Topo

Coluna

Flávio Ricco


A necessária e sempre estimulante abertura para o novo

Daniel Ortiz é um dos autores lançados em voo solo na Globo - Divulgação/TvGlobo/Ramón Vasconcelos
Daniel Ortiz é um dos autores lançados em voo solo na Globo Imagem: Divulgação/TvGlobo/Ramón Vasconcelos

Colunista do UOL*

28/07/2017 07h01

Aqui, até com certa insistência e independentemente da área de atuação, se bate na tecla da televisão se preocupar, a todo tempo, em dar oportunidade aos jovens valores.

Mais do que necessário, este procedimento será igualmente estimulante para os que já estão, como para aqueles que passam a participar do dia a dia dos seus trabalhos.

E é o que a Globo vem fazendo há algum tempo, mais especialmente na sua teledramaturgia. Levando-se apenas em conta a gestão do Silvio de Abreu à frente do departamento, 17 autores foram lançados em voo solo, casos de Daniel Ortiz, Ângela Chaves, Alessandra Poggi, Claudia Souto, o próprio Cao Hamburger e tantos outros.

A esta lista, some-se também os diretores. No total eram sete que estavam trabalhando em segundo plano, como assistentes ou codiretores e passaram a assinar como diretores gerais. Casos de Fred Mayrink - “Haja Coração”; Luis Henrique Rios – “Totalmente Demais” e “Pega-Pega”; Carlos Araújo – “I Love Paraisópolis” e “Os Dias Eram Assim”; Paulo Silvestrini – “Malhação: Viva a Diferença”; Vinícius Coimbra – “Ligações Perigosas” – “Liberdade Liberdade” – “Novo Mundo”; Leonardo Nogueira – “Malhação: Seu Lugar no Mundo”, “Pro dia nascer Feliz” e “Sol Nascente”; Pedro Vasconcellos – “A Força do Querer”;  Natália Grimberg – “A Lei do Amor”, e Fabrício Mamberti – “Deus Salve o Rei”.

Iniciativas que, além de revigorar, asseguram a boa continuidade dos trabalhos.

Aviso importante
Não tem ninguém, mas ninguém mesmo, confirmado e muito menos contratado para papéis adultos de “Poliana”, próxima novela do SBT.

Por enquanto, foi só formado o elenco infantojuvenil. Aliás, esse pessoal já está trabalhando com aulas de canto, música, dança e textos.

Eliminatórias
A boa repercussão alcançada pela transmissão da Copa Ouro está levando o BandSports a se interessar pelos direitos das eliminatórias da Concacaf, fase final.

Aliás, um trabalho que ela já fez no passado.

Bolso do colete
A Band está para anunciar, a qualquer momento, o novo responsável pelo seu departamento comercial.

Nome que o executivo Diego Guebel já tem escolhido para ocupar a cadeira que até bem poucos dias era de Marcelo Mainardi.

Nova vice-presidente
A Band, internamente, está passando por outro período de fortes reformulações.

Magali Leite, nome conhecido e respeitado do mercado financeiro, acaba de ser designada para ocupar a vice-presidência de Administração e Finanças do Grupo Bandeirantes. Uma profissional com bagagem de vasta experiência na vida corporativa.

Radar
Caso a Globo confirme a presença de Cauã Reymond na antecipada novela de João Emanuel Carneiro para a faixa das 21h, a equipe de “O Sétimo Guardião” já tem um plano b.

Caio Castro, atualmente em “Novo Mundo”, agrada bastante a equipe do Aguinaldo e poderá ser convocado para o papel, como protagonista.  

Marjorie Estiano é a médica Carolina em "Sob Pressão" - Mauricio Fidalgo/Divulgação/TV Globo - Mauricio Fidalgo/Divulgação/TV Globo
Marjorie Estiano é a médica Carolina em "Sob Pressão"
Imagem: Mauricio Fidalgo/Divulgação/TV Globo
Bem trabalhada
“Sob Pressão” teve seu primeiro capítulo exibido na terça-feira.

A Globo sempre trabalha muito bem os seus lançamentos, mas no caso desta série, sem qualquer erro, não será por falta de chamadas que ela não irá fazer sucesso. Foi uma das campanhas mais intensas que se tem notícia.

E o curioso...
A estreia foi na noite de terça. Mas na manhã de quarta, durante a programação jornalística, já existiam chamadas no ar para o episódio da próxima semana.

Um procedimento que, no mínimo, foge dos padrões convencionais.

Desenho
Equipes da novela “Deus Salve o Rei” já estudam os detalhes visuais da vilã de Bruna Marquezine para a novela, que estreia em janeiro na faixa das sete da noite.

Não se descarta inclusive um “cabelão”. 

Futebol francês
O SporTV 2 vai transmitir, ao vivo e com exclusividade, Paris Saint-Germain e Mônaco pela Supercopa da França, neste sábado, a partir das 16 horas, direto do Estádio de Tânger, no Marrocos.

É a quinta vez que o SporTV dá cobertura a este evento, com narração de Eduardo Moreno e comentários de Ricardo Gonzalez.

Bate – Rebate
• Neste sábado, a “Faixa Musical” do Canal Brasil traz o show “Fafá de Belém — Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso”, às seis da noite.
• Pelo menos nesses primeiros dias de exibição, a reprise de “Os Dez Mandamentos” está derrubando a audiência da Record...
• ... Não foi por falta de aviso...
• ... Entre outros problemas, a sua colocação numa faixa de horário, com público já dividido entre novelas do SBT e Globo...
• ...  Faixa de horário também que já tem um número de ligados bem definido...
• ... E a troca de público que sempre deve ser considerada e não está sendo, de um jornalístico policial para uma novela.
• ... Resultados ruins, mas perfeitamente lógicos.
• A Assessoria de Comunicação do SBT, por telefone, desmentiu nota aqui publicada, dizendo que não procede a notícia sobre mudanças na sua direção...
• ... A coluna, no entanto, reafirma que todas as informações são absolutamente verdadeiras...
• ... Todas as decisões do Artístico, Pelégio, e Programação, Murilo, agora passam a ser submetidas ao Leon Abravanel...
• ... Aliás, algo que na prática já de algum tempo vem acontecendo. A diferença é que agora só será oficializado.
• Depois do “X Factor”, da Band, Di Ferrero será um dos “especialistas” do “Popstar”, domingo, na Globo...
• ...E com ele, Baby do Brasil, Marcelo Serrado, Roberta Sá, Roberto Menescal, Paulo Ricardo, Fafá de Belém, Projota, Leila Pinheiro e o crítico Silvio Éssinger.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco