Topo

Coluna

Flávio Ricco


SBT e RedeTV! compram briga perigosa com a NET

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL*

15/02/2017 07h01

A disputa da Record, SBT e RedeTV! com a NET chegou a um impasse. As três avisaram que a partir de abril querem cobrar direitos pela distribuição dos seus sinais naquela operadora.

A Net, do lado dela, argumenta que, por serem TVs abertas, em concessão do governo, o sinal não deve ser pago. No que vai dar isso, só Deus sabe.

Hoje, números do Ibope, que a GfK avalizam, a Globo dá mais audiência que a média somada da segunda e terceira colocadas.

Indo à frente, com a Net firmando sua posição e vindo a se concretizar essa ameaça, outras TVs, como Band, Cultura, Gazeta e Rede Vida, além da própria Globo, poderão vir a ganhar muito com isso.

A Band saiu do futebol e a Globo passou a registrar números elevadíssimos com as suas transmissões.

A tendência é que, sem o sinal distribuído por esta operadora, as três irão observar forte queda de audiência e de importância no mercado publicitário.

A Record, com a igreja, pode se dar ao luxo de correr este risco. Mas será que SBT e RedeTV! também podem?

Lázaro Ramos e Taís Araújo como Mister Brau e Michele - Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo - Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo
Lázaro Ramos e Taís Araújo como Mister Brau e Michele
Imagem: Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo
Casal Brau em “Rock Story”
Lázaro Ramos e Taís Araújo vão participar de “Rock Story”, novela das sete da Globo, como seus personagens Brau e Michele, da série “Mister Brau”.

Na sequência, prevista para ir ao ar no início de março, o casal faz uma visita à gravadora Som Discos e acaba se encontrando com Gui (Vladimir Brichta).

Nova fase
Gugu Liberato começou a gravar matérias para a volta do seu programa ao vivo na Record, a partir da segunda quinzena de março.

Entre outras novidades, o que se sabe é que o Gugu, nesta temporada, irá interagir mais com a plateia e até resgatar um pouco do estilo brincalhão dos tempos de “Domingo Legal”.   

Silêncio nervoso
Silvio Santos, de Orlando, mandou que o Marcão do Povo fosse contratado pelo SBT.

O seu pessoal se encarregou disso, só que não vieram até agora mais informações sobre como será o aproveitamento do apresentador. Isso está levando alguns à loucura.

As possibilidades
As apostas em cima do Marcão se limitam a um novo programa na hora do almoço, para bater de frente com o “Balanço Geral” da Record, inclusive assimilando o atual “Fofocalizando”.

Ou, simplesmente, colocá-lo na faixa da manhã, em uma substituição pura e simples do Dudu Camargo no “Primeiro Impacto”.

Só um problema
Data hoje, o SBT não possui meios, por aí se entenda pessoal e até equipamentos, para fazer frente à Record ou quem quer que seja na produção de um programa policial.

Ter só um apresentador, no meio de todo esse tiroteio, não vai adiantar rigorosamente nada. É briga de estilingue contra canhão.

O drama
No meio de tudo, é interessante saber como fica a situação do departamento comercial do SBT.

Com a crise em curso, comendo todo mundo pelas pernas, quem é o santo que vai querer comprar Dudu Camargo, Marcão, “Fofocalizando” e outros do tipo?

Complicado, hein? O SBT não pode se dar a tal luxo e nem tem o dinheiro da igreja que sobra na Record.

Outra vez
O pessoal responsável pelo desligamento do analógico tem nova reunião agendada para segunda-feira. A SejaDigital, grupo das teles, antes de tudo e sem dados que apoiem seu pedido, solicitou para incluir na pauta o adiamento de Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador.

Que bobagem é essa? Essas mudanças só servem para aumentar a desconfiança no trabalho proposto.

“Fazenda” à venda
A Record já está com plano comercial no mercado, oferecendo cotas e outras condições para quem desejar anunciar na “Fazenda”.

Havendo uma resposta à altura, o programa irá ao ar no segundo semestre, com a produção de uma empresa de fora: Floresta, Cygnus ou qualquer outra.

Renata Kuerten, do "Conexão Models" - Divulgação - Divulgação
Renata Kuerten, do "Conexão Models"
Imagem: Divulgação
Volta inédito
“Conexão Models”, da Rede TV! e da Renata Kuerten, vai continuar exibindo reprises ao longo de todo este mês e só voltará ao vivo em 12 de março.

Inclusive, com novos cenários e quadros.

Volta do Porchat
As férias de Fábio Porchat estão chegando ao fim na Record. Já tem estúdio reservado para ele no próximo dia 22, data da primeira gravação deste ano.

A nova temporada do “Programa do Porchat” começa a ser exibida no dia 6 de março, sempre de segunda a quinta-feira.

Bate – Rebate
• Os diretores Anderson Souza e Rodrigo Carelli, respectivamente, da teledramaturgia e realities da Record, trabalham juntos na escolha do elenco do primeiro “Dançando com as Estrelas”...
• ... É o novo programa da Xuxa, com estreia prevista para 3 de abril...
• ... Atores contratados da casa que estão fora do ar, e apresentadores, como Ticiane Pinheiro, estão na mira da dupla...
• ...Em tempo, a Endemol Shine procurou a coluna para informar que a produção desse programa da Xuxa será de sua inteira responsabilidade, em cima de formato da BBC.  
• Novo ”Ritmo Brasil”, da Faa Morena, vai estrear no dia 18 de março...
• O programa passará a ter um estúdio exclusivo na Rede TV!.
• Galvão Bueno continua acelerado na apresentação do “Bem, Amigos”...
• ... Ele ainda não percebeu que o programa está se transformando num “Galvão Show”...
• ... Só ele fala, só ele brinca, só ele ri do que fala e os demais se transformaram em simples figurantes...
• ... Raramente são chamados para dar palpite de alguma coisa, sem, no entanto, a chance de completar a fala e o raciocínio.
• O prefeito João Doria será o entrevistado do Amaury Junior no seu programa de logo mais na Rede TV!...
• ... A entrevista foi gravada na manhã do último sábado.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco