Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record usa recurso de dublagem para corrigir erro na novela

Uriel (Ernesto Piccolo) morre em "O Rico e Lázaro" - Munir Chatack/Record TV
Uriel (Ernesto Piccolo) morre em "O Rico e Lázaro" Imagem: Munir Chatack/Record TV

Colunista do UOL*

17/05/2017 07h01

A Record, em vez de gravar tudo de novo, até porque não tinha tempo para isso, foi obrigada a se valer do recurso da dublagem para corrigir a pronúncia do termo Shavuot, usada incorretamente em vários momentos em “O Rico e Lázaro”.

“Shavuot” significa “semanas”, empregado para se referir a “Festa das Colheitas”. Para consertar o erro, os atores se viram obrigados a dublar suas próprias falas, algo nada comum em se tratando de novelas. Provavelmente, no caso do Brasil, sem antecedentes.

“O Rico e Lázaro” também tem passado por alterações na edição dos capítulos, para conseguir mais tempo de permanência no ar.

Ou seja, com este ganho na edição, em sua exibição a novela será muito maior do que o número de capítulos enviados pela equipe da autora Paula Richard. Um truque comum em produções do gênero, apenas repetindo o que já aconteceu também em “Os Dez Mandamentos” e “A Terra Prometida”.

Ordem na rede

A entrevista do Marcelo Rezende foi gerada para toda a Rede Record, emissoras próprias e afiliadas, nas primeiras horas da segunda-feira, com as seguintes instruções:

“É para ser usado apenas hoje, no encerramento do ‘Cidade Alerta’ de todos os Estados. Não pode ser reprisado depois em nenhum outro jornal. É para ser usado exatamente como está. Não pode fazer nenhuma edição”.

Mal recebida

A determinação de São Paulo, impondo a utilização do material, não foi bem assimilada pela grande maioria das emissoras.

Qual a necessidade de reexibir uma entrevista levada ao ar em rede nacional na noite anterior, com toda a repercussão que ela já estava causando?

Jornada dupla

A partir de junho, Ellen Rocche volta a gravar como Dona Capitu, personagem da “Escolinha do Professor Raimundo”, no ar em setembro, no Viva, e na Globo, também no segundo semestre.

E sem direito a intervalo, ela irá direto para os trabalhos de “O Outro Lado do Paraíso”, substituta de “A Força do Querer”.

Marcos Caruso e Angela Vieira com a diretora Ana Paula Guimarães, em ensaio de "Pega Pega", próxima das 19 horas na Globo. A produção estreia em junho - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Marcos Caruso e Angela Vieira com a diretora Ana Paula Guimarães, em ensaio de ?Pega Pega?, próxima das 19 horas na Globo. A produção estreia em junho
Imagem: Paulo Belote/Globo

Fechando o elenco

Ainda em se tratando da novela do Walcyr Carrasco, próxima das 21h, além de Ellen Rocche e do português Pedro Carvalho, Rafael Zulu também acaba de ser confirmado em seu elenco.

Ele vem de um bom trabalho em “Sol Nascente”, do Walther Negrão.

Pé de guerra - 1

Um comunicado do diretor comercial, Marcelo Mainardi, sobre o assunto “Acompanhamento Faturamento e Exibição – Televisão 2017”, nos termos que foi distribuído, convulsionou ainda mais o já tumultuado ambiente interno na Band. Se faltava alguma coisa para se instalar mais um incêndio, não está faltando mais.

Um recado forte e sem intermediários para a área de finanças.

Pé de guerra – 2

Mainardi, no comunicado distribuído, via IPhone, não foi econômico ou nada refinado nas palavras, ao contestar dados da área de finanças, contraditórios ao seu departamento. Nem quem faleceu há mais de 4 anos, caso do Gilson Lagoeiro, foi poupado:

“É apenas uma manifestação de como o comercial sofre com esses burocratas”, criticou o executivo.

A artilharia continuou, disparando coisas como babacas contabilistas e que sabem falar até mais de uma língua, “mas não sabem racionar com o alfabético pátrio”.

E concluiu de uma forma bem pesada: “são uns inergumenos (?). Neófitos. Que Deus tenha há piedade dessa gente. E que mandem em paz. O Gilson, ídolo deles. Nas profundezas do inferno que se encontrem. Parabéns, bando de insignificantes. Fiquem ao lado do Gilson. Vocês se merecem”.

O problema é que em TV, como em outros tantos lugares, alguns tentam aparecer graças à burocracia que colocam em prática.

De última hora

Uma infecção alimentar afastou Helen Ganzarolli das gravações de ontem do “Jogo dos Pontinhos”, do “Programa Silvio Santos”.

Atendida no ambulatório, ela foi dispensada dos trabalhos e substituída às pressas por Mamma Bruschetta.

Sucesso de público

Segundo levantamento da GfK, os quatro jogos das semifinais da “Liga dos Campeões” alcançaram aproximadamente 23,3 milhões de telespectadores em emissoras de TV aberta e fechada nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas.

Encontros realizados no período da tarde no Brasil, na faixa horária entre 15h38 e 17h46. A classe C teve maior participação, representando 50% do público. Em seguida, a classe AB, com 26%, e a classe DE, com 24%.

Bate – Rebate

• Começaram as filmagens de “Nada a Perder”, sobre a vida de Edir Macedo...
• ... Tudo ainda bem devargarzinho...
• ... Neste início de trabalho, Petrônio Gontijo, escolhido para protagonista, vem sendo o mais exigido.
• Julinho Casares está anunciando para o outro sábado, 27, o lançamento do programa “Bom Pra Cachorro”, espaço inteiramente reservado para os amantes de cães de diversas raças.
• A cantora Paula Lima, que transforma seu carro em um escritório, será uma das convidadas do “Auto Esporte”, domingo, na Globo.
• Olha essa: Valéria Amaral e João Leite Neto, incentivados pelo Marcos Tolentino, dono da Rede Brasil, irão relançar uma reedição do “Almoço com as Estrelas”...
• ... A ideia será a mesma, mas com título um pouco diferente, “Almoço de Sábado”. Produção da Lu Barbosa e direção do Marcos Rezende.
• Rita Cadilac estreia hoje o quadro de transformação, “Cem Mil para Mudar”, do “Gugu”, na Record.
• Fábio Porchat não vai limitar a São Paulo as externas do seu programa...
• ... Algumas gravações começam a ser combinadas em várias outras praças.
• Zé Dassilva e a portuguesa Joana Jorge foram definidos como colaboradores de Aguinaldo Silva em “O Sétimo Guardião”, enquanto Virgílio Silva, pesquisador...
• ... Por outro lado, não será nenhuma surpresa de Maurício Gyboski também vier a integrar essa equipe de trabalho do Aguinaldo.

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco