Topo

Coluna

Flávio Ricco


SBT e Record já sentem no caixa consequências do rompimento com operadoras

SBT, Record e Rede TV! continuam em confronto com as operadoras do cabo - Reprodução
SBT, Record e Rede TV! continuam em confronto com as operadoras do cabo Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

11/05/2017 07h01

É de se duvidar que SBT, Record e Rede TV! tinham total certeza do que estavam fazendo, no instante em que, se servindo da Simba, criaram toda essa situação de confronto com as operadoras do cabo.

Medir as consequências, então, nem pensar. E os resultados, os piores possíveis, aí estão. Em nenhum momento se pode questionar a atitude de alguém em reivindicar aquilo que julga ter direito, mas existem maneiras e maneiras para isso. Por acaso, escolheram a pior, o tudo ou nada.

Hoje, o SBT tem na Telesena e a Jequiti as suas principais mercadorias. Na Record, o principal produto de venda é a Igreja Universal agregar maior número de seguidores a ela. Uma, já há algum tempo, vem encontrando dificuldades para fechar as suas contas e a outra só fecha graças a uma articulada operação de cessão de horários.

Como se vê, nunca um passo foi tal mal calculado, até porque o panorama atual das corridas mostra as operadoras trabalhando juntas, orquestradas e a cada dia se fechando mais a possibilidade de qualquer acordo.

Todas já perceberam que os prejuízos com cancelamentos de assinaturas não foram tão significativos e que o telespectador, aos poucos, está aprendendo a viver sem SBT, Record ou Rede TV!. 

Por enquanto

Vale salientar que todo esse drama, até aqui, está restrito apenas a São Paulo e Brasília.

É de se imaginar o tamanho do estrago se esta interrupção de sinal no cabo se estender para todo o país.

O que se espera

O jogo tem que ser limpo em todas as situações. Por que não esperar que as operadoras, usando da mesma harmonia de agora, assim orquestradas e com a mesma disposição, não passem enfrentar outras questões, igualmente importantes?

Por exemplo: diminuir os espaços cedidos aos tantos canais de vendas ou religiosos? Cada dia parece que existem mais.

Zico Goes - Daniel Marenco/Folhapress - Daniel Marenco/Folhapress
O diretor de TV Zico Góes
Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Elevador

Zico Góes, até pouco tempo diretor de conteúdo da Fox, passou agora a VP de Desenvolvimento e Conteúdo dos canais do grupo no Brasil.

E é com esse novo posto que ele viaja, dia 15, a Los Angeles para participar de um painel sobre o renascimento da dramaturgia na América Latina. 

O evento - 1

No dia 19, durante um intervalo da LA Screenings, também se dará a realização do que é chamado de Drama Summit West.

Uma ocasião em que se reúnem alguns dos grandes profissionais no ramo de teledramaturgia, dispostos a analisar possibilidades de parcerias e discutir os rumos das séries de ficção.

O evento - 2

Zico Góes teve seu nome incluído no painel “Latin America´s Dramatic Renaissance”, que terá início às 14h, horário de lá.

A sua principal abordagem será o desenvolvimento de séries no Brasil de forma geral e as realizações da Fox em particular.

Conversa com Temer

A entrevista do Datena com Michel Temer, marcada para 11 da manhã desta quinta-feira, repercutindo um pouco do que aconteceu ontem em Curitiba, será levada ao ar ainda hoje.

Dentro do “Brasil Urgente”.

Dan Stulbach e a historiadora Lilia Schwarcz - Divulgação/Band - Divulgação/Band
Dan Stulbach e a historiadora Lilia Schwarcz
Imagem: Divulgação/Band

Dois tempos

A série “Era Uma Vez Uma História”, apresentada por Dan Stulbach e Lilia Schwarcz, quinta, na Bandeirantes, vai mesmo ganhar exibição na televisão paga.

Já está tudo certo para estrear em agosto na Warner.

Sem parar

Recém-saído de “Malhação”, Oscar Magrini embarcou terça-feira para uma série de compromissos em Portugal.

Ficará quase um mês por lá, e não está descartada uma participação especial em novelas.

Em agosto, Magrini gravará a nova temporada do “Vai que Cola”, no Multishow.

Bola rolando

Tem futebol dos bons, hoje, no Esporte Interativo, a partir das 4 da tarde, com a transmissão de Manchester United e Celta, no Old Trafford, pelas semifinais da Liga Europa.

O vencedor irá para a final, dia 24, em Estocolmo.

Bate – Rebate

• Lima Duarte disse para o Amaury Junior que vai fazer par romântico com a Fernanda Montenegro na próxima novela das 9 na Globo.
• O cantor Xande de Pilares gravou participação em “A Força do Querer”. Cenário da Estudantina...
• ... Cena incluída no capítulo que vai ao ar no dia 16.
• Curitiba virou, desde o começo da manhã de ontem, o centro das atenções de todas as TVs, adeptas da prática do bom  jornalismo...
• ... Desde as primeiras horas começaram a entrar flashes do local que à tarde recebeu a presença do ex-presidente Lula...
• ... Mas também o que chamou atenção foi a quantidade de gente do lado de fora...
• ... Cabe perguntar: vivem de quê?
• A homenagem desta coluna ao Nelson Xavier, falecido no dia de ontem. Um ator de grandes trabalhos. Nossa solidariedade a Via Negromonte e seus quatro filhos.
• Léo Jaime será, uma vez mais, o apresentador do Prêmio Sexy Hot, dia 6 de junho, oferecido aos melhores do cinema pornô...
• ... O evento deste ano, na Estação São Paulo, contará ainda com a participação de outras representativas personalidades...
• ... Como são os casos de Mr Catra, Milton Cunha, Di Cesar, Tatiana Presser e Nizo Neto entregando troféus aos vencedores deste ano.

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco