Topo

Coluna

Flávio Ricco


Jornalismo: Depois de Joseval, Rachel Sheherazade é a nova questão do SBT

Rachel Sheherazade se despede de Joseval Peixoto no "SBT Brasil" - Reprodução/SBT
Rachel Sheherazade se despede de Joseval Peixoto no "SBT Brasil" Imagem: Reprodução/SBT

Colunista do UOL*

08/01/2018 00h06

Com a saída de Joseval Peixoto, no final do último mês, foi definido que a dupla titular do "SBT Brasil" será composta por Rachel Sheherazade e Carlos Nascimento.

Resta saber: até quando?

O contrato da Rachel vence na metade deste ano. Em 2011, quando atendeu ao chamado do SBT, ela chegou numa condição bem diferente da atual. Tinha liberdade para opinar sobre os mais diversos assuntos, como sempre fez na TV Tambaú, inclusive nas críticas que ficaram famosas ao Carnaval da Paraíba, responsáveis por chamar a atenção de Silvio Santos.

Porém muita coisa mudou desde a sua chegada até aqui.

De um determinado momento em diante, não foi mais permitido a ninguém, em nenhum telejornal da casa, qualquer outra intervenção que não fosse a leitura pura e simples do noticiário.

Recado direto.

Uma decisão que, na entrega do último Troféu Imprensa, num frente a frente, Silvio Santos foi ainda mais incisivo: "Eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz. Foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser falar sobre política, compre uma estação de TV e faça por sua própria conta".

E aí vem a dúvida: se ela, Rachel, acabou se curvando às condições impostas e se o SBT se deu por satisfeito em tê-la apenas como apresentadora de telejornal.

E tem mais

Não bastasse isso, em um "manual", escrito de próprio punho, Silvio Santos foi muito claro no item "pessimismo dispensável".

De acordo com ele, o tom de otimismo precisa ser destacado em todo e qualquer noticiário. A mensagem de que sempre é possível dar a volta por cima deve prevalecer em toda e qualquer situação.

Cidade fantasma

As demissões no Grupo Bandeirantes se alastram por diferentes áreas. Determinados setores, de tão desfalcados, terão dificuldades para continuar funcionando. Esta segunda-feira promete ser mais um dia de forte tensão nos seus interiores.

Bom humor

Eduardo Sterblitch é a novidade no elenco da quinta temporada do "Tá no Ar", a partir do dia 23, na Globo.

Em um dos seus personagens, ele interpreta o comissário de voo da companhia Bevilacqua Airlines.

O humorista Eduardo Sterblitch, novidade no elenco de "Tá No Ar" - João Miguel Júnior/Globo - João Miguel Júnior/Globo
O humorista Eduardo Sterblitch, novidade no elenco de "Tá No Ar"
Imagem: João Miguel Júnior/Globo


Produção independente

A Rede TV! terá algumas novidades na sua grade de domingo, após o Carnaval.

Dentre elas, um programa de variedades, produção independente, com musicais e brincadeiras, dirigido por Walter Leite e comandado por Patty Morais.

Assim, assim...

"Pega Pega", da Globo, terá seu último capítulo exibido na noite desta segunda.

Foi só mais uma novela. Se deixar saudades, será para muito poucos. Vai terminar tão silenciosamente como começou.

TV paga

O Discovery vai exibir no dia 18, às 23h50, o documentário "Mundo Inovação - Engenharia Verde", sobre os bastidores da obra de duplicação no trecho da Serra do Cafezal - Rodovia Régis Bittencourt.

Trabalho em parceria, Mixer Filmes com a Arteris, empresa que administra a Régis. Original, né? Jornalisticamente, para justificar tanto, deve se tratar de algo do outro mundo.

Perigo na área

Os números de uma e de outra são pequenos, daí se agravar mais o fato. O caso é que o SBT tem colocado média de 1,5 ponto acima da Record todos os dias.

Na quinta-feira, último índice apontado foi até maior, 1,7. Nas 24 horas: 5,9 contra 4,2.

Miguel Falabella - Foto Rio News - Foto Rio News
Miguel Falabella
Imagem: Foto Rio News

Concorrência interna 

A Globo está com muitos produtos ainda para encaixar na sua grade este ano. Uma disputa por espaço sempre muito intensa.

"Brasil a Bordo", de Miguel Falabella, por exemplo, foi inteiramente gravada, colocada à disposição no streaming, e também já está com chamadas anunciando sua exibição na aberta. Só não anuncia quando. Um caso, entre tantos.

Bate - Rebate
• "A Praça é Nossa", em mês de reprises, deu 11 pontos de média na quinta-feira, em SP...
• ... Em boa parte da sua exibição, ficou à frente da Globo.
• O canal Sony e a Chocolate Filmes iniciam na sexta-feira, em São Paulo, as gravações da segunda temporada da série "(Des)Encontros"...
• ... Julianne Trevisol, Jacqueline Sato e Gil Coelho estão confirmados no elenco. Direção de Rodrigo Bernardo.
• O processo de redenção de Gael, Sérgio Guizé, em "O Outro Lado do Paraíso" vai começar no capítulo de sexta-feira...
• ... É quando ele procura Mercedes (Fernanda Montenegro) para tentar exorcizar seus "demônios"...
• ... Os ressentimentos do passado, porém, acabam provocando uma recepção nada amistosa...
• ... Inicialmente, vai ser na base da espingarda.
• A Record vai realizar uma grande reforma, neste começo de ano, na antiga locação de "A Fazenda" em Itu, conhecida como Toca dos Leões...
• ... Como não existe mais o desejo de fazer o programa naquele espaço, resta saber qual o destino que será dado ao local.
• Milton Cunha será um dos embaixadores de uma ação social, do Carnaval carioca deste ano, recebendo na primeira noite no camarote corporativo Europa Brasil, do setor 5 especial, 400 jovens e adolescentes de projetos sociais educativos e esportivos.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco