Topo

Coluna

Flávio Ricco


Para voltar bem à televisão "Cassetas" precisam se reinventar

Pessoal do Casseta numa participação em "A Praça é Nossa" - Reprodução/Twitter/casseta
Pessoal do Casseta numa participação em "A Praça é Nossa" Imagem: Reprodução/Twitter/casseta

Colunista do UOL*

31/10/2018 00h06

Os integrantes do “Casseta & Planeta” trabalharam na Globo durante décadas, entre colaboração em outros produtos e um programa próprio, que durou 18 anos.

Depois, na Globo mesmo, fizeram o “Casseta & Planeta Vai Fundo” e “Procurando Casseta & Planeta” no Multishow, sem repetir o mesmo sucesso.

Agora existe essa possibilidade da Rede TV!. Já tem até um piloto gravado. Mas esperar o quê? Que coelho da cartola ainda podem tirar?

Talento, todos eles têm de sobra, inclusive para se reinventar.

Lá atrás, certa vez, Hélio de la Peña disse que havia uma preocupação do grupo em continuar numa linha popular, pensar no público que assiste à televisão aberta, porque não dava para fazer TV a cabo no horário nobre.

Hoje, no entanto, é preciso atender esses “dois mundos” e ainda enfiar a internet no meio.

O fato é que, hoje, para se reposicionar na TV, os “Cassetas” terão que se submeter ao desafio de começar de novo e se adaptar a uma outra realidade.

Resta saber se é por aí que eles estão pensando.

A definir

Liberada dos estúdios da Record na segunda-feira, Sabrina Sato agora vai se dividir entre pequenas gravações em externa e a chegada da primeira filha.

E, a definir ainda, o esquema da sua participação no próximo “Família Record”.

Primeiros trabalhos

Uma equipe da Record passou quase um mês em Lima, trabalhando no planejamento da cobertura dos Jogos Pan-Americanos no ano que vem.

Competição entre 26 de julho e 11 de agosto.

Laila Garin - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Laila Garin é Clara Nunes em "Chacrinha: O Velho Guerreiro"
Imagem: Divulgação/TV Globo
Exposição

"Chacrinha: O Velho Guerreiro" terá uma exposição de figurinos no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, em novembro. O público poderá conferir, em frente à bilheteria do Espaço Itaú de Cinema, figurinos utilizados por Stepan Nercessian e Laila Garin, que interpretam Chacrinha e Clara Nunes, e pelas atrizes que vivem as chacretes.

O filme estreia dia 8 e depois vai virar série na Globo.

Planejamento

A produtora O2 pretende encerrar, em dezembro, as gravações da primeira temporada da série “Pico da Neblina”, encomenda da HBO. A produção é sobre uma cidade brasileira na qual a maconha foi legalizada e a vida de um ex-traficante que precisa encontrar uma maneira de continuar no ramo.

No elenco Luís Navarro, Daniel Furlan, Teca Pereira, Bruno Giordano, Maria Zilda Bethlem e JB Oliveira.   

Escudo

"O Mecanismo", série da Netflix sobre as investigações da Operação Lava Jato, terá uma segunda temporada em 2019. Isso todos sabem.

Agora, impressiona o cuidado da equipe, que tem no elenco Selton Mello, Carol Abras, Emílio Orciollo Netto, entre outros, em não deixar nada vazar antes do tempo. As gravações prosseguem no Rio de Janeiro. 

Então é assim

Xuxa continuará com dois trabalhos na Record em 2019.

Um será o “Dancing Brasil” de sempre, com exibição no segundo semestre, e o outro, o “The Four”, ainda sem título definitivo, competição entre quatro cantores, logo comecinho do ano.

Da mesma forma

Quanto ao Gugu, ele vai apresentar novas temporadas do “Power Couple” e “Canta Comigo”, e o Mion, renovando contrato, também seguirá com dois formatos, “A Casa” e “A Fazenda”.

A novidade no meio de todos será o “Top Chef”, do Felipe Bronze, com produção da Floresta.

Segura na cadeira

É certeza que a Band fará algumas mudanças na sua programação.

Mas são duas as dúvidas. A primeira se é melhor mexer agora ou deixar para o começo do ano que vem. A outra é que mudanças fazer.

Lívia Andrade - Reprodução/Instagram/liviaandreadereal - Reprodução/Instagram/liviaandreadereal
Lívia Andrade é uma das apresentadores do "Fofocalizando" no SBT
Imagem: Reprodução/Instagram/liviaandreadereal
Dia das Bruxas

“Fofocalizando”, com uma edição especial do programa nesta quarta-feira, também entra na onda do “Dia das Bruxas”.

Todos os seus participantes irão se apresentar devidamente trajados para a ocasião.

Outra vez

Na segunda-feira, algumas TVs ao mesmo tempo e as demais com diferenças de minutos, usaram selo exclusivo na entrevista com o presidente eleito Jair Bolsonaro.

É a banalização completa do “exclusivo”. Só faltou a TV Camanducaia.

Está de volta

O programa “Denúncia Urgente” voltou a ser produzido na RedeTV!, desta vez para integrar a grade de programação exclusiva do digital.

Apresentação do Edie Polo, com a participação do jornalista Rodrigo Vanni.

Bate – Rebate

• SporTV repete o time da Argentina na transmissão de Palmeiras e Boca, hoje, no Allianz Parque...
• ... Narração de Milton Leite e comentários Maurício Noriega e Muricy Ramalho.
• A “Máfia da Fumaça” é o título da série de reportagens que o “Jornal da Band” apresenta a partir de hoje...
• ... Um trabalho do repórter Rodrigo Hidalgo, mostrando como funciona todo esquema de contrabando a partir da fronteira com o Paraguai.
• Vários núcleos de “Segundo Sol” se despediram das gravações da novela...
• ... Além da família, Maria Luísa Mendonça e companhia bela, também o pessoal da cozinha e do restaurante da Cacau, Fabíula Nascimento já concluíram seus trabalhos.
• Bandeirantes está à procura de novos parceiros para as suas madrugadas depois da saída da Igreja Universal...
• ... Lamentável verificar que não existe a menor intenção de produzir nada próprio para aquele horário...
• ... Os programas esportivos, “Jogo Aberto” e “Os Donos da Bola”, têm apresentado resultados de audiência muito bons...
• ... Ainda que com noticiário vencido. Muitas vezes fazendo a preparação para jogos que já aconteceram e, naquela altura, com resultados conhecidos.
• O “Profissão Repórter”, da Globo, nesta quarta-feira, vai abordar as alternativas da justiça para resolver os conflitos do dia a dia e recuperar presos já condenados...
• ... A equipe se dividiu entre o interior de São Paulo, Brasília e Rondônia, e mostra casos como o das sessões de terapia que contam apenas com a participação de presos com bom comportamento.
• Juju Salimeni promoveu uma Tarde Rosa, bazar em sua clínica, com renda destinada para ações sociais contra o câncer de mama...
• ... E teve a colaboração da profissional Anacelia Santiago, que realizou uma micropigmentação paramédica em uma mulher totalmente mastectomizada.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco