Topo

Coluna

Flávio Ricco


Classe C representa maior público da quarentona "Sessão da Tarde"

Cena de "Ghost: Do Outro Lado da Vida ", campeão da Sessão da Tarde - Reprodução
Cena de "Ghost: Do Outro Lado da Vida ", campeão da Sessão da Tarde Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

16/09/2018 00h06

De acordo com dados do Kantar Ibope, a “Sessão da Tarde”, um dos mais antigos espaços de cinema da Globo – completou em março 44 anos – tem na chamada “Classe C” o seu maior público: 50%. Segundo o mesmo instituto, AB, 25% e DE, 25%. Como outro detalhe interessante, é mais vista pelo público feminino: 60%.

Como se observa, dentro de um cenário nacional, atinge diariamente diferentes “consumidores”, outros mais, outros menos, e permanece intocável na programação, apesar dos tantos falatórios que poderia dar lugar a um produto nacional.

Não foram poucas as informações de bastidor, nos últimos anos, que seria substituída, algo que a Globo nunca confirmou, mesmo diante dos momentos mais complicados de sua audiência. Por aqui mesmo já se falou sobre isso.

A “Sessão da Tarde”, que também exibe filmes inéditos, é sempre uma boa janela para matar a saudade de vários clássicos, em especial aqueles que fizeram a alegria e emocionaram tanta gente.

E sua permanência no ar, também, se justifica, pelo fato de a emissora precisar honrar contratos com os principais estúdios americanos, como Disney, Warner, Sony, entre outros, mesmo com esses filmes completamente esvaziados pela TV paga e streaming.

Pioneiro

A HBO está programando para março do ano que vem, a estreia de “Santos Dumont – mais leve que o ar”, com João Pedro Zappa interpretando o brasileiro pioneiro da aviação.
A série também reúne no elenco Alex Slama, fazendo o francês Antoine Blesson, um balonista do Aeroclube de Paris.

Plano de trabalho

Todos os envolvidos no “Dancing Brasil”, da Record, precisam obedecer a um total de 24 horas de preparo para a dança de estreia no programa. Até para ninguém fazer feio no primeiro programa.

Depois, a carga será diminuída para 12 horas por semana.

Pausa

As gravações da segunda temporada da minissérie “Ilha de Ferro”, protagonizada por Cauã Reymond, sofrerão uma interrupção no próximo dia 17, por causa de compromissos assumidos pelo elenco.

Os trabalhos serão retomados em 5 de novembro e se estenderão até 2 de fevereiro.

Jessica Ellen e Gabriel Godoy - Ramón Vasconcelos/Globo - Ramón Vasconcelos/Globo
Imagem: Ramón Vasconcelos/Globo
Assédio - 1

Jéssica Ellen e Gabriel Godoy formam o casal Daiane e Leandro na minissérie “Assédio”, prevista para ir ao ar no dia 21 no Globoplay. Daiane é a melhor amiga de Glória(Mariana Lima), mulher do médico-estuprador.

“Assédio” conta a história de uma rede de mulheres que se forma para denunciar uma série de abusos sexuais cometidos por um médico bem-sucedido e respeitado: Roger Sadala(Antonio Calloni). Qualquer semelhança com fatos ou pessoas não será mera coincidência.

Assédio - 2

Tudo acontece a partir das denúncias de uma mulher, momento em que ela decide romper o silêncio e torna público o que até então era restrito às paredes do consultório.?

A obra é livremente inspirada no livro “A Clínica: A Farsa e os Crimes de Roger Abdelmassih”, de Vicente Vilardaga.

Alguém se lembra?

Vendo essa “surra” de formatos de fora por aqui, na aberta e fechada, alguém seria capaz de se lembrar do último grande formato criado pela televisão brasileira? Difícil, né?

Tomaram conta.

E outra

Por acaso a gigante mexicana Televisa parou no tempo? No campo da teledramaturgia, parece que perdeu o bonde da história. O silêncio é gigantesco, bem ao contrário de outros carnavais.

Nem no SBT, parceiro de longa data, parece existir o mesmo entusiasmo de antes.

Termômetro

Na Globo, há uma aposta forte que sairá “coisa boa” dessa união entre Amora Mautner e Walcyr Carrasco na faixa das 21h.

Basta para isso os dois se entenderem.

Distância

Serro Azul, a fictícia cidade de “O Sétimo Guardião”,  substituta de “Segundo Sol”, vai se colocar como uma típica região do interior, pacata e cercada por montanhas, onde avanços tecnológicos como internet e telefonia celular ainda não chegaram.

Daí a necessidade de um antigo “orelhão”, que já foi devidamente providenciado pela cenografia e contrarregras.

O guarda-costas

Ainda em “O Sétimo Guardião”, Marcello Novaes fará o Sampaio, guarda-costas de Valentina – Lília Cabral. Mas um guarda-costas do mal, que executa todas as vilanias da patroa.

Novaes o define como um vilão de “humor ácido”.

Talento de sobra - César Alves/TV Globo - César Alves/TV Globo
Emiliano, Irene e Santa Cruz em "Espelho da Vida"
Imagem: César Alves/TV Globo
Talento de sobra

Emiliano Queiroz, 82, Irene Ravache,74, e José Santa Cruz, 89, integram o elenco da nova novela das seis “Espelho da Vida”, estreia da Globo, dia 25.

Santa Cruz, muito conhecido pela atuação no humor e na área de dublagem, vem aí como o padre Léo, sacerdote na fictícia cidade de Rosa Branca.

Convocação

As autoras Izabel de Oliveira e Paula Amaral, além do diretor Jorge Fernando, têm encontro marcado nesta segunda-feira com todo o elenco e equipe de produção de “Verão 90”, a novela que substituirá “O Tempo Não Para” na faixa das 19h.

Na oportunidade, elas darão uma palestra sobre os anos 1990, período em que se desenvolve a história.   

Bate-Rebate
• Luiz Henrique Nogueira também estará em “Verão 90”, na Globo...
• ...E formando dupla com Cláudia Raia no núcleo de humor.
• O programa “Mulheres”, da TV Gazeta, completa 38 anos de história...
• ...Agora comandado por Regina Volpato, terá uma edição especial de aniversário na próxima quarta-feira.  
• Depois de “A Terra Prometida”,  a garotinha Myrella Victoria entra na novela “Jesus”, na Record, fazendo uma personagem com paralisia cerebral.
• Maurício Meirelles lança o “Gabriel Beleléu”, projeto de músicas infantis divertidas, já em cartaz no YouTube.
• Band não falou mais no novo projeto do Luis Ernesto Lacombe...
• ...Mas, como existe um patrocinador, deve ser apenas uma questão de tempo.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco