Topo

Coluna

Flávio Ricco


A TV de hoje é um espelho perfeito do rádio de ontem

Regina Volpato assume comando do "Mulheres" como substituta de Catia Fonseca - Reprodução/TV Gazeta
Regina Volpato assume comando do "Mulheres" como substituta de Catia Fonseca Imagem: Reprodução/TV Gazeta

Colunista do UOL*

09/04/2018 00h06

Repare você mesmo como, nas voltas que o mundo dá, a televisão passou a se valer muito mais daquilo que o rádio fazia no passado, ou mais intensamente nos anos 1970 e 1980.

E que, hoje, está muito mais "conversada" do que sempre foi.

Na Globo, começa com a Ana Maria Braga e passa para a Fátima Bernardes. A Rede TV! tem a Sonia Abrão, o tempo todo falando com os seus telespectadores e colaboradores, assim como a Cátia Fonseca na Band e a Regina Volpato no "Mulheres", da Gazeta. E isso sem colocar o jornalismo no meio.

Aos telespectadores, desses e de tantos outros programas, é perfeitamente possível saber o que está acontecendo, sem necessariamente ficar o tempo todo de olho na imagem. Basta aumentar o volume e acompanhar o que é dito.

O rádio, como colocado lá em cima, teve uma época em que se deu muito bem com isso, mas a ganância dos seus donos e responsáveis, interessados no dinheiro mais fácil, via repasse de horários para igrejas, deu no seu penoso estado atual.

Agora é torcer para que a TV, apesar dos já existentes espaços minados, pare por aí. Que jamais tome o mesmo caminho.

Senhor da razão

Tem coisas na vida que são difíceis de acreditar: sabia que, dia desses, José Luiz Datena foi convidado para jantar com Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da Record? Tendo o Comandante Hamilton de testemunha?

Pois é, os dois, até então, eram considerados inimigos mortais, desde a última passagem do Datena por lá. Nada como o tempo.

Combinado assim

A Record, como não possui os direitos de transmissão, já tem observado cuidados com a sua grade de programação, diante da Copa da Rússia que vem aí. Certo é que nenhuma estreia irá acontecer durante a sua realização.

Moisés (Guilherme Winter) - Reprodução/Record - Reprodução/Record
Moisés (Guilherme Winter) velho, após passagem de tempo na segunda temporada de "Os Dez Mandamentos"
Imagem: Reprodução/Record

Então olha

Agora em maio a reprise de "Os Dez Mandamentos", no horário das 19h45, chegará ao fim. 

E será substituída pela parte 2 do mesmo "Os Dez Mandamentos". Aqui, uma pela outra, sem alterar rigorosamente nada na ordem das coisas.

Porém...

"Apocalipse" não tem data para terminar. Do jeito que vai, serão ainda mais quatro meses pela frente. "Jesus", a sua substituta, para não complicar a vida, só irá estrear depois da Copa do Mundo.

Finalistas

Isabelly Morais, Renata Silveira, Manuela Avena, Luciana Zogaib, Natália Lara e Gaby de Saboya são as seis finalistas que estão sendo treinadas para narrar a Copa do Mundo nos canais Fox Sports. Um trabalho muito bem conduzido pela Vanessa Riche.

Parte de tudo

João Guilherme e Nivaldo Prieto também estão participando diretamente deste processo de seleção do Fox Sports. Paulo Vinicius Coelho vai apresentar uma palestra para as escolhidas e duas fonoaudiólogas também foram envolvidas no projeto.

Em reformas

O "Rede TV News", discretamente, está passando por modificações bem importantes em sua estrutura e na parte editorial. Além de um novo pacote gráfico, agora será obedecido um tempo mínimo e máximo para todas as reportagens. A ideia, inclusive, é estreitar ainda mais as relações com as mídias sociais.

O que é ruim

O problema é que o mundo mudou e a Rede TV! insiste em fazer jornalismo com hora marcada, só à noite, no "Rede TV News" e no "Leitura Dinâmica". Durante o dia, esquece. A intervenção do seu jornalismo é nenhuma, porque a grade de programação não permite.

Resgate

A partir de sexta-feira, Joaquim Lopes inicia sua participação na novela "Orgulho e Paixão", como Olegário, e em cena com Alessandra Negrini, a Susana, sua ex-mulher, que irá resgatá-lo de um bordel, maltrapilho e com barbas e cabelos compridos.

A ideia dela é usá-lo para cortejar Elisabeta (Nathalia Dill), e assim atrapalhar o romance da mocinha com Darcy (Thiago Lacerda). Em troca do trabalho sujo, a vilã promete lhe comprar ternos novos e um banho de loja.

Joaquim Lopes - Globo/Marília Cabral - Globo/Marília Cabral
Joaquim Lopes e Alessandra Negrini em cena de "Orgulho e Paixão"
Imagem: Globo/Marília Cabral


Galera

O novo "Show do Esporte com Milton Neves", previsto para estrear dia 15 na Band, vai ter direito a plateia, informa o apresentador. Juju Salimeni, Fernanda Colombo, Marília Ruiz e Rogério Morgado também integram o time do programa.

Bate - Rebate
•       Mayana Neiva vai deixar "O Outro Lado do Paraíso" bem antes dos momentos finais...
•       ... Leandra, a personagem, encerrará seus dias de bordel para viver com Miro (Gustavo Trestini).
•       "Assédio", série inspirada em "A Clínica - A Farsa e os Crimes de Roger Abdelmassih", de Vicente Vilardaga, escrita por Maria Camargo, agora só aguarda o momento de exibição no streaming da Globo...
•       ... Os trabalhos foram inteiramente concluídos pela equipe da diretora Amora Mautner...
•       ...A trama terá como foco a história das mulheres que ajudaram a capturá-lo. Antonio Calloni vive o protagonista...
•       ... Paolla Oliveira, com direito a caso de polícia nos bastidores de "Assédio", faz a mulher dele, Larissa Sacco.
•       Ninguém deve esperar para este ano a abertura de um segundo horário de novelas inéditas na Record...
•       ... Como definitivo, já existe a ordem de seguir só com as religiosas...
•       ... "Topíssima", anunciada como substituta de "Belaventura", que há muito terminou, vai continuar no banco de reservas...
•       ... Se um dia vier a ser produzida, só do ano que vem em diante. Antes, sem chance.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco