Topo

Coluna

Flávio Ricco


A Globo tem em "Os Dias Eram Assim" um trabalho sem meio termo

Alice (Sophie Charlotte) e Vitor (Daniel de Oliveira) se casam em "Os Dias Eram Assim" - João Miguel Júnior/TV Globo
Alice (Sophie Charlotte) e Vitor (Daniel de Oliveira) se casam em "Os Dias Eram Assim" Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Colunista do UOL*

02/06/2017 07h01

Tem tudo de subjetivo, também para a televisão, o gostar ou não gostar de um determinado programa, novela ou série.

Os números de audiência apontados, hoje um serviço dividido entre Ibope e GfK, servem para medir desempenhos de cada produto isoladamente e até quantificar suas virtudes e desacertos, porém são raros os casos como de “Os Dias Eram Assim”.

No que se refere a ela, verifica-se, o meio termo não existe. Desde o primeiro dia os índices conquistados sempre oscilaram muito próximos a casa dos 20 pontos, só melhorando um pouco agora na inversão de horários com “Vade Retro” às quintas-feiras.

Uma situação interessante: houve, a partir da estreia, a conquista de um público fiel, que a aceita sem restrições e tem demonstrado admiração pelo trabalho, muito provavelmente formado por aqueles que conviveram com fatos daquela época, contra o desconhecimento de outros ou daqueles que se opõem ao fato da série tentar se transformar em “professora de História”.

Um cenário bem interessante, até diferente do que normalmente conseguimos encontrar. E assim, com cores bem definitivas, ela deve seguir até o fim.

Em breve

Izabella Camargo, do jornalismo da Globo, voltou no começo da semana das férias no México.

Dias de descanso que ela também aproveitou para organizar seu livro, “Dê tempo ao tempo”, previsto para ser lançado no ano que vem.

É bom ver

Betty Faria, no alto dos seus 76 anos, com uma longa e bem-sucedida ficha de serviços prestados, será uma das próximas atrações de “A Força do Querer”.

Se nas novelas, como se anuncia, há sempre a busca pela realidade, na vida do lado de fora existem pessoas de todas as idades. É sempre oportuno que se lembrem disso.

Imposição

Mais que uma homenagem, com toda certeza a participação Betty Faria tem que ser vista como uma necessidade da autora Glória Perez.

Que outros tantos atores, com maior tempo de estrada, também possam ser lembrados com maior frequência.

Discussão antiga

Com toda razão de ser, são muitas as reclamações de atrizes e atores, que a partir de uma determinada idade passam a ser esquecidos pela televisão. Ou raramente são lembrados para alguma coisa.

Tudo diferente do que faz o cinema, por exemplo. Aqui também, é bom salientar, temos nossos Robert de Niro, Jack Nicholson, Morgan Freeman, Whoopi Goldberg, Geena Davis, Meryl Streep, Jane Fonda, Diane Keaton, entre outros.

Dia difícil

Ontem, quinta, foi um dia para ser esquecido em todas as emissoras que compõem a TV Tem, afiliadas da Globo em Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto, com de missões em vários setores.

O jornalismo foi o mais atingido.

O ator João Côrtes - Divulgação - Divulgação
O ator João Côrtes
Imagem: Divulgação

Clave de Sol

Depois de “Sol Nascente” na Globo, João Côrtes está atacando em todas as frentes, incluindo música.

Já de alguns dias, ele começou a gravar seu primeiro CD, chamado “Elevador Gourmet”, produzido pelo músico e arranjador Ed Côrtes, que é nada menos do que seu pai.

“Elevador” contará com releituras de músicas bem conhecidas para o jazz.

League em disputa

A briga pelos direitos de transmissão da Premier League, para todas as mídias e relativos às disputas de 2019-2020 e 2021-2022, já está em curso. Hoje o campeonato inglês está nas mãos dos canais ESPN.

Propostas têm que ser entregues até a metade do mês.

Data marcada

Ficou estabelecido para o próximo dia 12, o lançamento da nova programação da rádio Globo.

Todas as providências estão sendo tomadas quanto a realização de um evento para mercado e imprensa, semana que vem, com a presença de todos os novos contratados.  

Em cima disso

O Grupo Globo não conseguiu concluir as obras de seus novos estúdios em Jacarepaguá, algo que só deverá ocorrer entre agosto e setembro, e isso acabou respingando na rádio Globo.

Os programas, que deveriam ser feitos de lá, provisoriamente serão apresentados de um estúdio no shopping Downtown.

Número 1

Hoje não tem pra ninguém: quem manda no jornalismo da Band é o André Luiz Costa.

Mais que uma conclusão, fato que explica muita coisa. Todos os produtos da área estão subordinados a ele e ai de que nem não reza na sua cartilha.

Ao trabalho

Recuperado de uma gripe que o afastou do SBT e dos estúdios nos últimos dias, Silvio Santos vai pra luta.

No próximo sábado, ele irá retomar normalmente sua agenda de gravações. Carlos Alberto de Nóbrega, gripado, continua no estaleiro.

Nova temporada

E acontece no “Programa Silvio Santos” deste domingo, a estreia da temporada 2017 do "Patrícia Tá Na Rua", com a Patrícia Abravanel.

As gravações aconteceram na região do Masp, na avenida Paulista.

Bate – Rebate

• No dia 27 deste mês, primeiro em São Paulo, no Sesc Pompeia, vai sair a biografia do Rolando Boldrin...
• ... Livro escrito pelo diretor de jornalismo da Cultura, Willian Corrêa, em parceria com Ricardo Taira...
• ... E com direito a um show do Boldrin junto com o Willian, os dois tocando, cantando e contando causos.
• Enquanto as concorrentes ainda quebram a cabeça com a grade deste semestre, a Globo já está com o planejamento na programação de fim de ano...
• ... Haverá, por exemplo, a exibição de um especial de Natal com importantes nomes de seu elenco.  
• Em relação ao “X Factor”, a Bandeirantes, oficialmente, afirma que nada mudou sobre o que foi dito no evento de grade realizado em São Paulo no fim de março...
• ... A sua nova temporada, a segunda, está confirmada para o segundo semestre...
• ... E o Rick Bonadio é o único nome certo até agora.
• Depois dos desafios com Nanda Costa, Paolla Oliveira, Fernanda Lima e Isis Valverde, a jornalista Juliana Sana agora terá Priscila Fantin pela frente...
• ... Domingo, no “Esporte Espetacular” as duas irão disputar a Bravus Race, considerada a maior prova de obstáculo do Brasil, onde os participantes, em sua maioria, são militares e atletas de ponta.

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco