Topo

Coluna

Flávio Ricco


Nem Record, Rede TV! e SBT sabem onde vai dar essa briga com as operadoras

Rodrigo Faro, Luciana Gimenez e Ratinho em campanha que reuniu Record, RedeTV! e SBT - Antonio Chaestian/Divulgação/Record
Rodrigo Faro, Luciana Gimenez e Ratinho em campanha que reuniu Record, RedeTV! e SBT Imagem: Antonio Chaestian/Divulgação/Record

Colunista do UOL*

18/04/2017 07h01

Record, SBT e RedeTV!, de maneira direta, têm evitado se manifestar sobre o enfrentamento com as operadoras, preferindo que a Simba, joint-venture criada por eles, se encarregue do assunto. Negociação e divulgação.

Passados, hoje, 20 dias, desde o desligamento do analógico em São Paulo e a interrupção do sinal dessas emissoras na Net, Sky, Oi e Claro, não se observou até agora, nem para um lado ou outro, evolução alguma no caso.

O quadro é rigorosamente o mesmo do começo, nos levando a entender que há um jogo muito duro nos bastidores, com nenhuma das partes disposta a ceder em suas convicções, pretensões ou imposições.  

A dúvida de todos é no que tudo isso vai dar. E até que ponto SBT, Record e RedeTV!, com inevitáveis dificuldades comerciais, irão suportar consequente queda em seus faturamentos?

Quanto ao telespectador ou assinante, o único esquecido e vilipendiado em toda a questão, só resta a ele aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Fora de hora
Cada dia é mais forte a convicção que Record, especialmente, e depois SBT e Rede TV! deveriam ter conduzido a questão de maneira diferente e em um momento que fosse mais oportuno. Mas, não.

Preferiram não considerar o instante de crise e das dificuldades tão sérias que atingem a maior parte do povo no nosso país.

Não bastasse tudo
A Record, como mais prejudicada, tem sérios problemas na recepção do seu sinal digital.

De todas, o dela é o pior. Em alguns lugares, simplesmente não pega. Tem programa que perdeu quase 60% da sua audiência também por causa disso.

E outra...
O telespectador, impedido de acompanhar novela bíblica da Record e se viu obrigado a buscar outra opção, será que ele já não se acostumou com isso?

A Globo, só como exemplo, estreou “A Força do Querer” em meio a tudo. E se o problema, ainda restrito a São Paulo, já assume esta dimensão, é de se imaginar o tamanho do estrago quando chegar a Rio e Belo Horizonte, além de outras importantes capitais e cidades do país.

Nóis aqui
Por mais estarrecedoras que sejam as declarações de Emilio Odebrecht, a todo instante em exibição na TV, as imagens e reações do seu advogado, sorrindo debochadamente ao lado, fazem lembrar Roberto Jefferson.

E por certo levam a despertar na maioria das pessoas as reações mais primitivas.

Mister Brau, Michelle e os filhos em nova temporada - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Mister Brau, Michelle e os filhos em nova temporada
Imagem: Divulgação/TV Globo
Engata uma quarta
Estreia hoje a terceira temporada de “Mister Brau”, com Lázaro Ramos e Taís Araújo agora se tornando responsáveis por três crianças - Carlito (Sérgio Rufino), Egídio (Leonardo Lima) e Lia (Bruna Oliveira). Os Brau também ganham um programa de televisão.

A Globo, satisfeita com os resultados do programa, já decidiu que haverá uma quarta temporada.

Fechou a data
A Fox bateu o martelo em relação à data de estreia da sitcom “Prata da casa”, a primeira do grupo no país. O primeiro capítulo será exibido dia 10 de maio, a partir das 21h30.

O elenco reúne nomes como Pedro Paulo Rangel, Diogo Vilela, Françoise Forton, Juliana Schalch e o protagonista, Rodrigo Pandolfo que, depois de flagrar a traição da mulher, sai do Rio e volta a morar com os pais em São Paulo.

Bate e volta
Luiz Bacci está bem preparado fisicamente. Terminou na sexta-feira seu programa na Record, pegou o primeiro avião para Miami, assistiu ao show do Wesley Safadão e na manhã de domingo já estava de volta ao Brasil.

Sabrina Sato, também lá, gravou com o cantor e família para o seu programa da Record.

Anna com novo cabelo em "Novo Mundo" - Mauricio Fidalgo/Divulgação/TV Globo - Mauricio Fidalgo/Divulgação/TV Globo
Anna com novo cabelo em "Novo Mundo"
Imagem: Mauricio Fidalgo/Divulgação/TV Globo
Penteado diferente
Em “Novo Mundo”, novela das 18h da Globo, após casar-se com o oficial Thomas (Gabriel Braga Nunes), Anna (Isabelle Drummond) aparecerá com um novo penteado e com figurino diferente.

Usará cabelo preso e echarpe. No ar, a partir de sábado.

Bate – Rebate
• O especial do Chacrinha na Globo já começa a ganhar ares de superprodução...
• ... Se pretende dar, nesta homenagem ao Velho Guerreiro, as dimensões do que ele merece...
• ... Vários daqueles que se destacaram e até surgiram nos seus programas estão sendo chamados a participar.
• GloboNews, diante dos últimos acontecimentos, especialmente a lista do ministro Fachin, tem observado novos picos de audiência...
• ... Chama atenção a qualidade do seu trabalho. O tempo todo, com uma equipe competente, ligada na notícia.
• A TV Aparecida estreou ontem, sete da noite, a novela “A Padroeira”, de Walcyr Carrasco.
• Marcelo Barreto, do SporTV, passará a comandar o “Globo Esportivo”, na rádio Globo carioca.
• Aliás, todas as emissoras do Sistema Globo de Rádio terão alterações bem significativas em suas grades de programação a partir do mês que vem...
• ... Alterações que irão implicar na chegada e saída de alguns comunicadores.
• A BandNews, ainda falando de rádio, informa que, diferentemente do publicado na coluna, o programa “Sua Viagem” não se repetiu...
• ... Em todos os seus horários sempre entrou com edições inéditas.
• Dirlan Jorge deixou a gerência de produção do “Gugu” na Record e volta à Rede TV! para ocupar o mesmo cargo.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco