Topo

Coluna

Flávio Ricco

Band define 2018 como ano de transformação e investe em "grade família"

Divulgação / Band
Novo diretor artístico da Bandeirantes, o argentino Guillermo Pendino Imagem: Divulgação / Band
Flávio Ricco Flavio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

Flavio Ricco

Colunista do UOL

28/01/2018 00h06

Novo diretor artístico da Bandeirantes, o argentino Guillermo Pendino define bem os objetivos da casa para a atual temporada: “será um ano de transformação”. Transformação esta por meio da montagem de uma grade diversificada de conteúdos e com um objetivo claro: “oferecer opções para toda a família”.

Pendino bate muito na tecla “família”. Por aí entenda-se que coisas apelativas, feitas apenas para dar audiência, não terão vez nessa “nova” Band, que passou por uma série de mudanças nos seus bastidores recentemente, mexendo com cargos importantes.

Abriu mão de executivos como Marcelo Mainardi(comercial), Diego Guebel (artístico), Marcelo Meira (VP), entre outros, extinguiu dezenas de postos de trabalho por conta da crise... Mas, que agora, junta forças para lançar uma nova programação.

A estreia do Amaury Junior, ontem, segundo Pendino, foi só o começo. O trajeto inclui a transmissão do carnaval em fevereiro e a estreia da Cátia Fonseca no mês seguinte.

De acordo com o executivo, ainda em março haverá outras estreias. Nesse pacote, admite, encontra-se um programa “para o fim de semana”, conforme antecipado neste espaço, sob o comando de José Luiz Datena, já em tempo de formatação e também um projeto para as manhãs com Ana Paula Padrão.

O fato é que a Band encontra-se em um recomeço dentro de um cenário-país tão complicado. Mas promete dar um passo de cada vez.

O ano todo
O novo responsável pelo artístico da Band não estabelece períodos para estreias na programação. Se depender dele, o ano começará sempre em janeiro – e não depois do carnaval. E justifica: “se o conteúdo for interessante, o público vem”.

Aliás...
Como já foi destacado por aqui em várias oportunidades, a impressão que se tem é que apenas a Globo pensa sua grade o ano todo. Há várias TVs ainda vivendo de reprises e isso ainda vai se estender para fevereiro, parte de março.

Organização
Sobre esse planejamento da Globo, já se sabe inclusive que em janeiro de 2019 haverá a estreia da série “Se Eu Fechar os Olhos Agora”, escrita por Ricardo Linhares e baseada em obra do jornalista Edney Silvestre.

Elenco de primeira, liderado por Antonio Fagundes, Mariana Ximenes, Débora Falabella, Murilo Benício e Gabriel Braga Nunes.

Tema
“Se Eu Fechar os Olhos Agora” aborda a história de dois garotos que encontram o corpo de uma linda mulher, Anita, que foi morta e mutilada, às margens de um lago.

Eles não aceitam a explicação oficial do crime - o culpado seria o marido, motivado por ciúme. Assim, começam uma investigação, ajudados por um ex-preso político da ditadura Vargas.

Renato Rocha Miranda/TV Globo
A atriz Thainá Duarte Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo
Começa com ela
Thainá Duarte foi a escolhida para viver Anita nos primeiros capítulos de “Se Eu Fechar os Olhos Agora”.

Paulistana do bairro de Santana, ela tem poucos trabalhos no vídeo e estreou na Globo, em “I Love Paraisópolis”.   

Estreia
O canal Combate estreia nesta segunda-feira, às oito da noite, a série “Futuros Campeões”. Produzida em parceria pelo canal, o UFC e a Academia de Filmes, tem o comando de Marcelo D2 e, ao longo de oito episódios, apresenta a trajetória de lutadores da maior companhia de MMA do mundo.

Em cada episódio, haverá uma música interpretada pelo rapper Xis, composta pelo próprio artista e pelo roteirista Fernando Salém.

Tem pressa
A Bandeirantes pretende estrear o programa da Cátia Fonseca ainda no começo de março. Diariamente, ao vivo, na faixa da tarde.

Virada 
Direção da Globo agora muito satisfeita com os índices alcançados por “O Outro Lado do Paraíso” em praças como São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras.

Após as mudanças no roteiro, a novela do Walcyr decolou de vez e sua exibição, a princípio, vai até maio. E pensar que alguns chegaram até a apostar que a história seria encurtada. O autor deu a resposta em campo. 

Streaming
A produtora Floresta, responsável pelo sucesso “Lady Night”, do Multishow, finalizou as gravações da série “Além da Ilha”, estrelada por Paulo Gustavo e que também reúne Letícia Lima, Katiuscia Canoro, Gabriel Godoy, André Mattos e Guilherme Piva.

Um trabalho endereçado à nova plataforma de vídeo over-the-top (OTT) do Grupo Globo, que pode unir conteúdos de TV aberta, paga (Globosat) e exclusivos digitais.

João Miguel Junior / Globo
Alessandra Negrini será Susana, vilã em “Orgulho & Paixão” Imagem: João Miguel Junior / Globo
De época
Alessandra Negrini está inteiramente dedicada a Susana, sua vilã em “Orgulho & Paixão”, substituta de “Tempo de Amar”.

Nesta história de época, que tem seus personagens livremente inspirados no universo da escritora inglesa Jane Austen, ela vai fazer de tudo para atrapalhar o romance de Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathalia Dill). Estreia marcada para 20 de março.

Distribuidora
Até pela ausência de títulos de impacto na sua programação, tudo indica que o SBT desistiu mesmo de correr atrás de uma boa distribuidora de filmes.

O próprio “Cine Espetacular”, considerado sua “Tela Quente”, não incomoda mais a concorrência como no passado.  

Bate – Rebate
• Quer saber? Muito bom o programa “O Sócio”, recente estreia da Band nas noites de quinta.
• A equipe de produção do extinto “Legendários”, do Mion, voltou das férias...
• ...Os profissionais, agora, vão aguardar definições na Record. 
• Começo de ano na televisão paga também não deixa de ser um sofrimento...
• ...Basta verificar o “espetáculo” das reprises...
• Julia Dalavia é o nome que as autoras Thelma Guedes e Duca Rachid não abrem mão...
• ...Querem a moça, atualmente em “O Outro Lado do Paraíso”, como par romântico de Renato Góes em “Travessia”, novela na fila das 18h.
• Durante evento com a imprensa, terça-feira, na sede da Band, novamente foi comentada a possibilidade de um programa com o Carioca...
• ... Mas de oficial com ele até agora não tem nada.
• Deu uma boa esfriada no projeto de um novo programa de entretenimento para as tardes de domingo da Rede TV!...
• ...Na verdade, seria compra de horário. Mas até aqui...
• “Cidade dos Homens”, parceria Globo e O2, se garantiu em 2019.

• Cristina Biscaia, roteirista formada na Master Class 4 de Aguinaldo Silva, foi contratada pela Globo e passa a colaborar em “Deus Salve o Rei”.


*Colaborou José Carlos Nery
 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!