Final da Liga tem aumento no consumo de TV e público superior a 17 milhões

De acordo com levantamento da GfK, a final da Liga dos Campeões, transmitida sábado por Globo, Band e Esporte Interativo, alcançou aproximadamente 17,7 milhões de pessoas.
Além disso, houve um aumento de 13% nos números de televisores ligados em comparação com a média dos quatro últimos sábados. Segundo o instituto, 79% dos indivíduos que estavam com a TV ligada na faixa horária das 15h39 às 17h49 assistiram a, pelo menos, 1 minuto da final.
Os torcedores que acompanharam pela televisão assistiram, em média, a 55 minutos da partida. O índice de fidelidade, que aponta a média de permanência, foi de 50%. A maior participação foi de homens (55%), da classe C (48%), com 35 anos de idade ou mais (57%).
Em comparação com a média dos quatro últimos sábados dos canais que transmitiram a final, os maiores aumentos de participação foram de homens, com aproximadamente 24%, nas faixas etárias de 12 a 17 anos (40%), 18 a 24 anos (19%) e 25 a 34 anos (9%), cenário também observado nas quartas de final e seminais.
Outro dado interessante deste trabalho da GfK revela que cerca de 50% dos homens de 18 anos ou mais que assistiram à conquista do Real estavam acompanhados de mulheres da mesma faixa etária.
*Colaboração de José Carlos Nery