Topo

Coluna

Flávio Ricco


Marca histórica: Amaury Junior chega a 38 anos ininterruptos no ar

Divulgação / Lan Rodrigues
Imagem: Divulgação / Lan Rodrigues

Colunista do UOL*

13/05/2017 07h01

O cardápio do fim de noite da TV, nos dias atuais contemplado por programas na altura do Bial, Gentili e Porchat, já de muito tempo se acostumou com a presença de um jornalismo de variedades, entrevistas e reportagens, hoje, por acaso, representado apenas pelo seu precursor, Amaury Junior.

São 38 anos ininterruptos no ar, contabilizadas as passagens por Gazeta, Record – do Paulo Machado de Carvalho--, quase duas décadas de Bandeirantes, Record novamente – a do Edir Macedo -- e Rede TV!, desde que ela passou a existir.

É difícil enumerar quantos “amaurys” surgiram na cola do principal, a ponto de alguns, de diferentes cidades, terem recorrido ao original para servir de padrinho.

Assim como não há possibilidade nenhuma de saber quantos entrevistados passaram pela sua lente e microfones. Por baixo, conta rápida, não foram menos de 60 mil.

Poucos, como marca pessoal e prestígio, chegam ou chegaram a tanto. Amaury, há algum tempo, se coloca entre personalidades raras da televisão.

Ainda do Amaury
Os entrevistados ficam sempre à vontade durante as conversas com o Amaury Júnior. Falam até o que na televisão não costumam dizer.

Parece um papo entre amigos, sem hora para acabar. Exemplo recente, Lima Duarte.

As próximas
Os trabalhos de Cláudia Souto, com “Pega Pega”, e Alcides Nogueira, “Tempo de Amar”, na Globo, já serão obedientes à nova determinação dos 70 capítulos escritos na data de estreia.

O mesmo valerá para Walcyr Carrasco na faixa das 9, com “O Outro Lado do Paraíso”.

Fique claro
A nova regra dos 70 capítulos escritos, mas não gravados, não impedirá os autores de realizar alterações que venham a ser convenientes, a partir da exibição da novela.

Os ajustes fatalmente irão acontecer, mas sempre em pleno voo e sem comprometer o andamento dos trabalhos.

Enviado especial - 1
Thiago Kansler foi definido como repórter da Band e BandSports nas transmissões de Roland Garros.

As narrações, com Oliveira Andrade e Álvaro José serão feitas dos seus estúdios no Brasil.

Enviado especial – 2
Gustavo Berton, por sua vez, também está viajando, mas para os Estados Unidos e com a missão de cobrir os bastidores das 500 Milhas de Indianápolis.

A corrida será no próximo dia 28.

A casa do "BBB17" abrigará geeks de todo país - Paulo Belote/TV Globo - Paulo Belote/TV Globo
A casa do "BBB17" abrigará geeks de todo país
Imagem: Paulo Belote/TV Globo
 Também lá
Por sua vez, a casa do “Big Brother Brasil”, em todo este final de semana, estará com 52 novos hóspedes, os geeks, competidores da “3ª edição do Hackathon Globo”.

Todos com competências em áreas variadas, como mobile, inteligência artificial, big data e engenharia de software.

Fernanda Gentil foi escolhida para mestre de cerimônias.

Programa de hoje
Neste sábado, o “Estrelas Solidárias”, na Globo, vai destacar um encontro da Angélica com os integrantes do “Hospitalhaços”.

Um grupo do interior de São Paulo que, há 18 anos, se uniu para levar alegria para dentro de hospitais todos os dias.

Apocalipse
Está definido o grupo de apoio da Vivian de Oliveira em “Apocalipse”, sua próxima novela, substituta de “O Rico e Lázaro”, na Record.

Alexandre Teixeira, Emílio Boechat, Gabriel Carneiro, Marcos Lazarini e Maria Claudia Oliveira serão os colaboradores. A pesquisa ficará a cargo de Valéria Motta, enquanto a parte de consultoria histórica sob a responsabilidade de Marcella Castor e Maurício Santos. Direção geral de Edson Spinello.

Vladimir Brichta e Adriana Esteves - Globo/Raquel Cunha - Globo/Raquel Cunha
Imagem: Globo/Raquel Cunha
 Ação Global
Adriana Esteves e Vladimir Brichta gravaram a campanha da 24ª edição do “Ação Global”, uma parceria da Globo com o Sesi, que acontecerá dia 27 em 28 cidades do país. No filme, que entra no ar neste sábado, o casal convida as famílias a aproveitar um dia de atividades e serviços como emissão de documentos, orientação jurídica e brincadeiras para as crianças.

Tomou conta
O longo depoimento do ex-presidente Lula, em Curitiba, foi um problema para os telejornais de quarta-feira, porque muitos não tiveram condição de decupar e editar as quase cinco horas de material.

A GloboNews, de todas as emissoras, foi a que mais dedicou espaço ao acontecimento. 

Futebol
A partir deste sábado, 4 da tarde, volta o futebol na Rede TV!, com o início de mais um  Brasileiro – Série B.

Os trabalhos se abrem com Londrina e Internacional, de Porto Alegre, direto do Estádio do Café, em Londrina. Narração de Silvio Luiz, comentários de Juarez Soares e reportagens de Luiz Ceará.

Raul Gazolla - Mauricio Fidalgo/TV Globo - Mauricio Fidalgo/TV Globo
Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo
 Coisa mais feia
Desta vez foi o Raul Gazzola quem perdeu excelente oportunidade de ficar quieto. Em declaração ao F5, disse que trabalhar na Record “é como viver no anonimato”. Triste.

Primeiro que é uma falta de respeito com os companheiros que estão lá. Segundo que durante muitos anos a Record pagou direitinho ao Gazzola pelos serviços prestados e, terceiro, que ele só falou isso agora que está de volta à Globo.

Ressaltou na mesma matéria que não estava cuspindo no prato que comeu. Cuspiu, sim, Gazzola

Bate – Rebate
• Recebi da Patrícia Kogut convite para o lançamento do livro “101 Atrações de TV que Sintonizaram o Brasil”, quarta-feira que vem, 7 da noite, na Livraria da Travessa Shopping Leblon...
• ... Graças à gentileza dela, já devorei o meu e o recomendo a todos, especialmente pessoal do meio...
• ... A Patrícia passa toda a televisão em revista de uma forma leve e divertida.
• Ratinho continua feliz da vida com os resultados da sua emissora no Paraná...
• ... De acordo com os números fechados de maio, mais uma vez ela ficou em segundo lugar.
• O “Duelo de Mães”, da Ticiana Villas Boas, também já está com a sua segunda temporada em exibição no Discovery.• Record continua renovando o registro do título “É Show”...
• ... Não há nada ainda programado para ele. Alguns falam em programa do Sérgio Marone...
• ... Porém, além de voltar a ser aproveitado nas novelas, o ator continuará no programa da Xuxa.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco