Topo

Coluna

Flávio Ricco


Copa do Mundo, na Band, é um desafio a ser vencido

Neymar marca e comemora o segundo gol do Brasil contra o Paraguai na eliminatórias - Miguel SCHINCARIOL/AFP
Neymar marca e comemora o segundo gol do Brasil contra o Paraguai na eliminatórias Imagem: Miguel SCHINCARIOL/AFP

Colunista do UOL*

14/04/2017 07h01

Na sua sede, em São Paulo, ou mesmo durante a convenção realizada semana passada no Guarujá, a preocupação com o atual momento da Band está sempre no centro das conversas dos seus executivos.

No entender de todos, como prioridade absoluta, há a necessidade de investimentos na sua produção para tornar possível o que se entende como indispensável reação.

A Copa do Mundo, do ano que vem, passou a ser colocada como a primeira grande meta a ser atingida, porque, além do que significa como conceituação, é uma transmissão que deve ser viabilizada a partir de agora. Desde a compra dos direitos até a colocação do seu plano comercial no mercado.

Tirar do papel ou acabar com a impressão de ser mais uma viagem – e não para a Rússia, evidentemente, são desafios a serem encarados.

E que a direção da Band está revelando desejo e disposição de enfrentar

Demora um pouco
Se tudo correr como a Band espera, dentro de um ou dois meses no máximo, a sua produção deve dar o start na segunda temporada do “X Factor”.

Antes de tudo, para evitar surpresa desagradável na frente, está sendo feito um estudo sobre a viabilidade comercial do programa.

Possibilidade
A ESPN não participou do encontro da organização da Copa do Mundo com as emissoras de rádio e televisão na Rússia, semana passada.

No entanto, não se trata ainda de uma negociação que se esgotou. Poderá haver, segundo o seu próprio pessoal, uma reviravolta no caso.

Xuxa no "Dancing Brasil" - Reprodução/TV Record - Reprodução/TV Record
Xuxa no "Dancing Brasil"
Imagem: Reprodução/TV Record
Foi um teste
A reprise do “Dancing Brasil”, sábado passado, no fundo não passou de um teste da Record para sentir o comportamento da Xuxa nesse dia.

Evidente que, em termos de audiência, não valeu muito por causa da questão com as operadoras, mas trata-se de uma porta que já se abriu.

Pouco estoque
A falta de filmes novos, por não ter nada acertado com outras distribuidoras, não é um problema que tem afetado apenas ao SBT.

A Record é outra que está enfrentando sérios problemas. A possibilidade de a Xuxa trocar a segunda pelo sábado também acontece por causa disso.

Pouco caso
A audiência rotativa, tanto no rádio como na TV, é sempre um aspecto a ser considerado, mas que não deve levar ninguém a abusar disso.

Ou aceitar o que a BandNews fez durante uma semana, repetindo cinco vezes ao dia, o programa “Viaje nas Viagens”, do Ricardo Freire, falando da conveniência de trocar moeda aqui ou lá fora.
Foram 35 vezes a mesma ladainha. Um pouco demais.

Está tentando
A direção da Rede TV!, já de alguns dias, saiu em busca de um novo programa para preencher a sua linha de entretenimento das quintas-feiras.

Ronnie Von, que apresenta o “Todo Seu” na Gazeta, é um dos nomes na fita.

Tem procedência
“Amor Proibido”, nova turca da Band, com estreia prevista para junho, foi um tremendo sucesso por onde passou. Em vários países alavancou a audiência das emissoras que a compraram. Foi o caso da Telefe, da Argentina, que a exibiu à tarde com dois dígitos num horário que dificilmente passava dos 7 pontos.

No Peru também foi um megassucesso no horário nobre, Primeiro lugar. 

Tudo diferente
Aquele que assiste à Rede TV! aos domingos, entre o “Conexão Models”, um ponto, e o “Encrenca”, cinco, se impressiona com a quantidade de boas marcas em todos os intervalos comerciais.

Anunciantes que, em se tratando daquela emissora, não são comuns em outros dias e horários.

Sandra Annenberg no "Como Será?" - Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo - Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
Sandra Annenberg no "Como Será?"
Imagem: Ramon Vasconcelos/Divulgação/TV Globo
Nova série
O “Como Será?”, da Sandra Annenberg na Globo, está produzindo uma série de reportagens voltada para a moda sustentável.
Com o título “É Costura”, será dividida em três temas – matéria-prima, confecção e reuso – contemplando as diferentes etapas da cadeia de produção.

A estreia está prevista para o próximo dia 21.

Cabo
O Arte 1, da Band, emissora dirigida pelo Caio Luiz de Carvalho e que se destaca pela classe e elegância da sua programação, desde o dia de ontem foi incluída no cardápio da Net e Claro TV – sinal HD.

Ambas no canal 553.

Bate – Rebate
• Deve-se louvar o esforço da produção do “Mariana Godoy Entrevista”, da Rede TV!...
• ... É um programa que está sempre em busca de boas e oportunas entrevistas...
• ... Tem que ser reconhecido por sua qualidade.
• O ganhador dessa temporada do "Quem Chega lá?" do “Faustão”, Moisés Loureiro, também cearense a exemplo de Alex Nogueira e Tirullipa, é um querido no cenário local...
• ... Conhecido por encher teatros com peças de humor, ele começou cedo na TV União e virou uma febre do stand up em todo o nordeste.
• O craque Otávio Augusto, ao encerrar “A Lei do Amor”, renovou contrato com a Globo a perder de vista.
• Globo só vai pensar no próximo “The Voice Kids” no início do segundo semestre...
• ... A grande questão do programa passa a ser o seu corpo de jurados...
• ... Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, é quase certo, devem continuar...
• ... A grande dúvida é como ficará o lugar ou lugares da dupla Victor e Léo.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco