Topo

Coluna

Flávio Ricco


Laura Cardoso, doente, desfalca gravações de Sol Nascente

Em "Sol Nascente", Laura Cardoso interpreta Dona Sinhá, a avó de Cesar (Rafael Cardoso) e vilã da trama - Cesar Alves/TV Globo
Em "Sol Nascente", Laura Cardoso interpreta Dona Sinhá, a avó de Cesar (Rafael Cardoso) e vilã da trama Imagem: Cesar Alves/TV Globo

Colunista do UOL*

24/10/2016 07h00

Laura Cardoso, por causa de uma infecção urinária, foi obrigada a se afastar das gravações de “Sol Nascente”. Passou por um hospital, mas já está se recuperando em casa, sem ainda uma previsão sobre a sua volta às gravações. Talvez mais uma semana.

Para os autores Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer não restou nenhuma alternativa senão reescrever vários blocos de capítulos, porque com o decorrer da novela ela foi levando a personagem Sinhá, uma vilã com tudo que tem direito, a se tornar uma das mais imprescindíveis da trama.

Não por acaso, houve um enorme destaque ao desempenho dela no grupo de discussão da novela, recentemente realizado em São Paulo.

Com 89 anos de vida, Laura Cardoso é um desses casos bem particulares, especialmente a sua impressionante capacidade de se renovar a cada trabalho.  

Antenada 

A apresentadora Eliana foi para a Mipcom, em Cannes, na França - Divulgação - Divulgação
A apresentadora Eliana foi para a Mipcom, em Cannes, na França
Imagem: Divulgação
Indiscutivelmente, e os exemplos são tantos, aqui e lá fora, programa gravado dá a possibilidade de um acabamento muito superior em relação ao “ao vivo”. Não tem como.
É por esta razão que, a apresentadora Eliana decidiu mudar os rumos do seu trabalho nos domingos do SBT, com total aprovação da dia casa
Muito do que viu na Mipcom, em Cannes, no Sul da França, na última semana, será bem avaliado para um aproveitamento no programa na emissora paulista.

Floresta em casa
Xuxa construiu uma floresta na sala da nova casa dela, num condomínio da Barra da Tijuca.
Um local, inclusive, todo preparado para receber os 35 pássaros silvestres que ela tem lá dentro.

Falando nela
Se tudo correr como se espera, nesta semana, Xuxa deve voltar a gravar seu programa nos estúdios do antigo RecNov.
O incêndio recente deixou um cheiro de queimado tão forte, que ninguém aguentava ficar lá dentro.

É uma máquina
Walcyr Carrasco já deixou avisado que vai entregar em dezembro a sinopse definitiva da sua próxima novela das nove, com estreia prevista para outubro do ano que vem.
Considerando que ele foi convidado “outro dia” e trabalha sozinho, é uma velocidade que chama a atenção.  

Núcleo adolescente
A primeira fase de “O Rico e Lázaro”, substituta de “A Terra Prometida” na Record, terá um grupo de adolescentes formado basicamente por atores que trabalharam nas séries “Gaby Estrella” e “Detetives do Prédio Azul”(Gloob).
Casos de Maitê Padilha, Letícia Pedro e Rafael Gevú, entre outros.

Protagonistas
Em “O Rico e Lázaro”, Dudu Azevedo viverá Asher, e Igor Rickli fará Zac. Um deles é o Rico e o outro, Lázaro.
Mas quem é quem só o tempo dirá. Em novembro a novela já irá movimentar uma frente de gravações; a partir de dezembro, serão três.

Profecia

Susana Vieira interpretou a vilã Branca Letícia em " Por Amor"  - Reprodução - Reprodução
Susana Vieira interpretou a vilã Branca Letícia em " Por Amor"
Imagem: Reprodução
Depois da Suzana Vieira, em “Por Amor”, novela da Globo de 1997, dizer que a Hillary, se as coisas continuassem daquele jeito, ia sair candidata e vir a ser a primeira presidente mulher dos Estados Unidos, é algo para se pensar.
E que deve levar nossos pesquisadores investigarem melhor os escritos do nosso Manoel Carlos, um profeta ainda em plena atividade. Vai que tem mais coisa.

Então é assim
Com a volta do pessoal que estava em Cannes, toda a direção da Record irá se reunir nesta segunda-feira e, a partir de agora, tomar necessárias providências com vistas a programação de 2017.
Só que existem problemas.

...E problemas sérios
Na última semana, Geraldo Luís informou ao vice de jornalismo, Douglas Tavolaro, a sua decisão de não aceitar o programa diário.
Tem motivos pessoais e familiares para isso. O problema não é dinheiro. Por melhor que seja a proposta, ele já resolveu que não irá aceitar.

Não bastasse
Também para esta semana, direção da Record e Gugu devem sentar, outra vez, para debater a questão do novo contrato.
A decisão do Geraldo Luís em não fazer o programa de todas as noites pode refletir nessa conversa.

Campo limitado
O que a Bandeirantes tem como confirmado, para movimentar seu departamento de esportes, em 2017, além da Fórmula Indy, é a sequência da “Liga dos Campeões”.
Por outro lado, existe a expectativa de fazer a Copa das Confederações, 17 de junho-2 de julho, da Rússia, que não terá o Brasil, porque não se classificou. Os direitos são da Globo.

Lado da Globo
A Globo possui os direitos da Copa das Confederações, mas, à coluna, informa que ainda não definiu qual será sua estratégia de programação.
O sorteio das chaves será agora em novembro. E mesmo sem o Brasil, há seleções importantes na disputa. Porém, reforça que “a estratégia de exibição ainda será definida”.

Abusos e humilhações

Bruna Marquezine vive Beatriz na série "Nada Será Como Antes" - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Bruna Marquezine vive Beatriz na série "Nada Será Como Antes"
Imagem: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Bruna Marquezine considera o quarto episódio da série “Nada Será como Antes”, que a Globo exibe nesta terça-feira, um dos melhores envolvendo sua participação na trama. É o momento em que a atriz Beatriz resgata a mãe, Odete, Cássia Kis.
Anos após ter deixado a casa da família, onde a mãe trabalha como empregada doméstica, ela retorna para realizar o seu grande sonho, levá-la para morar com ela na capital e finalmente livrá-la dos abusos e maus tratos dos patrões – Sílvia (Clarice Niskier) e Nelson (Eduardo Chagas).

Nem pensar 
Na conversa recente com Silvio Santos por telefone, Jô Soares tentou uma entrevista para esta última temporada do seu programa na Globo.
Mais uma vez, SS recusou, alegando que uma vidente disse que, no dia em que ele der uma entrevista, vai morrer.

Bate – Rebate

• Faleceu na noite deste último sábado, em São Paulo, aos 82 anos, o jornalista Brancatto Junior, que foi diretor da extintas TVs Paulista e Excelsior...
• ... Mais recentemente, e por mais de uma década, Brancatto apresentou o programa “Prazer em Conhecê-lo”, na Rede Vida...
• ... Ele nos deixou após 40 dias da morte de sua mulher, Ângela.
• Luiz Bacci e Xuxa combinaram que, dia desses, ele irá apresentar o programa dela...
• ... Vai fazer num auditório, com ela, Xuxa, no meio da plateia.
• Os números da edição atual do “The Voice Brasil” já superam o da temporada passada...
• ... Considerando os três programas exibidos até aqui, em São Paulo houve um crescimento de 15% na sua audiência ...
• ... E, no Rio, de 13%.
• Se prosperar a conversa com Jô Soares, ele poderá ser a única novidade da programação do SBT em 2017...
• ... No mais, tudo caminha para continuar como está.
• O “santo edite” poderá operar novo milagre no SBT com a novela “Cúmplices de um Resgate” e esticar alguns capítulos a mais na sua duração...
• ... Isto fará com que ela não termine em dezembro e não comprometa a estreia de “Carinha de Anjo” em meio as festas de fim de ano. Está em estudos.

C´est fini

A possibilidade de uma segunda temporada do “Supermax”, ao que tudo indica, deixou de existir.
Ou pelo menos já não se fala sobre isso com o mesmo entusiasmo. A enorme expectativa que se criou no seu lançamento, não se justificou durante a exibição.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco