Topo

Coluna

Flávio Ricco


O mundo gira e as histórias se renovam

Peça "Dorotéia", com as atrizes Rosamaria Murtinho e Letícia Spiller  - Divulgação
Peça "Dorotéia", com as atrizes Rosamaria Murtinho e Letícia Spiller Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

31/07/2017 07h01

Dia desses foi revelado que Rosamaria Murtinho tanto fez que, autorizada pelos médicos, deixou o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para cumprir seu compromisso com o teatro, a peça “Doroteia”, ao lado de Letícia Spiller. Mesmo diagnosticada com traqueobronquite, essa foi uma rotina que se seguiu por três noites seguidas: ela saía, ia ao teatro e depois voltava para o tratamento.

Fato que me fez lembrar Baden Powell, reconhecido como um dos maiores músicos brasileiros.

A volta dele aos palcos, finalzinho dos anos 1970, estava marcada para um show no Tuca. Os responsáveis pela apresentação, em acordo com a família, tinham arrumado uma clínica, para ele poder se afastar do vício da bebida.

Durante certo período, a prática foi sempre a mesma: ele só saía de lá para ensaiar e depois se internava novamente. Rotina que se seguiu até o dia da estreia.

E uma estreia que foi maravilhosa... no primeiro ato. No segundo, cadê o Baden? Tinha fugido para um bar vizinho ao teatro e engatou o maior papo com os “amigos” de lá. E pra trazer de volta! Voltar, ele voltou, mas quase uma hora e meia depois.

Ainda assim, meio que no sacrifício, mandou ver com a mesma categoria de sempre, arrancando aplausos em pé e demorados no final.

Não é por aí
Querer jogar como crédito, na conta da Simba, o número de assinaturas perdidas pela TV paga nesses últimos tempos é mais uma tentativa das emissoras diretamente envolvidas em mascarar a verdade.

Ou mais um esforço das três – SBT, Record e Rede TV! – de tirar o foco da enorme e inoportuna besteira cometida por elas.

Conversa fora
A TV paga, desde que existe, sempre insistiu em perder para ela mesma, graças à fragilidade da programação apresentada na maioria dos seus canais.

Repetição de filmes e produção nenhuma ou sem qualidade são apenas alguns dos inúmeros problemas.

Resumo da ópera
SBT e Record, especialmente, tomaram diversas medidas nesses últimos dias, entre dispensas de funcionários e medidas de redução de despesas.

Nada mais natural num tempo de crise como o atual, só que agravado pela bobagem da Simba. Obra dos donos, que acaba caindo na conta e até dispensa de funcionários.

Tiago Abravanel é um showman - Samuel Chaves/Brazil News - Samuel Chaves/Brazil News
Tiago Abravanel é um showman
Imagem: Samuel Chaves/Brazil News
Não tem pra ninguém
No passado, Wilson Simonal ficou conhecido porque botava todo mundo na roda, levando plateias e mais plateias para cantar e dançar.

Hoje, muito daquilo que o Simonal apresentava, Tiago Abravanel vem fazendo com muito talento, revivendo com estilo a figura do showman.

Vai começar 
Especulações à parte, ainda não existe ninguém com escalação garantida na nova novela de João Emanuel Carneiro para a faixa das 21h e estreia prevista para maio de 2018.

Só a partir desta semana, o diretor da teledramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, irá se reunir com o diretor Dennis Carvalho e o próprio autor para definir os primeiros nomes.

Próxima etapa
Depois de Recife, na semana passada, a próxima etapa do desligamento analógico será nas praças de Salvador, Fortaleza, Juazeiro e Sobral.

No dia 27 de setembro.

A atriz Rafaela Sampaio - Reprodução/Instagram/rafaelasampaiooficial - Reprodução/Instagram/rafaelasampaiooficial
A atriz Rafaela Sampaio
Imagem: Reprodução/Instagram/rafaelasampaiooficial
Boa filha a casa torna
Rafaela Sampaio, jovem atriz de 16 anos, com bom desempenho em “Os Dez Mandamentos”, acaba de acertar seu retorno à Record.

E como outro nome confirmado para o elenco de “Apocalipse”.

Voz oficial
Locutor desde os 19 e já há três anos como voz oficial do canal por assinatura E!, exclusivo para TV fechada, Raul Ferreira Netto foi escolhido para ser a voz oficial do “Mundo Disney”, do SBT.

Um alguém que, embora jovem ainda, se preparou desde cedinho para tudo isso.

Time fechado
O “Dança dos Famosos” já tem todo o seu quadro de participantes fechado para a próxima edição que começa em agosto.

O diretor Henrique Mathias fará todos os esforços para segurar esses nomes até os 45 minutos do segundo tempo.

Domínio
No começo de julho, a Globo renovou domínio da marca “Linha Direta”. A volta do programa vem sendo ensaiada já há algum tempo e até roteiros foram escritos, mas entrar em produção que é bom, nada.

Considerando também a proximidade de mais uma Copa do Mundo e Eleições, fica difícil cravar essa estreia na programação de 2018. Em todo caso...

Bate – Rebate
• Celso Teixeira, número 1 da Comunicação, comemora 20 anos de Record TV.
• Bem ao encontro daquilo que se falou por aqui, “Os Dias Eram Assim” está próxima de virar o fio...
• ... Não deixa de ser um trabalho dos mais elogiáveis...
• ... Mas já está com todo jeitão de novela espichada.
• Alcançando bons resultados ou não, a atual programação da Record não sofrerá mais mudanças...
• ... Vai do jeito que está pelo menos até o fim deste ano.
• SBT vem com novela inédita na faixa da tarde, “Um Caminho para o Destino”...
• ... Produção em HD e uma das maiores audiências da Televisa nesses últimos tempos no México e Estados Unidos.
• Silvio Luiz, sempre muito ativo nas redes sociais, foi persistente em suas críticas aos buracos nas ruas de São Paulo...
• ... Tamanha insistência levou o prefeito João Doria, da China, a ligar para ele, com as devidas explicações. Culpa do orçamento.
• Silvia Pfeifer está voltando ao Brasil, depois de fazer novela em Portugal na condição de convidada especial.
• O técnico Tite, da seleção brasileira, estará nesta terça-feira no programa “Noite dos Craques”, pelo Esporte Interativo.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco