Topo

Coluna

Flávio Ricco


Tempos de agora exigem a prática do jornalismo polivalente

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL*

09/06/2017 07h01

Porque hoje é sexta, dá para viajar um pouco: “Pega ladrão”, no passado, era o que se ouvia, quando um salafrário qualquer, geralmente pé de chinelo, resolvia bater a carteira de alguém. Meio mundo saia correndo atrás dele.

No decorrer dos tempos, com o consequente refinamento na prática e a caguetagem mudada para delação, trocaram aquele grito das ruas pelos noticiários nos diversos meios de comunicação.

Aqui, no nosso particular, nenhum telejornal consegue abrir a sua edição diária sem escancarar a gatunagem de alguém ou de tantos, agora com o uso de métodos jamais imaginados pelos batedores da antiga. Um aprimoramento que chega aos requintes.

Tudo feito em dólar, envolvendo helicópteros, joias, apartamentos, dinheiro em outros países, mas também cueca e mala em pizzaria.

Isto, meio no sem querer, levou nossos ilustres jornalistas políticos a se especializarem também em polícia, como o inverso também veio a ser absolutamente necessário.

É de se imaginar como Gil Gomes, Afanásio Jazadji, Luiz Carlos Alborghetti e o próprio Ratinho de outros tempos se comportariam narrando os fatos e os personagens hoje em cartaz.

Twitter
Aliás, como bom observador dos acontecimentos de rotina, dia desses, Chico Pinheiro postou o seguinte:

- Para Cesar, não bastava sua mulher ser honesta. Tinha que parecer honesta. No Brasil de hoje as autoridades nem fazem esforço para parecer.

Lava Jato
A partir do momento que os nomes dos que usavam os aviões do Joesley passaram a ser conhecidos e o próprio presidente Temer apareceu no meio deles, certa inquietação começou a ser observada nos interiores de uma determinada redação de TV.

Vai que alguém resolve apresentar as listas de passageiros para as festas em Comandatuba.

Nome da vez
Douglas Fagoti, que a Record foi buscar no SBT, dos raros que realmente sabem montar e mexer com grades de programação, colocou ordem em todas as emissoras da rede. As praças estão todas absolutamente organizadas.

Agora, falta São Paulo.

Haja paciência
A Net, como prestadora de serviços que é, deveria se preocupar em atender seus assinantes melhor e com um pouco mais de agilidade.

Perde-se muito tempo em ficar conversando com uma máquina, que nunca resolve nada, e só muito depois ser obrigado a repetir tudo para a operadora. Caminho que, para felicidade geral e saúde de todos, poderia ser encurtado

Theodoro Cochrane estará em "O Sétimo Guardião" - Reprodução/Instagram/theocochrane - Reprodução/Instagram/theocochrane
Theodoro Cochrane estará em "O Sétimo Guardião"
Imagem: Reprodução/Instagram/theocochrane
Fila das nove
Theodoro Cochrane, ator e filho da Gabi, Marília Gabriela, também vai integrar o elenco da novela “O Sétimo Guardião”, na fila das nove da Globo.

Está reservado para ele o personagem Adamastor.

Melhor negócio
Vai ficar na história, para estudos da obstetrícia e pediatria, o caso da criança em “A Força do Querer”.

Não bastasse nascer daquele tamanho, com uma semana de vida já ri, quase fala e daqui a pouco vai sair andando. Melhor, para não ficar tão mal ou mais humilhante com as outras criancinhas, é dar um salto na novela.

Isso não se faz
Tem muitas vezes, que o título da notícia não condiz com o texto. Na TV, em zilhares de ocasiões, as chamadas não correspondem com o conteúdo. O “TV Fama”, da Rede TV!, é um dos especialistas nisso.

Como caso mais recente, a maldade que fizeram com a Lívia Andrade, a partir de uma entrevista gravada na Bahia, querendo colocar palavras que ela não disse – uma crítica que não existiu a Patrícia Abravanel, com direito ainda a insinuações grosseiras da apresentadora. Bem desagradável.

Bruna Spínola como Cíntia em "Pega Pega" - Paulo Belote/Divulgação/TV Globo - Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Bruna Spínola como Cíntia em "Pega Pega"
Imagem: Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Foi que foi
Convidada para viver uma camareira, Cintia, na novela “Pega Pega” na Globo, Bruna Spínola foi além da preparação de rotina pela qual o elenco passou.

Em um hotel do Rio de Janeiro, ela viveu um dia de camareira de verdade e encarou toda a rotina de trabalho dos profissionais desta área.

Confronto
No sempre interessante e divertido “Ding Dong”, do “Domingão do Faustão”, neste final de semana, as presenças do blogueiro Hugo Gloss e do Padre Fábio de Melo enfrentando as atrizes Marisa Orth e Helga Nemeczyk.

O quadro foi mais um dos bons achados do programa.

Ibope
“Rock Story”, de Maria Helena Nascimento, encerrada na última segunda-feira, do começo ao fim confirmou seu bom desempenho de audiência.

A média do primeiro ao último capítulo, 179 no total, foi de 26 pontos em São Paulo e 27 no Rio. Uma das melhores marcas do horário.

Bate – Rebate
• Luciano Huck e sua equipe, no programa deste sábado, conferem o retorno ao Brasil de soldados da Fragata Liberal, força-tarefa da ONU comandada pela Marinha Brasileira....
• ... Após uma temporada de trabalho no Líbano, longe de suas famílias, é chegado o momento do reencontro...
• A propósito, o jornalista Márcio Bernardes, em viagem de férias, passou essa semana pelo Líbano e foi surpreendido com os elogios feitos à equipe do “Caldeirão”.
• Vários atores da Globo continuam gravando participações especiais em “Os Trapalhões”...
• ... Osmar Prado, por exemplo.
• Ao contrário de “Belaventura”, fixada para 24 de julho, na Record ainda não existe nenhuma previsão para “Apocalipse”...
• ... Por enquanto nada foi decidido quanto à data de estreia...
• ... E nem mesmo sobre o início das suas gravações.
• Domingo agora a ESPN+ transmite México e Estados Unidos pelas eliminatórias da Concacaf.
• Multishow começa a gravar terça-feira nova temporada do “Vai que Cola”, com Paulo Gustavo, Silvio Guindane e cia.
• Band e Luigi Baricelli recebem a imprensa, segunda-feira, às 11h, no estúdio do programa em Pinheiros, para falar da estreia do reality “À Primeira Vista”.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco