Topo

Coluna

Flávio Ricco


A nova moda do nome e sobrenome no futebol

Messi e Neymar comemoram gol: seriam os últimos jogadores sem nomes duplos? - Denis Doyle/Getty Images
Messi e Neymar comemoram gol: seriam os últimos jogadores sem nomes duplos? Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Colunista do UOL*

28/02/2017 07h01

Terça-Feira Gorda de Carnaval – e são tantas e diferentes as explicações da sua gordura, que é melhor ficar numa só: Mardi Gras, Terça-Feira Gorda em francês, é o último dia permitido para comer tudo que tem vontade, antes do jejum quaresmal.

Dia que, por ser feriado, permite divagar por outros assuntos, igualmente intrigantes, mas que também devem ter explicações das mais lógicas para todos eles.

Antes, era comum no nosso futebol, se ouvir no rádio as jogadas de Didi, Garrincha, Belini, Mazola, Tostão, Vavá, Pepe, Gilmar, Gerson, Clodoaldo, Dino, Jairzinho, Zito, Tatá, Zico, Zózimo, Dudu, Zagalo, Felix, Rivellino, entre tantos tão simples assim, até chegar ao maior de todos, Pelé, ante outros, mas poucos, chamados Domingos da Guia ou seu filho Ademir da Guia, Nilton Santos, De Sordi, Carlos Alberto.

Hoje, verifica-se, nos gramados, que uma boa maioria resolveu fazer uso do nome e sobrenome, como Felipe Rodrigues, André Castro, Pedro Carmona, Gabriel Leite, Martin Silva, Gustavo Scarpa, Diego Cavalieri, Thiago Neves, Rafael Sóbis, Felipe Melo, Michel Bastos, Marcos Rocha e Everton Souza, além de outros. Até no já aposentado Ronaldo inventaram um questionável “fenômeno”.

Nada que diminua ou aumente o tamanho da bola, mas que só fez crescer o trabalho dos narradores.

O número de palavras usadas em cada jogo, no mínimo, dobrou.

Um pouco de história
O Boni, no passado, enxergando como até hoje enxerga bem lá na frente, viu que seria um grande negócio ter uma emissora que colocasse no ar o que havia de produção em estoque.

Ou seja, fazer existir uma Globo 2.

Pedras no caminho
E foram várias as tentativas nesse sentido. A TV Gazeta, em São Paulo, foi uma das procuradas, também pelas boas relações que as duas emissoras sempre tiveram.

Se alguém não sabe, a torre da TV Globo SP fica no alto do Edifício Cásper Líbero, que é da Gazeta, na avenida Paulista. Por qualquer motivo, não rolou.

E veio o Viva
Até que, via TV fechada, este canal veio a existir em 2010, muitos anos depois do Boni ter deixado a direção da Globo.

E o Viva passou a cumprir este papel da melhor maneira possível. Graças a ele, vários dos grandes sucessos das novelas, séries e mesmo programas estão sendo levados ao ar novamente.

Joana Fomm vive a viúva Perpétua em "Tieta", novela de 1989 - Divulgação/Rede Globo - Divulgação/Rede Globo
Joana Fomm como a inesquecível viúva Perpétua em "Tieta"
Imagem: Divulgação/Rede Globo
 Próxima atração
Desde já está sendo anunciada para maio a estreia de “Tieta”, um entre os grandes trabalhos do Aguinaldo Silva, com a colaboração de Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares.

E, com toda certeza até hoje, o melhor desempenho da Betty Faria na televisão, junto com Joana Fomm, Reginaldo Faria, Lídia Brondi, José Mayer, Yoná Magalhães e Armando Bógus, entre outros, formando elenco de 47 atores.

Quem assiste?
Não existe transferência de público quase nenhuma das edições do “BBB”, na Globo, para a sua continuidade no Multishow.

Está certo que faz parte do esquema e desde o começo esse lance existe, mas só acaba comprometendo ainda mais a programação da outra.

Renata Dominguez e Bruno Gagliasso - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal

Bloco Sol Nascente 
O carnaval invade as gravações de "Sol Nascente", na Globo, com cenas de um animado bloco, movimento boa parte do seu elenco a partir de quinta-feira.

Renata Dominguez e Bruno Gagliasso entre eles.

Vamos ver
A informação, na Band, é que agora, depois do carnaval, os seus diretores devem tomar algumas decisões sobre a programação deste ano.

Existem projetos, alguns deles propostos pela Eyeworks, mas já estão há uns três meses esquentando a gaveta de alguém.

Band...
Passou a lembrar cozinha e entre as tantas atrações culinárias, atualmente em cartaz, o programa da Rita Lobo no GNT, “Cozinha Prática de Verão”, se destaca pela simplicidade.

Com segredos muitos próprios, ela, a Rita, acaba envolvendo a todos.

Marina (Alice Wegmann) convida Tiago ( Humberto Carrão) para passar o final de semana com ela em "A Lei do Amor" - Raquel Couto/Globo/Divulgação - Raquel Couto/Globo/Divulgação
Em cena de “A Lei do Amor” prevista para ir ao ar nesta quarta-feira, Marina (Alice Wegmann) se empenha para acabar com o casamento de Tiago (Humberto Carrão) e Letícia (Isabella Santoni).
Imagem: Raquel Couto/Globo/Divulgação

Piotto na TV Brasil
Como resultado de uma parceria da TV Brasil e BM&FBovespa, o jornalista Adalberto Piotto vai estrear dia 6, às 18 horas, o programa “Cenário Econômico”.

No ar, de segunda a sexta, direto da Bolsa de Valores, com comentários e explicações úteis sobre a vida da economia.

Integrada

Avilez (Paulo Rocha) e Dulcina (Joana Solnado) são casados na novela "Novo Mundo" - Raquel Cunha/Globo/Divulgação - Raquel Cunha/Globo/Divulgação
Avilez (Paulo Rocha) e Dulcina (Joana Solnado) são casados na novela "Novo Mundo"
Imagem: Raquel Cunha/Globo/Divulgação

A atriz portuguesa Joana Solnado, especialmente chamada para ser a Dulcina em “Novo Mundo”, próxima das 18 horas na Globo, se adaptou bem ao ritmo puxado das primeiras gravações da novela.

Casada com o general Avilez (Paulo Rocha), ela será alvo de investidas frequentes do mulherengo príncipe Dom Pedro, Caio Castro.

Joana, se alguém não sabe, é neta de Raul Solnado.

Bate – Rebate
• Ninguém do “Amor & Sexo”, no ar, tem alguma informação se haverá um próximo no ano que vem...
• ... Não há nada de oficial por enquanto.
• O “Fantástico” aderiu mesmo à moda de manter quadros fixos em seu espelho...
• ... Depois daquele do chefe, virá outro com Márcio Atalla...
• ... Mas que não é o “Medida Certa”.
• A Globo tem os motivos dela para não acelerar tanto os trabalhos da novela do Walcyr Carrasco...
• ... É preciso considerar que antes dela ainda terá “A Força do Querer”, da Glória Perez, pela frente...
• ... Daí a certa tranquilidade, inclusive, em fixar nomes para o seu elenco.
• A direção da Record trabalha com a possibilidade de uma programação diferente no segundo semestre...
• ... Mas este ainda é um assunto reduzido a muito poucos.
• Muito se falou do retorno antecipado de Silvio Santos ao Brasil. Que ele abreviaria as suas férias. No próprio SBT houve quem desse isso como certo...
• ... Mas não. SS continua nos Estados Unidos e só deve retornar ao Brasil agora em março, talvez até na segunda quinzena do mês

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco