Topo

Coluna

Flávio Ricco


SBT, Record e Rede TV! se arriscam em uma aventura perigosa e inconsequente

Antonio Chaestian/Divulgação/Record
Imagem: Antonio Chaestian/Divulgação/Record

Colunista do UOL*

30/03/2017 07h01

Independentemente do que até agora aconteceu ou ainda virá a acontecer no decorrer dos próximos tempos, foi profundamente lamentável a atitude do SBT, Record e Rede TV!, que se intitularam Simba – mas que para o publicitário Toninho Rosa estão mais para mico leão – em tentarem fazer coincidir o fim do analógico em São Paulo e cidades da região metropolitana com o desligamento de seus sinais nas operadoras.

Nada mais inconsequente.

Primeiro que SBT, Record e Rede TV! têm tamanho, história, valores, importância e significados, sob todos os pontos de vista, absolutamente diferentes uma da outra.

Tem mais: hoje, por mais que essas emissoras forcem para se entender o contrário, a televisão não aparece entre as prioridades ou preocupações na vida de nenhum brasileiro. Ao contrário. Ela deve ser sempre considerada e vista como forma de lazer gratuita na vida de todos.

A tentativa de fazer coincidir a informação do desligamento de um sistema e a paralisação da transmissão do sinal, por mais que tenham informado ou feito campanhas, com certeza passou batido para muita gente. Foi, no fundo, uma atitude que tentou ser oportunista, mas que acabou como outra grande barbeiragem.

Procedimento
Na quarta-feira, usando de certo cuidado, a Record soltou um comunicado no qual orienta suas emissoras em relação ao problema com as operadoras de TV paga:

“Assim como já ocorreu em Brasília em novembro passado, hoje (ontem) a partir das 23h59, acontece o desligamento do sinal analógico apenas na cidade de São Paulo e região metropolitana.
Assim sendo, nenhuma outra praça ou emissora precisa tomar qualquer ação em relação às Operadoras de TV por Assinatura que retransmitem os seus sinais analógicos ou digitais, independente da tecnologia por elas transmitidas - Cabo, Fibra, DTH...
Isso se dará quando da data de desligamento de cada praça ou emissora, conforme cronograma”.
André Luiz Dias, diretor nacional de afiliadas, assina o comunicado.          

Gazeta ganhou espaço
A velha guerra da TV Gazeta – São Paulo com as operadoras, no meio dessa marafunda toda, chegou amistosamente ao fim.

Desde o começo da semana, por ela passou a ocupar a canal 521 do Digital da NET.

Tiroteio
Em todo este episódio de interrupção de sinal, teve outro bastidor nervoso, envolvendo as cabeças de rede, especialmente SBT e Record, com as suas outras emissoras.

Várias das afiliadas, que por conta própria estão atreladas às operadoras, receberam ordens por escrito para seguirem a iniciativa de São Paulo. A maioria estrilou.

Disputa na rede
O perfil do SBT na rede Instagram chegou a 5 milhões de seguidores.

O dobro da Record que tem 2,5 milhões. O perfil da Rede Globo possui 5,9 milhões.

Moscada
O fim do analógico em São Paulo teve também seus disparates e derrapagens nos noticiários.

Ontem, pela manhã, enquanto a GloboNews errava e informava que o desligamento já tinha acontecido, o jornalismo da Globo, da mesma casa, repetia a todo instante o horário correto: 23h59 da quarta-feira.

Flávia Alessandra no SBT
O título da nota pode induzir a algo que não corresponde. Foi feito mesmo, a coluna admite, para chamar atenção.

Mas que também não deixa de ser verdadeiro. Flávia Alessandra esteve no SBT terça-feira, acompanhando a filha Giulia Costa que foi submetida a testes para o elenco da próxima novela.

E sobre a próxima novela...
Acaba de ser definido que a substituta de “Carinha de Anjo” vai mesmo se chamar, e agora como título definitivo, “As Aventuras de Poliana”.

Estreia em março do ano que vem, mas as gravações devem começar nos primeiros dias de setembro.

O apresentador João Kleber - Artur Igrecias / Divulgação RedeTV! - Artur Igrecias / Divulgação RedeTV!
O apresentador João Kleber
Imagem: Artur Igrecias / Divulgação RedeTV!
Grade
A partir de segunda-feira, a próxima, João Kleber voltará a apresentar o seu “Você na TV”, na Rede TV!, das 18h45 às 19h30.

Caberá a ele a missão de pegar do traço da Igreja Universal e entregar com alguma coisa para o jornal do Boris Casoy, mesmo sabendo que o público de um não tem rigorosamente nada a ver com o outro.

Até ontem
Mesmo em processo de mudança do analógico para o digital, a igreja do Romildo Ribeiro Soares, “mas pode me chamar de missionário RR Soares”, transmitia seus programas na Rede TV! e Band com resolução de um VHS.

Esta e outras igrejas usam tanto dinheiro para comprar horário em rádio e televisão, mas não se preocupam em comprar equipamentos.

Bloqueio
Durante o evento do “Dancing Brasil”, da Xuxa, realizado terça-feira no Rio, foi exibido um vídeo inédito que ninguém foi autorizado gravar.

É a abertura do programa onde os participantes dançam com bailarinos profissionais nos principais pontos turísticos do Rio.

Tudo bem
Gravar em externas, com artistas e bailarinos, é sempre bonito e chama atenção.

Mas não será nada diferente do que o Henrique Matias, da “Dança dos Famosos”, faz com muita classe, criatividade e competência há muitos anos no “Domingão”. Valor a quem tem.

Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e Renato Góes em "Os Dias Eram Assim" - Sergio Zalis/Divulgação/TV Globo - Sergio Zalis/Divulgação/TV Globo
Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e Renato Góes em "Os Dias Eram Assim"
Imagem: Sergio Zalis/Divulgação/TV Globo
Período
Na Globo, “Os Dias Eram Assim”, com Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira e Renato Góes, tem estreia assegurada para 17 de abril, uma segunda-feira, faixa das 23h.

E agora com a denominação de supersérie, ficará no ar até o dia 15 de setembro.

Bate – Rebate
• Uma pena. O “RJ Notícias”, suspenso no ano passado, não retornou à programação da Rede TV! – Rio, como se esperava...
• ... Era o informativo da casa que alcançava maior audiência entre os telespectadores da casa.
• Mesmo fora da TV já há algum tempo, Palmirinha Onofre continua como uma das mais requisitadas para comerciais.
• Chris Ubach, protagonista de “A Garota da Moto”, lança nesta quinta-feira no Lemni Café, em São Paulo, o livro “Zoológico de Fogo”. 
• O “MasterChef”, em uma fase de audiência muito ruim, ainda faz a grande alegria da Band...
• ... Mesmo com jogo do Brasil pela frente, o programa fechou com a vice-liderança no seu horário cheio...
• ... Fechou com 4,4 de média.
• José Luiz Datena diz que fica duas horas na rádio Bandeirantes de manhã...
• ... E outras quase três horas e meia na televisão entre a tarde e a noite...
• ... Ainda assim, assegura e estranha, tentam falar outras coisas dele sem ser o trabalho.
*Colaboração de José Carlos Nery

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco