Topo

Coluna

Flávio Ricco


Futebol está cada dia mais indispensável na TV brasileira

Cássio e Richarlison se chocam na partida entre Fluminense e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro - Thiago Ribeiro/Agif
Cássio e Richarlison se chocam na partida entre Fluminense e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/Agif

Colunista do UOL*

24/07/2017 07h01

Um outro trabalho, agora realizado pela GfK, acaba por demonstrar e ratificar a importância do futebol como produto indispensável para a televisão dos dias atuais.

Recente levantamento aponta que, em 2017, número de até agora, o gênero –futsal, futebol de campo, futebol de praia e futebol americano– foi transmitido aproximadamente 8 mil vezes na televisão brasileira, entre jogos inéditos e reprises, impactando 64,7 milhões de pessoas em canais das TVs aberta e fechada nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas do país.

A praça mais atingida foi São Paulo, 18,6 milhões de indivíduos. Os homens são maioria entre esses telespectadores, 59% de participação, com distribuição muito igual entre as diversas classes econômicas.

A faixa etária mais presente é a de 35 anos de idade ou mais (60%), seguida por aqueles entre 25 e 34 anos (16 %) e 18 a 24 anos (11%).

Esses, como alguns pontos importantes da pesquisa, mas existem outros.

Dado interessante

Ainda da pesquisa da GfK, a Afinidade, índice que mede a concentração de audiência de um público-alvo selecionado, comparando-o com a do público total, neste quesito, o futebol é o líder disparado entre os homens.

A análise de consumo mostra que 51% assistiram às partidas, sozinhos, 43% com a companhia de mulheres e 31% na presença de outros homens.

Primeira impressão

Pelo trabalho já conferido no ar, no Viva, verifica-se que a Globo foi muito feliz na reconstrução de “Os Trapalhões”. Especialmente na escolha dos novos Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Além de parecidos, um grupo dos mais talentosos.

Rafael Cortez, que está de saída do "Vídeo Show" - Reprodução - Reprodução
Rafael Cortez, que está de saída do "Vídeo Show"
Imagem: Reprodução

Movimentação

O “Vídeo Show” passa por uma nova série de mudanças, entre elas, as saídas de Alinne Prado e Rafael Cortez. E, por motivos pessoais, Kizzy Magalhães também deixará a direção geral do programa, substituída por Aída da Silva e Leandro Meneguitti já a partir do começo do próximo mês.

Digital

Uma reunião em Brasília, nesta segunda-feira, irá confirmar ou não o desligamento do analógico em Recife nesta próxima quarta. Tudo passa a depender do percentual de domicílios habilitados para receber o digital.

Duplo comando

Extinta a figura do Diretor de Núcleo na Teledramaturgia, ficou assim a distribuição de comandos na próxima novela das sete da Globo, “Deus Salve o Rei”. Fabrício Mamberti ficará com a direção artística, enquanto Luciano Sabino, a geral.

Voltando ao Brasil

Depois de um bom período em Portugal, Aguinaldo Silva volta ao Brasil no fim de semana. No dia 1º de agosto, liberado pela Globo, irá gravar o “Persona em Foco”, do Atílio Bari, para a TV Cultura.

Detalhe

A teledramaturgia da Globo, até para evitar maiores desavisos, informa que a fila das novelas das 9 está confirmada. Depois da Glória, pela ordem, Walcyr Carrasco e João Emanuel Carneiro. Aguinaldo na sequência, com “O Sétimo Guardião”.

Mascarado

Luan Santana participa do especial "Chacrinha, o Eterno Guerreiro" - Pedro Curio - Pedro Curio
Luan Santana participa do especial "Chacrinha, o Eterno Guerreiro"
Imagem: Pedro Curio

O especial “Chacrinha, o Eterno Guerreiro”, no ar em agosto no Viva e, em setembro na Globo, resgatou a brincadeira do cantor mascarado. Coube a Luan Santana a missão de tentar enganar a plateia, cantando sucessos de Roberto Carlos. No programa, como foi no teatro, Chacrinha é interpretado por Stepan Nercessian.

Primeiro no digital

“Filhos da Pátria”, série estrelada por Fernanda Torres e Alexandre Nero, seguirá o mesmo caminho de outras produções da Globo. Vai estrear primeiro –e na íntegra– na plataforma Globo Play, em 3 de agosto, e em seguida na TV, dia 19 de setembro.

Bate - Rebate

• Está indo muito bem o “SBT Notícias”, com Analice Nicolau, nas madrugadas...
• ... Não raramente tem conseguido dividir a liderança com a Globo.
• “Hallelujah”, na voz de Rufus Wainwright, entra na trilha sonora de “Belaventura”, novela da Record...
• ... E também “Fascinação”, com Elis Regina...
• ... Por essas e se seguir por aí, podemos entender, nível dos mais elevados.
• Terceira temporada do reality “Super Chefinhos”, para o “Mais Você”, começa a ser gravada nesta semana.
• Fernando Sampaio, de “O Rico e Lázaro”, conversa com o SBT para fazer “Poliana”...
• ... Aliás, em relação a esta novela, o tempo joga a favor do diretor Reynaldo Boury...
• ... Como existe tempo pela frente para o início das gravações, a escolha do elenco está sendo feita sem correria.
• A Globo está com equipes no Rio Grande do Sul, gravando as primeiras cenas da próxima das 6, “Tempo de Amar”...
• ... Trabalhos, por enquanto, concentrados em Garibaldi e Bento Gonçalves.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco