Topo

Coluna

Flávio Ricco


A reação do rádio é tão inesperada quanto bem-vinda

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL

03/06/2017 07h01

Quando meio mundo chegava a imaginar o rádio morto, sepultado a sete palmos, eis que ele aos poucos vai ressurgindo, sabendo se reinventar graças ao bom uso dos novos e mais modernos meios de comunicação.

Hoje, as principais emissoras brasileiras, as que heroicamente souberam resistir à tentação de não se entregar aos braços de uma igreja e não se vender por 30 moedas, têm boa parte das suas programações transmitidas em vídeo e para as mais diferentes partes do mundo, via internet.

É o rádio verdadeiro, sabendo usar a força que tem, inclusive com algumas mudanças de comportamento bem significativas.

Se antes era muito comum a apresentação de informativos esportivos no final de tarde, começo da noite, hoje verificamos que este espaço passou a ser ocupado por programas políticos, com a abordagem de assuntos que interessam não só a uma faixa de ouvinte, mas ao público em geral.

São sinais de avanço e uma reação tão inesperada quanto bem-vinda.

Primeiro dela

Domingo agora, de acordo com o anunciado, será o primeiro da Patrícia Abravanel substituindo a Eliana nas tardes do SBT.

A equipe, com Ariel Jacobowitz, continua a mesma.

Mudanças à vista

Na semana que passou, a Record sofreu duas alterações pontuais na sua direção, envolvendo os nomes de André Dias e André Ferreira.

O que se sabe é que não vai parar por aí. Outras mudanças estão previstas para breve, que irão atingir outras esferas.

Trabalho normal

Geraldo Luís, porque a vida não para, só tem deixado de acompanhar Marcelo Rezende, por causa das gravações externas do seu programa.
Por exemplo, em Porto Seguro, nesses últimos dias.

Tem isso

Depois de assistir aquele bebezão, tamanho quase um ano de vida, nascer em “A Força do Querer”, alguém foi para as redes sociais e escreveu:
- já vi de tudo nessa vida. Até ‘Salve Jorge’.

Muito bem

O “Hoje em Dia” é, nos tempos atuais, só alegria na Record. E para os seus apresentadores.

Está com seus quatro breaks recheados e seis ações por programa de merchandising.

Na liderança

Durante muitos anos, em se tratando de SBT, Ratinho foi imbatível no número de ações na Justiça.

Com as alterações no seu programa e de acordo com os casos apontados nos últimos tempos, Danilo Gentili assumiu com folga essa liderança.

Gabriel Louchard e Ana Beatriz Nogueira, o casal “Ramoneia” das redes sociais, em cena de “Rock Story”. A novela chega ao fim na próxima segunda-feira. - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Gabriel Louchard e Ana Beatriz Nogueira, o casal “Ramoneia” das redes sociais, em cena de "Rock Story". A novela chega ao fim na próxima segunda-feira
Imagem: Paulo Belote/Globo

Não tá fácil

Pessoal da imprensa do Recife, ao receber o “pofessor” Luxemburgo para a sua primeira coletiva como treinador do Sport e depois da sua estreia na equipe, sentiu alguma dificuldade na comunicação.

A continuar o problema, irão solicitar o auxílio de um intérprete.

Fim da “Isaura”

A Record, mesmo tendo definido há algum tempo, estrategicamente segurou até agora a data de exibição do último capítulo de “A Escrava Isaura”.

Será no dia 24 de julho.

E por que segurou?

Hoje, tanto a Record quanto Globo e SBT trabalham cuidadosamente com as suas grades. Tentam planejar na frente e sempre que possível surpreender as mais diretas concorrentes.

Segurar a data final da “Isaura”, também significa que a estreia de “Belaventura”, sua substituta, será no dia 25 de julho, uma terça-feira.

Provisório

A Record trata como um caso de emergência o deslocamento de Luiz Bacci para o “Cidade Alerta” e a substituição dele por William Travassos nos jornais do começo da manhã.

Uma situação, deixa ela bem claro, que não é colocada como definitiva.

Bate – Rebate

• O SBT já está com o núcleo de adolescentes da novela “Poliana”, a sua próxima, totalmente definido...
• ... Os escolhidos, por meio de testes e que a partir de agora serão comunicados, irão se integrar ao núcleo da Larissa Manoela...
• ... Ainda não há qualquer decisão sobre o elenco adulto...
• ... Até porque ainda existe um bom tempo para o início das gravações, previsto para final de setembro ou começo de outubro.
• Milton Leite, voltando das férias, praticamente já irá embarcar para a cobertura da Copa das Confederações pelo SporTV...
• ... Aliás, em se tratando desta competição, serão enviadas duas equipes completas, com narrador e comentaristas, para a Rússia.
• A Record, procurada para fazer os amistosos da seleção brasileira, depois de fazer as contas, não se interessou...
• ... E não se interessou, segundo a sua direção, “porque foi-se o tempo de fazer loucuras”.
• O Mais Globosat fixou para o próximo dia 12, segunda, uma da manhã, a estreia da série francesa  “Capitão Sharif”.
• O Multishow vai transmitir ao vivo, com exclusividade no Brasil, o show beneficente “One Love Manchester”, de Ariane Grande, que acontece neste domingo, a partir de 3 da tarde.

• A TV Brasil vai transmitir neste sábado, a partir das 13h30, o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo. O evento contará com atletas importantes do cenário mundial, como os campeões olímpicos Thiago Braz (salto com vara) e Anita Wlodarczyk (lançamento de martelo), da Polônia. 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco