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Flávio Ricco


Merchandising na TV passa a sensação do qualquer jeito

Sônia Abrão é uma das rainhas do merchan da TV - Reprodução/RedeTV.com.br
Sônia Abrão é uma das rainhas do merchan da TV Imagem: Reprodução/RedeTV.com.br

Colunista do UOL*

17/04/2017 04h01

Neste mesmo espaço, na última semana, foi destacado o crescimento de 15% no volume de ações de merchandising na TV comparado ao mesmo período do ano passado.

Fato salientado por ser um número bem significativo, mas também uma questão que, há muito tempo, faz por merecer maior aprofundamento, até pelo pouco caso que se observa em suas produções e exibições.

Salvo raras e honrosas exceções, a impressão é sempre no improviso, muitas vezes resumida a uma bancada xexelenta e duas pessoas enaltecendo as qualidades do produto. Uma pobreza que todos só têm a perder.

Por que não existe o empenho de se apresentar um trabalho melhor elaborado, inclusive em condições de se chegar a um efeito mais compensador? Uma iniciativa ou exigência que deveria partir das próprias TVs.

O improviso me faz lembrar a Record, de lá detrás, em seus tempos difíceis. Para levantar o dinheiro que ela tanto precisava, em várias ocasiões para honrar a folha de pagamento, foi inventada a fotografia de São Paulo, como fundo do cenário do “Programa Ferreira Netto”. Em cima de todos os prédios eram colocados “outdoors”, com marcas de cueca, whisky, café, pão de forma etc.

Pensando bem, considerando a questão da época, era até mais criativo e funcional que os de agora.

Perfil
É curiosa a vida em algumas emissoras. Enquanto no SBT se paga para não falar de política, na Band acontece exatamente o contrário.

Quanto mais, melhor. Cada uma, claro, dentro das suas conveniências.

Derrubada
Enquanto para o SBT a queda de audiência, na briga com as operadoras, não foi tão significativa, para a Record o estrago é dos mais violentos.

Os números do “Cidade Alerta”, do Marcelo Rezende, por exemplo, com a obrigação de alavancar a faixa da noite, caíram pela metade.

Mas tem uma coisa
Em se tratando de rendimento de programas, bom ou ruim, este não é o momento de ninguém se desesperar ou se vangloriar.

Esta coluna, por enquanto, vai se preservar quanto a divulgação dos números e só voltará a fazê-lo depois que toda essa situação voltar ao normal.

Assim como não é justo malhar o mau desempenho de alguns, também não é certo colaborar com outros em enganar o patrão.

E dá-lhe
Na briga das emissoras com as operadoras, por enquanto, quem está pagando a conta é o assinante.

Na Net, por exemplo, no lugar de um SBT, Record ou Rede TV!, ele passou a encontrar a Rede Gospel, com a quase uma volta ao cartaz do casal Hernandes, aparecendo praticamente o dia todo.

Marcos Mion no "Legendários" - Edu Moraes/Rede Record - Edu Moraes/Rede Record
Imagem: Edu Moraes/Rede Record
 Anote
“A Casa” é o título definitivo do reality show do Marcos Mion, na Record, que vai reunir cem pessoas numa casa.

O original holandês tem o nome de “Get the F*ck Out of My House”, que, traduzido, significa “Cai Fora da Porra da Minha Casa”.

A propósito
As inscrições para aqueles que quiserem participar de “A Casa” serão abertas nesses próximos dias, com o início das gravações em maio, para estrear em junho.

Exibição na sequência do “Power Couple”.

Agora é um núcleo
Rodrigo Carelli, que antes cuidava apenas de “A Fazenda”, foi transformado em diretor do núcleo de realities shows na Record.

Além dela, com nova edição no segundo semestre, também estão sob a sua responsabilidade o “Dancing Brasil”, da Xuxa, “Power Couple” e “A Casa”. Está se virando nos 30.

Jeiza (Paolla Oliveira) e Allan (Raul Gazolla) nos bastidores de "A Força do Querer" - Crédito César Alves/TV Globo - Crédito César Alves/TV Globo
Jeiza (Paolla Oliveira) e Allan (Raul Gazolla) nos bastidores de "A Força do Querer"
Imagem: Crédito César Alves/TV Globo
 Bastidor
Paolla Oliveira e Raul Gazolla, considerando que a união faz a força, têm se auxiliado mutuamente nos preparativos das cenas de “A Força do Querer”, da Glória Perez. O trabalho dos dois também exige muito da parte física.

Ele, como Allan, treinador de MMA, que tem a Jeiza, personagem dela, como aluna.

Gazolla, faixa preta em jiu jitsu, volta a trabalhar na Globo depois de 12 anos.

Na alegria e na tristeza
Engana-se quem imagina que a Eyeworks tem preferência ou leva alguma vantagem ao ter seus trabalhos escolhidos na Bandeirantes. A recíproca que é verdadeira.

A Eyeworks é uma das poucas que aceita as dificuldades atuais da emissora

Bate – Rebate
• Hoje, 10 da manhã, Maria Cândida estreia seu programa diário na TV Aparecida.
• Amaury Junior e um grupo de amigos viajaram para Portugal, a passeio, na quarta-feira...
• ... Nada de trabalho. Turismo mesmo.
• Para a temporada deste ano do “Música Boa Ao Vivo” no Multishow, que volta ao ar nesta terça, Anitta irá receber convidados internacionais...
• ... O colombiano Maluma, como um deles, está fechado para o começo de maio.
• Rita Lisauskas, conhecida apresentadora e repórter da TV, anuncia o lançamento do “Mãe sem Manual”, dia 6, 15h, na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional.
• Uma segunda de estreia na Globo. Depois de “A Força do Querer” vai ao ar o primeiro capítulo de “Os Dias Eram Assim”...
• ... Escrita por Ângela Chaves e Alessandra Poggi, a trama se inicia em 21 de junho de 1970, imediatamente após o encerramento da Copa do México...
• ... No elenco, entre tantos outros, Sophie Charlotte, Renato Góes, Daniel de Oliveira, Maria Casadeval, Susana Vieira, Antonio Calloni e Gabriel Leone.
• Justiça se faça: trabalho da Viviane Araújo é um dos destaques de “Rock Story”.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco