Topo

Coluna

Flávio Ricco


Aposentadoria na TV bem que poderia funcionar de maneira diferente

Silvio Santos e Carlos Alberto de Nóbrega  - Lourival Ribeiro/SBT
Silvio Santos e Carlos Alberto de Nóbrega Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Flavio Ricco

Colunista do UOL

13/08/2017 07h01

Dia desses, neste mesmo espaço, se noticiou a dolorosa demissão de alguns veteranos funcionários do SBT, vários deles vinculados a Silvio Santos muito antes do próprio SBT existir.

Evidente que ninguém aqui tem a pretensão de inverter a rotação da Terra, mas pelo menos naquilo que diz respeito às empresas de televisão e ao seu pessoal mais antigo, para toda e qualquer dispensa – e não se discute seu legítimo direito, o chamado “aviso prévio” poderia ser feito com alguns meses, até um ano antes desta saída se consumar.

Um tempo, mais que necessário, mas antes de tudo justo, para este alguém, já no ocaso da sua caminhada profissional, se preparar – não na parte financeira, mas psicologicamente - para uma nova fase da sua vida.

O mundo ideal nunca irá existir, mas antes de medalhas, diplomas, relógio de ouro ou outras costumeiras homenagens, esta seria uma medida que, além de respeitosa, aliviaria o sofrimento de muita gente.

A simples sensação de inutilidade ou não servir mais é sempre angustiante.

E olha que coisa

As duas maiores audiências do SBT, nos tempos atuais, saem de programas apresentados por pessoas com mais de 80 anos. Por acaso, Silvio Santos e Carlos Alberto de Nóbrega.

Posto de observação

Impressionante como a crise, durante esses últimos anos, mexeu com os interiores das emissoras de TV. Só como exemplo, alguns programas chegavam a reunir até 100 profissionais na equipe de produção e também outros tantos como roteiristas. Situação hoje simplesmente inimaginável. Atualmente, não é raro uma mesma pessoa bater escanteio e correr na área para cabecear.

Modelo

Serviu também para dar uma boa esvaziada em algumas redes de TV o crescimento de um novo modelo de gestão, envolvendo parcerias das emissoras com produtoras independentes como a Mixer, O2, Casablanca, Sygnus, Gullane...

Que já tem o seu próprio pessoal e entrega o produto pronto.

Futuro

Dani Suzuki, atriz e apresentadora, está se preparando para morar fora do Brasil. É uma ideia que vem alimentando há muito tempo, mas sem abandonar o mercado daqui. Tanto que fará uma série, “Baile de Máscaras”, com produção da Giros para a TV Brasil, e negocia participação no filme “Dano Moral”, de Marcos Pimenta.

Por enquanto

O acerto de Luan Santana com o Multishow foi apenas para uma série comemorativa aos seus 10 anos de carreira. Não existe nada conversado ainda sobre uma segunda temporada para o “Canta, Luan”.

Explicação 1

Apesar das referências sobre Portugal em “Tempo de Amar”, próxima novela das seis na Globo, a emissora entendeu que não havia necessidade de enviar equipes para aquele país. E reforça que a história será toda gravada no Brasil.

Explicação 2

A aldeia fictícia portuguesa, destaque dos primeiros capítulos, parece “parada no tempo” e é isolada das grandes cidades. Por isso, segundo a Globo, foi possível representar esse lugar com locações no Sul do Brasil, região de colonização europeia que preserva construções antigas, além de ter propriedades que cultivam uva, atividade presente na trama.

E por último

As cenas de partidas e chegadas foram gravadas no Porto do Rio de Janeiro e serão finalizadas com computação gráfica. A novela também utilizará fotos e filmes da época, que foram comprados da Cinemateca Portuguesa.

Débora Falabella, a Irene de "A Força do Querer" - Divulgação - Divulgação
Em “A Força do Querer”, Irene (Débora Falabella), ameaçada por Garcia (Othon Bastos), vai tratar de eliminar mais esse obstáculo
Imagem: Divulgação

Medo da chuva

A equipe do diretor Rogério Gomes trabalha forte para tirar o atraso das gravações de “A Força do Querer”. E isso inclui também uma enorme torcida para que as chuvas passem bem longe dos principais pontos de gravação.

Bate – Rebate
 

• “O Céu é o Limite” está garantido até dezembro na grade da Rede TV!...
• ...Mas, pelo entusiasmo do apresentador Marcelo de Carvalho, tudo indica que ganhará segunda temporada em 2018.
• Vinicius Vieira agora se divide entre SBT (“A Praça é Nossa”) e Multishow...
• ...O humorista caiu nas graças, tanto de Carlos Alberto de Nóbrega quanto de Tom Cavalcante.
• Estão muito adiantados os trabalhos de pós-produção da série “13 Dias Longe do Sol”...
• ...E em condições de estrear no começo de 2018...
• ...O elenco reúne, entre outros, Carolina Dieckmann, Selton Mello, Paulo Vilhena, Lima Duarte e Camila Márdila...
• Trata-se de uma parceria entre Globo e produtora O2.
• Impressionante como Drica Moraes acerta em todos os seus trabalhos...
• ....”A Fórmula” é mais um na sua extensa lista.

*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco