Topo

Coluna

Flávio Ricco


Implantação do digital reafirma vitalidade da TV aberta

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL*

29/01/2018 00h06

Está para sair decisão se nesta quarta-feira será desligado o analógico em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Talvez haja risco de adiamento, ainda que pequeno de uma ou outra, mas com elas se completará um ciclo importante, vitorioso em quase todos os aspectos.

Os números impressionam.

Até agora já foram distribuídos algo muito próximo a 7 milhões e 650 mil kits aos beneficiários dos programas sociais do governo e do Bolsa Família. O total de domicílios atingidos a partir da implantação do sistema digital em cidades como São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Vitória, Campinas, Ribeirão Preto, Goiânia, Franca e Fortaleza é de 22 milhões, equivalente a 65 milhões de pessoas, quase uma França.

E o que é importante: o consumo da TV cresceu 1% em 2017. Globo com 4% e Record, 2% alcançaram seus melhores resultados desde 2011, ao mesmo tempo em que os canais pagos observaram queda de 3%.

O processo da digitalização, além dos benefícios já conhecidos, atesta a força e vitalidade da TV aberta, uma senhora às vésperas de completar 70 anos, esbanjando mais saúde do que nunca.

Bandidagem
Não bastasse a crise, impiedosa na vida de meio mundo, a TV paga tem na pirataria, com toda certeza, o maior dos seus problemas.

As iniciativas colocadas em prática, pelo menos até aqui, não foram suficientes para inibir a ação dos contraventores.

Tamanho do prejuízo
O Senado Federal estuda projeto para tornar essa prática um crime e a Receita Federal vem destruindo aparelhos apreendidos.

Existem estimativas que número próximo a 3,3 milhões de lares tenham acesso pirata à TV paga, o que provocaria uma perda de R$ 6 bilhões por ano, entre receitas para as empresas e impostos.

A céu aberto
O que se vê, no entanto, é que os tais conversores piratas continuam sendo vendidos livremente no comércio das grandes cidades.

Por exemplo: na rua Santa Ifigênia, em São Paulo, conhecida pela imensa quantidade de lojas de artigos eletrônicos.

E mais
A continuar do jeito que está, sob o risco dos conversores piratas continuarem vendendo cada vez mais, os empregos de milhares de profissionais que trabalham na indústria da TV paga estarão ainda mais ameaçados.

Pessoal que vai desde a produção até as equipes de engenharia e infraestrutura.

Fora do normal
Acostumado a gravar dia sim, dia não no SBT, Silvio Santos surpreendeu sua equipe, dando folga para toda sua produção no feriado prolongado de São Paulo.

Ou seja, de quarta até esta segunda-feira. Os trabalhos serão reiniciados amanhã.

A propósito
Carlinhos Aguiar, depois de sair e voltar, acaba de acertar novo contrato com o SBT. Assinou por mais um ano.

Aliás, 12 meses, por norma estabelecida, passou a ser a duração máxima de todos os compromissos na casa.

Até segunda ordem
Por enquanto, todos os trabalhos da teledramaturgia da Record estarão resumidos às novelas bíblicas. Agora, “Apocalipse”, depois, “Jesus” e assim por diante.

Quanto ao segundo horário, o que seria destinado a “Topíssima”, nada resolvido. Talvez no segundo semestre.

Por outro lado
Com segundo horário de novela ou não, a tendência é que a Record, ainda no decorrer deste ano, amplie o seu trabalho na produção de séries.

Em esquemas de parcerias, evidentemente. Já existe muita coisa encaminhada nesse sentido.

Natanael (Juca de Oliveira) tem ataque cardíaco diante de Duda (Glória Pires)  - Globo / Raquel Cunha - Globo / Raquel Cunha
Natanael (Juca de Oliveira) tem ataque cardíaco diante de Elizabeth (Glória Pires)
Imagem: Globo / Raquel Cunha
Última cena
“Foi maravilhoso trabalhar com você, Juca e como autor, agradeço imensamente a contribuição que deu à novela 'O Outro Lado do Paraíso'. Ainda vamos nos encontrar em muitos outros ‘Paraísos’”.

Agradecimento de Walcyr Carrasco a Juca de Oliveira. Natanael, em cena com Elizabeth (Glória Pires) se despede hoje da trama.

Mudança
Cláudio Cordeiro não é mais editor-chefe do “Café com Jornal” na Band. Em seu lugar assume a editora-executiva Renata Veneri.

Mas tem todo um esquema atrás disso: o Cláudio é quem vai dirigir “Tempo de Mulher”, na mesma casa, o novo programa feminino da Ana Paula Padrão.

Estreia prevista para março e exibição das 9h30 às 11h00.

Marco Pigossi e Alice Wegman em cena de "Onde Nascem os Fortes" - Divulgação / TV Globo - Divulgação / TV Globo
Marco Pigossi e Alice Wegman em cena de "Onde Nascem os Fortes"
Imagem: Divulgação / TV Globo
Cuidados redobrados
“Onde Nascem os Fortes”, nova supersérie da Globo, está recorrendo muito ao chamado plano sequência em seus trabalhos, a pedido do diretor José Luiz Vilamarim. E isso tem exigido uma atenção redobrada de todo o elenco no momento do “gravando” porque, em caso de erro, não tem jeito: precisa repetir todo o “trajeto”.

Plano sequência é uma ação com longo período de duração, no qual a câmera realiza um movimento contínuo, sem ocorrência de cortes e em apenas um take.

Bate – Rebate
•     Na volta ao Brasil em junho, o correspondente Márcio Gomes, atualmente no Japão, entre outras funções poderá ser o “regra 3” da Renata Lo Prete no “JG”.
•     Tom Cavalcante vai receber Rosemary nas gravações desta terça-feira do seu novo programa do Multishow, ainda sem estreia definida...
•     ...Logo depois, humorista e cantora vão embarcar no novo cruzeiro de Roberto Carlos.
•     Alexandre Porpetone retomou seu trabalho nas gravações do “Jogo dos pontinhos”...
•     ...Quadro do “PSS” que continuará acionando a bailarina Rafaella  Viscardi.      
•      De volta da Argentina, a atriz Cris Lopes passa a se envolver com as filmagens de “Bia (2.0) “. É uma participação especial...
•        ... Longa com direção de Cristiano Calegari e Lucas Zampieri, com Maju Souza e Ghi Lobo nos principais papéis.
•       Noemi  Gerbelli e Supla estarão nos capítulos da novela “Carinha de Anjo” desta semana.
•       Luiz Megale volta hoje ao comando do “Café com Jornal”...
•       ...E Juliano Dip, que o substituiu, à reportagem na Band.
•       O empresário Rinaldi Faria, criador da dupla Patati e Patatá, está conversando com a TV Gazeta de SP...
•       ...Ele poderá ser o responsável por um programa noturno diário, mas que não envolve os palhaços.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco