Topo

Coluna

Flávio Ricco


Carnaval na TV tem para todos os gostos

Destaques de carro da campeã Mangueira no desfile de 2016, que homenageou Maria Bethânia - Douglas Shineidr/UOL
Destaques de carro da campeã Mangueira no desfile de 2016, que homenageou Maria Bethânia
Imagem: Douglas Shineidr/UOL

Colunista do UOL*

24/02/2017 07h01

O carnaval, na TV, tem para todos os gostos. A Globo, como sempre faz, traça a sua cobertura na transmissão dos principais desfiles do Rio e de São Paulo, além do espaço oferecido às demais praças em seus telejornais.

SBT e Band, como algo que também já se torna tradição, mais uma vez irão concentrar os trabalhos em Salvador, considerado por muitos o melhor carnaval de todos, mas que a televisão jamais conseguiu traduzir para o vídeo a animação que predomina em seus circuitos.

Houvesse, por parte das duas, uma maior participação do jornalismo, com toda certeza, ou o empenho em procurar um caminho diferente, os resultados seriam infinitamente melhores.

Por último, a RedeTV! também repetirá aquilo que faz desde o seu começo, tentando pegar pelas beiradas o que outras TVs deixam escapar, não fazem ou, até por questão de gosto, não têm coragem de fazer.

É o que nos será oferecido nesses próximos dias, para, como diria Martinho da Vila, “tudo se acabar na quarta-feira”.

Tá bom
Nesses dias, vale quase tudo e, para alguns tudo mesmo, para alcançar seus minutos de fama. Não é que apareceu um dentista, bem às vésperas do carnaval, falando dos riscos de ficar se beijando? E que esse é o período de maior risco?

Segundo pesquisas do próprio, nesta época que as pessoas mais fazem uso dele, elas também correm riscos de contrair várias doenças, como herpes, meningite, gripe suíça e até carie. Que hora!

Márcio Carotti - Reprodução/TV Record - Reprodução/TV Record
Márcio Carotti
Imagem: Reprodução/TV Record
Sincericídio
Márcio Carotti, bispo da Universal e apresentador do “Fala que eu te escuto”, noite dessas, fez críticas à televisão como um todo, e à própria Record em particular, “que só tem desgraça o dia inteiro”.

Seria mais justo tivesse estendido comentários também aos programas das igrejas, que além de curas e outras promessas, ficam o tempo todo pedindo dinheiro.

Série especial
“Grandes Mortes da História”, sucesso de audiência na TV britânica, chega ao Brasil, dia 11, pelo Mais Globosat.

A série traz especialistas que retratam os últimos dias de seis personagens históricos e os motivos que contribuíram para a queda dessas personalidades que mudaram o mundo.

No primeiro episódio o questionamento se Mary, Rainha da Escócia, foi vítima de traição de sua prima Elizabeth I ou se foi responsável por sua destruição.

Time escalado
O SporTV terá Milton Leite, Muricy Ramalho e Maurício Noriega na transmissão de Uruguai e Brasil, dia 23 de março, em Montevidéu. O Mujica tem se destacado de maneira bem interessante nas novas funções.

O jogo vai acontecer numa quinta-feira, 21h45, de Brasília.

Ficou fora
Estava tudo certo para a Bandeirantes fazer o Brasil Open, torneio de tênis, em São Paulo, entre o final deste mês e o começo do próximo.

Mas parece que esbarrou na questão comercial. Não conseguiram vender. Uma pena. A Band, aos poucos, está perdendo a tradição construída, ao longo de anos, no esporte.

Novos territórios
O espetáculo “Novas Diretrizes em Tempo de Paz”, escrito por Bosco Brasil, está mais internacional do que nunca.

Estreou sua sétima temporada na Cidade do México e estreia uma adaptação em Mendoza, Argentina, em abril.

Além disso, a peça vai participar de um festival na Bolívia em maio.

A força está com elas
“A Força do Querer”, substituta de “A Lei do Amor” na Globo, é o que também pode-se chamar de “a força da mulher”.

A começar por sua autora, Glória Perez, que a escreve sem ajuda de colaboradores, por decisão própria, e também por ser uma trama liderada três grandes atrizes: Paolla Oliveira, Juliana Paes e Isis Valverde. Domínio absoluto.

Vamos nessa
Walcyr Carrasco convidou Arthur Aguiar para o elenco da sua próxima novela na Globo, faixa das 21h.

Autor e ator trabalharam juntos em “Êta Mundo Bom!”.

O mestre
Um profissional da BBC, dona do formato “Dancing With the Stars”, veio ao Brasil especialmente para explicar a dinâmica do quadro para diretores da Record e os participantes já definidos.

Com o nome de “Dancing Brasil” e comandado por Xuxa, o programa estreia dia 3 de abril, ao vivo.

Novo diretor
Ederson Granetto foi o escolhido para assumir a Direção de Jornalismo do SBT em Brasília, a partir do dia 6 de março. Profissional experiente, com mais de 30 anos de estrada, ele já passou por vários veículos de comunicação, incluindo  o SBT, primeiro, como âncora do extinto “TJ São Paulo”; depois, em Brasília, como responsável pelo noticiário da Capital Federal, no “TJ Brasil”. O cargo estava vago desde a mudança de José Occhiuso para a direção nacional de jornalismo, no lugar de Marcelo Parada, que foi para a direção comercial.

Bate – Rebate
• O apresentador e repórter Ricardo Neves passa a ser o responsável pelo escritório da Rede TV! em Recife.
• Juro que li: “Jaque Khuri avisa que deu adeus a dieta”...
• ... O que nos espera depois disso?
• A jornalista Leda Nagle está se fazendo acompanhar da empresária Karina Sato, irmã da Sabrina, em suas andanças pela Record...
• ... Tudo indica que vai mesmo sair negócio.
• A confusão do árbitro no jogo Corinthians e Palmeiras fez “Os Donos da Bola”, ontem, do Neto, marcar 4 de média e fechar com excelente participação.
• A Globo procura um ator para participação especial em “A Força do Querer”...
• ... E não se trata de uma participaçãozinha qualquer...
• ... O escolhido em questão será, nada menos, que um namoradinho de Paolla Oliveira.
• Record está armando para a manhã do dia 7, nos estúdios da Casablanca no Rio de Janeiro, o evento de lançamento da novela “O Rico e Lázaro”...
• ... A presença de todo o elenco e equipe envolvida já é confirmada.
• A transmissão de Corinthians e Palmeiras rendeu recorde de audiência para a Globo quarta-feira: 35 pontos de média com 54% de share...
• ...Esse índice não era alcançado desde maio de 2009, com Santos e Corinthians. 
• Uma equipe da TV Aparecida desembarcou no Rio quarta-feira a fim de gravar “cabeças” com Renato Aragão..
• ... O trabalho será utilizado nas chamadas da sessão de filmes “Didiversão”, com sucessos de “Os Trapalhões”.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco