Topo

Coluna

Flávio Ricco


A sonorização nas novelas do Brasil é um grande sucesso

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL*

11/02/2017 07h01

O cinema no Brasil, desde muito tempo, tem na captação e edição do som um dos grandes problemas, comparado ao que chega de fora.

Por maiores que fossem o desejo ou qualidade dos nossos operadores, a baixa qualidade dos equipamentos, inclusive nas salas de exibição, como fator determinante e impeditivo, sempre jogou contra, tornando quase que interminável a briga com o ambiente.

Verdade é que, tanto em uma ponta como na outra, progressos importantes foram observados nos últimos anos, fazendo com que diminuíssem bem o volume das tantas reclamações.

Um panorama completamente inverso ao das novelas, que têm na sonorização, e não é de hoje, um acabamento dos mais refinados e elogiados, praticado por verdadeiros craques.

O tratamento do som na teledramaturgia praticado por aqui, embora muitas vezes imperceptível para aqueles que assistem, é reconhecido como um dos mais avançados do mundo.

Vale muito prestar mais e melhor atenção nisso.

Jornalismo
Em São Paulo, sede da cabeça de rede, há o reconhecimento que em Porto Alegre a Record tem uma das melhores bases do seu jornalismo.

É dos mais elogiados o desempenho de Rodrigo Falcão à frente do departamento.

Suspense
Entre os autores de novelas contratados da Record, cresceu demais a expectativa de quem será escolhido para escrever a substituta de “Belaventura”.

O eleito terá a garantia de trabalho e de contrato para os próximos tempos. Ao contrário dos preteridos.

Programa da Xuxa terá novidades - Divulgação - Divulgação
Programa da Xuxa terá novidades
Imagem: Divulgação
Uma coisa é uma coisa...
Depois do “Dançando com as Estrelas”, o “Dança dos Famosos” do programa dela, Xuxa poderá comandar outros formatos, de outras produtoras de conteúdo, na Record.

Muitas delas inclusive já entraram em contato disponibilizando material.

... Outra coisa é outra coisa
Tudo, em se tratando de novos projetos no programa da Xuxa, terá que depender da análise e aprovação do orçamento.

A Record deixa claro que não irá cometer loucuras. Não havendo o sinal verde para a compra de novos formatos, voltará o “Xuxa Meneghel” nos moldes do ano passado. Mas isso só em último caso.

Documentário
O Discovery exibe dia 5 de março, um domingo, às 23h10, o documentário “Chimpanzés Guerreiros de Uganda”, “Rise of the Warrior Apes”.

Com duas horas de duração, o programa conta a história do maior grupo de chimpanzés já descoberto, que vive em Uganda, na África.

Correria
O começo de semana foi de muita agitação no jornalismo da Band.

Em função dos últimos acontecimentos, alguns dos seus principais repórteres foram transferidos para Vitória, com o propósito de reforçar a cobertura da capital capixaba.

Cinema
“O Crime da Gávea”, primeiro filme de Marcílio Moraes, estreia dia 9 de março nos cinemas brasileiros, com direção de André Warwar.

No elenco, Simone Spoladore, Celso Taddei, Ricardo Duque, Roberto Birindelli, Aline Fanju e Tessy Calado.

Prazo de validade
As reprises das principais reportagens do Geraldo Luís, às sextas-feiras, na Record, irão prosseguir até o final de março.

Só em abril, na primeira semana, ele será substituído pelo “Legendários”, que irá deixar as noites de sábado.

Luis Ricardo gravou o "Sensacional", da Daniela Albuquerque, na RedeTV! - Divulgação - Divulgação
Luis Ricardo deu entrevista a Daniela Albuquerque para o "Sensacional"
Imagem: Divulgação
Entrevista
Autorizado pelo SBT, Luis Ricardo gravou o “Sensacional”, da Daniela Albuquerque, que a RedeTV! exibe neste domingo. A entrevista aconteceu na casa dele e Silvio Santos foi um dos temas:   

“Só daqui a mil anos vai ter outro [SS]. É um exemplo de profissional, de comunicador, empresário... E isso não é puxação de saco, não”, garante o Luis.

Inevitável
Muito mais que tendência, existe a determinação da direção da Record para acabar de vez com a existência dos PJs, pessoas jurídicas, em todos os seus setores, incluindo o jornalismo.

Isto poderá provocar a saída de alguns e a chegada de outros.

Bate – Rebate
• Basquete: a Band transmite neste sábado, a partir das 13h45, Campo Mourão X Vasco, pelo NBB. Narração de Oliveira Andrade e comentários de Danilo Castro.
• A partir de 8 de março, começa o Curso e Oficina de Dramaturgia no Senac – Unidade Largo Treze. Inscrição no site da entidade.
• Gugu Liberato está trabalhando para voltar ao vivo, na Record, entre os dias 15 ou 22 de março.
• O Multishow está armando uma grade bem interessante, com Tatá Werneck e seu “Lady Night”, segunda; “Música Boa”, da Anitta, terça, e Luan Santana, às quartas...
• ... Mas a principal aposta do canal, para esta temporada, será “A Vila”, nova série do Paulo Gustavo.    
• Já estão no ar as chamadas com o “Balanço Geral DF”, anunciando a estreia do apresentador Fred Linhares.
• A propósito de chamada, nota 10 para a criatividade e realização de “Iguais e Diferentes”, a nova da Band.
• André Mattos e Leonardo Miggiorin estão no elenco da comédia “O Empréstimo”, de Jordi Galceran, com direção de Isser Korik...
• ... A montagem da produtora Conteúdo Teatral tem estreia agendada para 3 de março, no Teatro Folha, em São Paulo.
• João Kleber continua beneficiado com a boa entrega que o “Encrenca” invariavelmente tem feito a ele
• No último domingo, mesmo com o “Pânico” voltando, ao vivo, ele cravou 3 de média e 6% de participação na Grande São Paulo. Um número e tanto para a Rede TV!.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco