Topo

Coluna

Flávio Ricco


Politicamente correto está acabando com o humor na televisão

"Pânico" na Band - Reprodução/Band
"Pânico" na Band Imagem: Reprodução/Band

Flavio Ricco

Colunista do UOL

29/10/2017 00h06

“Casseta & Planeta” e “CQC” antes, e o “Pânico” agora - os dois primeiros foram sepultados há algum tempo, enquanto o terceiro, tudo indica, não passará de dezembro na Band, com agravante ainda de um futuro sombrio para a sua sequência em outro lugar.

As opções são poucas. Vários fatores colaboraram para o mau desempenho desses programas, como desgaste da fórmula, reposição (nunca à altura) de profissionais que optaram por encarar novos desafios... e, ainda, na opinião de muitos que passaram por esses produtos, a tenebrosa era do politicamente correto.

Rafael Cortez, durante a festa do “Profissionais do Ano”, contou para a coluna que o “CQC” não teria sentido nos dias de hoje, onde quase tudo é proibido. Há várias limitações para o humor que faziam.

O escritor e produtor de cinema Paulo Cursino não pensa diferente: “Vivemos a era do politicamente correto, do humor amestrado”. Diz mais: “Não se pode fazer piada com mais nada porque tudo é motivo de processo”.

E o que isso tem a ver com o “Pânico”? Simples, o “Pânico” deixou de ser o “Pânico”, principalmente em sua fase de Band. Colocou a ousadia, que foi sua marca, no bolso, para continuar existindo, devido a vários processos e até limites impostos pela própria emissora. O (provável) fim não surpreende. 

Christine Fernandes - Munir Chatack / Record TV - Munir Chatack / Record TV
A vilã Sammu-Ramat (Chirtine Fernandes) terá um fim trágico em "O Rico e Lázaro"
Imagem: Munir Chatack / Record TV
Fim da vilã
Na próxima sexta-feira, a Record exibe a cena da morte de Sammu-Ramat, personagem vivida por Christine Fernandes em “O Rico e Lazaro”.

A vilã vai assassinar seu grande amor, Nebuzaradã (Ângelo Paes Leme) e, depois de um surto psicótico, acaba se jogando da varanda de um palácio.

Não tem erro
“Sal da Terra”, título provisório de uma trama contemporânea, foi aprovada para a fila das 18h da Globo.

A novela leva assinatura de Duca Rachid e Thelma Guedes, que já entregaram vários capítulos. Substituirá “Orgulho e Paixão”, no segundo semestre de 2018.

Regressiva
Na primeira semana de novembro, serão concluídas as filmagens de “O Candidato Honesto – 2”, com Leandro Hassum e Rosanne Mulholland. Brasília irá servir de locação para as últimas cenas do filme.  

Dois tempos
Brasil e México estão com edições do reality “Exathlon” em gravação na República Dominicana. Ambas comandadas por profissionais da produtora turca Acun Midya.

Elenco
Guta Stresser, mais conhecida como a Bebel de “A Grande Família”, está na mira da Globo para o elenco de “Malhação – Vidas Brasileiras”. Carmo Dalla Vecchia, idem.  

A jornalista Daiana Garbin - Divulgação / Mauricio Nahas  - Divulgação / Mauricio Nahas
A jornalista Daiana Garbin
Imagem: Divulgação / Mauricio Nahas
Lançamento
“Fazendo as Pazes com o Corpo”(Sextante), livro da jornalista Daiana Garbin, terá sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, nesta segunda-feira.

Evento a partir de 7 da noite.

Premiação
Protagonizada por Alexandre Moretzsohn e Chico Penafiel,  “Hells”, sobre dois corruptos em fuga que resolvem ir para Curitiba acabar com a operação Lava Jato, está concorrendo como melhor série de ação na terceira edição da Rio Webfest 2017, além de outras quatro categorias.

O evento vai acontecer entre 16 a 19 de novembro na Cidade das Artes.

Isabella Santoni estará na comédia "Missão Cupido" - Divulgação - Divulgação
Isabella Santoni estará na comédia "Missão Cupido"
Imagem: Divulgação
Comédia romântica 
O diretor Rodrigo Bittencourt começou a rodar, no Rio, a comédia romântica “Missão Cupido”, sobre uma batalha entre a Morte e um Anjo da Guarda.

O elenco reúne Isabella Santoni – atualmente na “Dança dos Famosos”, Agatha Moreira, Lucas Salles, Victor Lamoglia, Thais Belchior e Rafael Infante.

Filhote
A Globo Filmes vai produzir um trabalho derivado da novela “Novo Mundo”. E movimentando os tipos vividos por Vivianne Pasmanter, a Germana, e Guilherme Piva, o Licurgo. Para 2018.

Ator e diretor  Neco Villa Lobos, da minissérie ‘Ilha de Ferro’ - Divulgação - Divulgação
Ator e diretor Neco Villa Lobos estará em "Ilha de Ferro"
Imagem: Divulgação
Nova série da Globo
Com vários trabalhos no cinema e na televisão, como  “Chiquinha Gonzaga”, “Meu Nome Não é Johnny”, “Dois Coelhos”, entre outros, o ator e diretor Neco Villa Lobos também foi chamado para “Ilha de Ferro”, nova minissérie da Globo.

Ele viverá um dos trabalhadores de uma plataforma de petróleo, ao lado de Sophie Charlotte, Roney Vilela, Thogum, Milhem Cortaz e Jonathan Azevedo.

Bate-Rebate
• Empacou no GNT a ideia de uma terceira temporada para a série “3 Teresas”...
• ...O roteiro até existe, mas não se sabe quando sairá do papel...
• ...Cláudia Mello, uma das protagonistas, inclusive, já foi para a Record gravar a novela de Cristianne Fridman.  
• Com a chegada de Pamela Tomé, a Globo fechou os principais nomes da novela “Orgulho e Paixão”.
• O “Fantástico” recebeu sinal verde para exibir em dezembro o clipe, com o tema de abertura da novela “Deus Salve o Rei”, cantado pela norueguesa Aurora.
• O diretor Alexandre Avancini não tem data para voltar às novelas da Record...
• ...Sua prioridade é cuidar dos filmes de Edir Macedo.
• As Rádios Vanguarda e a TV Sorocaba SBT promovem neste domingo, mais uma “Festa Show”, em comemoração ao aniversário das emissoras...
• ...O evento, que também comemora os 60 anos do grupo, vai acontecer na Anzu Hall, com participações de Paula Mattos, Munhoz e Mariano, Gustavo Mioto, Hugo e Tiago, Rionegro e Solimões, entre outros.
• “Cem Milhões de Uns”, nova campanha da Globo, foi dirigida por João Simi. Entenda-se produtora Mixer.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco