco, a de não retomar os trabalhos caso eles não tivessem forças para isso. Todos, no entanto, fecharam questão e também voltam para fazer esta merecida homenagem a Montagner.

Como noticiado, o personagem Santo vai permanecer na novela, através de uma estratégia elaborada pela Globo. 

O diretor Luiz Fernando Carvalho irá recorrer a um recurso já explorado, por exemplo, em longas como "Cloverfield – Monstro" e "Distrito 9", que utilizaram câmera subjetiva em suas filmagens.

A imagem gerada por essa configuração de câmera proporciona um ponto de vista pessoal, e dessa maneira o público sente como se participasse do que ocorre na tela. Em resumo, os personagens vão interagir com uma câmera, como se estivessem falando com Santo. O olhar do agricultor será sob o ponto de vista deste equipamento.

*Colaborou José Carlos Nery

Leia a coluna na íntegra

Flávio Ricco